Quanto custa abrir um restaurante? Varejo de Alimentos – Sobre Varejo

Constantemente recebemos perguntas referentes ao varejo de alimentos. Mais especificamente: Quanto custa abrir um restaurante. Pensando nisso, preparamos esse artigo exclusivamente para você!

Futuros empreendedores sempre se indagam, “é possível montar um restaurante com 10, 50, 200 mil reais?”.


A resposta é sim, é possível montar um restaurante com qualquer um desses montantes de investimento, entretanto é preciso muito mais do que uma resposta para  chegar a essa conclusão.

Quanto custa abrir um restaurante

A implantação de um novo restaurante requer um planejamento minucioso de todos os custos envolvidos com a implantação e com a futura gestão do seu negócio.

Por isso, vamos conhecer quais são eles…

Formalização para abrir um restaurante

O primeiro custo envolvido é com a formalização do negócio, e para isso você vai precisar contratar uma empresa de contabilidade para realizar todo o processo.

Isso envolve custos de: Abertura, taxas e registros da empresa junto aos órgãos governamentais. Além é claro, dos próprios honorários do contador ou da empresa de contabilidade.

Imóvel para abrir um restaurante

Outro custo relacionado é o valor do imóvel, como aluguel, reformas e adaptações. A menos que você já esteja adquirindo um “ponto” onde já havia um restaurante, dessa forma com certeza o custo com reformas será bem menor ou até nulo.

Caso contrário as reformas podem representar uma boa parte do seu capital de investimento.

Equipamentos para abrir um restaurante

Nesta lista de tarefas e custos, temos também os equipamentos necessários para a abertura e funcionamento da empresa.

Além deles, entram também os móveis e utensílios.

Estes também são gastos bastante representativos.

Estoque Inicial

Para começarmos a operação do restaurante precisamos também, montar um estoque inicial de mercadorias.

Capital de Giro

Outro valor que deve ser considerado como um investimento inicial mas que é ignorado pelos marinheiros de primeira viagem é o capital de giro.

Muitos empreendedores gastam todo o capital na abertura do restaurante mas esquecem que logo após trinta dias, já chegam as despesas com funcionários, aluguel, contabilidade, reposição do estoque, dentre outros.

Dessa forma, é muito arriscado começar as operações sem um capital de giro que garanta o pleno funcionamento do estabelecimento por pelo menos 6 meses. Caso contrário, você pode fechar o restaurante antes mesmo que ele adquira maturidade suficiente para se manter auto suficiente.

Restaurantes novos, necessitam de um tempo de amadurecimento até que fiquem bem frequentado e conhecido em toda a região onde está localizado.

Com isso, para que seja possível permanecer funcionando e pagamento todos os seus respectivos honorários de funcionamento é necessário que este capital de giro esteja à disposição.

Uma reserva responsável por manter as despesas mensais até que o empreendimento consiga caminhar com as próprias pernas.


O meu capital de investimento é suficiente?

Como eu faço para saber se o valor que eu possuo para investir é suficiente para montar um restaurante?

O primeiro passo é estruturar todos os gastos em uma planilha, ou até mesmo no papel.

Comece separando por categorias, por exemplo: Legalização, aluguel, reformas, móveis e equipamentos, estoque inicial, folha de pagamento e capital de giro.

Faça também uma pesquisa de mercado e levante o preço de todos os custos envolvidos. Faça contatos, orçamentos, visite alguns imóveis e identifique o que será necessário realizar além de uma lista minuciosa de móveis e utensílios.

Nesta etapa vale inclusive, considerar a compra de alguns objetivos usados.

Primeiros Passos para se abrir um restaurante

Do mesmo ponto de vista, planeje um cardápio inicial e faça o levantamento de todos os ingredientes que você vai precisar para um estoque inicial. Busque fornecedores, alinhe prazos, e possibilidades de pagamento.

Quanto aos funcionários, analise quantos precisará contratar e esboce uma folha de pagamento mensal.

Por fim, acrescente todas as outras despesas envolvidas com o empreedimento, como por exemplo: Luz, água, internet, Marketing, equipamentos de segurança, entre outros…

Também é sempre bom considerar uma margem de 10 a 20% do capital de investimento inicial para as despesas imprevistas que acredite, irão aparecer durante o percurso.

Depois de ter feito todos esses processos, separe esses custos em custos de investimento inicial. E as despesas mensais do restaurante.

Avalie por quantos meses você é capaz de manter as despesas mensais do restaurante caso ele não esteja atingindo a meta de faturamento que você planejou, que obviamente deve ser maior do que o total de custos esboçados na planilha.

Caso você perceba que não restará muito dinheiro do capital de investimento para manter o restaurante, talvez seja preciso repensar o modelo do seu negócio.

Talvez um restaurante menor, ou em outra localização, equipe mais reduzida e enxuta.

Quanto mais detalhadamente você planejar o investimento do seu negócio, maiores serão as chances do seu empreendimento dar certo. E menores serão as chances de você fechar as portas antes mesmo que o seu restaurante comece a dar lucro.

Dica Extra

Uma dica final é que você faça um plano de negócios sobre o seu novo empreendimento. Ele permite que você organize todas as suas ideias, trace o mapa do percurso que você irá percorrer e te dará orientações necessárias e detalhadas sobre o ramo de alimentação.

Quais serão os produtos e serviços oferecidos, ajudará você a identificar o perfil dos clientes, a conhecer os pontos fortes e fracos da sua concorrência em relação ao seu negócio, e de forma geral: o plano de negócios servirá para identificar a viabilidade do seu negócio.

Ou seja, se você está no caminho certo, ou se é preciso repensar alguns fatores para que o seu empreendimento tenha mais chances de sucesso.

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, comente, compartilhe… passe adiante.

Um abraço da equipe e boa sorte no seu negócio!

 

Imagem:@gpointstudio

 

 

 


3 thoughts on “Quanto custa abrir um restaurante? Varejo de Alimentos – Sobre Varejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *