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Como aumentar as vendas no delivery. Aprenda agora – Sobre Varejo

Como você pode aumentar as vendas no delivery de uma forma rápida? Confira aqui o nosso passo a passo.


Essa é uma perguntas que vivíamos recebendo, por isso resolvemos preparar esse artigo explicando detalhadamente o que você precisa fazer, e dependendo do volume de vendas que você tem hoje aplicando o que vamos te ensinar… você pode aumentar significativamente… E porque não dobrar, não é mesmo?

Como aumentar as vendas no delivery

Antes de mais nada, devemos ressaltar que não há nenhuma fórmula mágica aqui. O que vamos te ensinar são abordagens e estratégias testadas e que já ajudaram centenas de pessoas.

Por fim, preste bastante atenção para entender onde você pode melhorar e o que você precisa fazer a partir de agora para alavancar as suas vendas no delivery.

Como aumentar as vendas no delivery?

Antes de mais nada é importante dizer que o Brasil é principal mercado de delivery da América Latina, esse segmento é também um dos que mais cresce no Brasil. Uma tendência realmente muito forte.

Para você entender ainda melhor, no Brasil são mais de 10 bilhões de reais em pedidos de comida em todos os anos.

E o ritmo de crescimento é de 10% de aumento todos os anos. Parece um bom negócio então, certo?

Digamos que existe uma grande oportunidade no mercado, mas assim como nós enxergamos isso muitos outros empresários também estão enxergando e a competitividade está cada vez maior. Aliás, hoje essa competitividade é gigantesca.

Mas o que aconteceu para esse mercado ter essa explosão positiva?

A evolução do delivery no Brasil

Anteriormente, cerca de 40 anos atrás o conceito de delivery aqui ainda não existiam… Não era comum a entrega de comidas, pizzas e outros alimentos através de entregas na residência.

Mas ao longo do tempo começou a ter excelentes resultados para quem investia em uma infra-estrutura de telefones fixos e permaneceu assim por bastante tempo.

Antes o processo era realizado através de uma “central de pedidos”, ali os atendentes se enfileiravam para coletar os pedidos (como se fosse um call center hoje em dia). E assim permaneceu por muito tempo.

Uma grande virada aconteceu no início dessa década, e a razão foi a implementação de novas tecnologias e a multiplicação dos canais de vendas.

Os sites, aplicativos próprios, market places (como Ifood, Uber Eats), caíram no gosto dos consumidores.

E é exatamente sobre isso que vamos começar a falar a partir de agora.

Os primeiros passos de uma empresa delivery

Se você tem um delivery e quer vender mais obviamente você precisa se planejar para ser grande mesmo que hoje você ainda seja muito pequeno.

Por isso é muito importante começar a pensar grande a partir de agora. Essa é a sua obrigação e seu compromisso se você quer crescer e vender muito.

Então você precisa começar a ser organizar agora, você precisa definir exatamente quais são os bairros, quais são as regiões que você vai fazer as suas entregas.

Com isso você também precisa definir qual é o valor que vai cobrar para cada uma dessas regiões. Também quais são os horários em que você vai atuar do delivery.

Será de manhã? A tarde? ou somente à noite? Ou então quem sabe, você ainda pode atuar nesses três turnos.

Parece bobagem, ou que todo mundo já sabe disso mas podemos afirmar que quanto mais você se planejar para isso melhor e mais notório será a transformação no seu negócio.

Vale ressaltar ainda que esse é um segmento muito simples de falhar, é muito fácil e essa falha é muito sensível.

Uma vez que você falhar com seu cliente, prepare-se: Ele vai pegar pesado com você!

Tanto nas redes sociais quanto no próprio bolso. Não pedindo nunca mais no seu restaurante.

Uma última atenção que deve ser observada no planejamento da sua estrutura de delivery, e talvez o mais difícil são as pessoas que vão compor a sua equipe.

Hoje em dia, você tem a possibilidade de trabalhar com funcionários fixos, funcionários horistas ou mão de obra terceirizada.

O seu desafio vai ser trabalhar com uma equipe enxuta e ao mesmo tempo bastante eficiente.

Mas como vou vender mais no delivery

Aparecendo mais e da maneira correta!

Pense por exemplo em um shopping center, quem tem mais chance de vender? Uma excelente loja localizada em um shopping center, onde a circulação diário é de milhares de pessoas? Ou a mesma loja em outro shopping ou região onde a circulação média de pessoas se restringe apenas à centenas de pessoas?

Para vender muito você precisa ter as ofertas certas. Público que quer comprar de você!

Então você precisa ser visto pelo maior número de pessoas possíveis. Você precisa ter uma visibilidade muito grande, as pessoas precisam saber o que você tem para vender. E mais do que isso: Elas precisam lembrar do seu restaurante no momento certo.

“Ah, mas isso é besteira… Eu já fiz um site, uma página no Facebook, Instagram e aplicativo próprio e ainda não tive bons resultados… Só perdi meu tempo e o meu dinheiro”.

Sabemos que você pode estar pensando dessa forma, entretanto se você já tiver tudo isso (mesmo), é fato que você já está na frente de muita gente. Afinal, quantos restaurante possuem todos esses recursos disponíveis para os restaurantes deles?

Mas agora vamos te fazer uma pergunta interessante: Será que você está utilizando esses canais de uma maneira inteligente e eficiente?

Para responder essa pergunta você precisa parar e raciocinar sobre o que você tem feito no seu negócio.

Você tem um planejamento das suas promoções?

Ou simplesmente você faz promoções aleatórias sem fazer contas e sem entender por qual caminho está indo?

Uma outra pergunta interessante: Quanto você tem investido por mês no Facebook, Google Ads e Instagram? (tráfego pago). E por favor, não responda que você ainda não faz investimento nessas mídias, porque se se você não faz… você está errando feio.


Atualmente esse tipo de ação chega a ser praticamente obrigatório.

O dinheiro que anteriormente se era com panfleto, rádio, outdoor, entre outras mídias convencionais… Hoje obrigatoriamente tem que ser investido mensalmente nas famosas mídias sociais.

Essa é a primeira ação que te ajudará a ser mais visto. E é isso que você vai fazer para ser mais notado. Com isso você trará centenas de pessoas interessadas em comprar de você através do seu aplicativo, site, WhatsApp…

Se você não fizer isso é o mesmo que ter um loja em uma localização desfavorável, onde não há um bom fluxo e circulação de pessoas.

O mundo mudou muito nos últimos anos e com certeza as pessoas não vão te procurar nas páginas amarelas das listas telefônicas.

Você precisa então encontrar essas pessoas e vender os seus produtos para elas.

As mídias sociais ajudando no seu delivery

Nós precisamos aproveitar uma grande oportunidade que temos no Brasil. Moramos em um país que é líder no tempo gasto em mídias sociais.

São mais do que 60% a mais do que o restante do planeta, então se os clientes estão na redes sociais. Sua empresa necessariamente também precisa estar lá.

E se o que você está fazendo nas redes sociais ainda não está gerando resultado, você precisa aprender e entender onde você está errando.

Fato: Se não está gerando resultado, você está errando em alguma coisa.

A qualidade do anúncio que você faz, faz toda a diferença. Os anúncios cheios de escrita, com apelos de promoções, logomarcas, geralmente não funcionam… Dão muito pouco resultado.

Com isso, você precisa melhorar a qualidade dos seus anúncios para assim ter resultados significativos.

Trabalhando com fotos profissionais e com melhor qualidade utilizando de preferência, as fotos reais dos produtos que você vende no seu restaurante.

Prefira não usar fotos prontas da internet. Além de gerar uma expectativa que pode não ser cumprida. Quando acertar a foto real com a promoção ideal e os anúncios pagos, o retorno é certo.

Então, vamos para a estratégias:

Primeira estratégia: Redes Sociais

  • Ter uma presença forte e de qualidade nas mídias sociais (Instagram, Facebook).
  • Faça postagens diárias.
  • Utilize o recurso de anúncios pagos.

Segunda estratégia: Interaja com seu público

  • Apesar das promoções incríveis e produções dos anúncios veiculados, é necessário que haja sempre respostas e interações com os seus clientes nos comentários e compartilhamentos…
  • Se ele está interagindo ou perguntando é porque ele está interessado no que você está vendendo.
  • Aproveite a oportunidade e crie um relacionamento com eles.
  • Isso vale também para todos os canais de delivery como: Trip advisor, Uber Eats, I-food.

Terceira estratégia: Crie uma lista de WhatsApp

  • Peça aos clientes para adicionar o número do seu restaurante no telefone dele, assim comece a criar promoções e sorteios exclusivos para quem participa dessa “lista vip”.
  • Essa lista pode se tornar o ouro do seu delivery e sempre que você fizer ofertas exclusivas para essa lista, você vai ter um aumento significativo de vendas.
  • Vale frisar também: Evite ficar enviando cardápios ou promoções que você realiza para o público em geral, o seu cliente pode entender que esse é apenas mais um canal de publicidade e não de relacionamento com ele. O intuito dessa lista é fazer com que o cliente se sinta especial.

Quarta estratégia: Aproveite as datas especiais do nosso calendário.

  • Com isso, crie ofertas incríveis.
  • Pode aproveitar a lista vip (WhatsApp), anúncios pagos (Facebook e Instagram), site ou aplicativo próprio, Market Places (ifood e Uber Eats) comprar mensagens de SMS e enviar para todos os contatos que você tem cadastrado no seu sistema interno.
  • As datas especiais são diversas (Dia da Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais), além das tradicionais você pode usar a criatividade e utilizar o contexto atual como por exemplo: Capítulos especiais das novelas, reality shows, cenas de filmes e séries, partidas de futebol, e principalmente… os dias chuvosos.
  • Todas essas datas convidam os seus clientes a ficarem em casa, e nesse caso a maioria deles quer comodidade e não quer ir para a cozinha. Portanto: Essa é a sua oportunidade de vender mais.

Quinta estratégia: Distribua vouchers.

  • Popularizado pelo ifood e Uber eats. A conversão desses vouchers é sempre fantástica.
  • Vouchers são aquelas mensagens ou sinalizações em que você ganha um benefício para gastar na empresa (como por exemplo: somente hoje 20% de desconto no pedido da sua pizza)
  • Você pode realizar através do seu site, aplicativo próprio, lista de WhatsApp ou mesmo por SMS.
  • Interessante também é você acrescentar uma palavra chave ou código que identifique o desconto que você está oferecendo, isso inclusive vai te ajudar a medir os resultados da sua campanha promocional.
  • Dessa forma é possível mensurar exatamente o quando você investiu e o quanto você obteve de retorno em vendas para você.

Sexta estratégia: Fidelize o seu cliente

  • Pode ser através de um sistema de pontuação ou qualquer outro mecanismo que te ajuda a premiar que sempre pede no seu restaurante.
  • Com tantas opções de mercado e concorrentes, se você não prestar muita atenção na fidelização, certamente o seu cliente vai “tomar” o cliente de você!
  • Ah e pode ser que nunca mais esse cliente compre no seu restaurante se ele tiver uma experiência melhor do que a que ele teve com você.

Por fim, esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e mais do que isso: Que você implemente o mais rápido possível essas estratégias para alavancar as vendas no seu negócio.

Um abraço.

Imagem: @freepik


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