Tendências sobre as formas pagamento em 2022. Confira Agora! – Sobre Varejo

Tendências sobre as formas pagamento em 2022

Se em 2020 houve um grande choque com uma digitalização obrigatória realizada a fórceps em decorrência do coronavírus, 2021 pode ser conhecido como o ano que nos adaptamos ao primeiro choque. De acordo com a pesquisa Presença Digital, realizada pela HostGator, 58% das empresas brasileiras passaram a investir mais no digital durante a pandemia, dessas, 64% perceberam um aumento nas vendas. O resultado foi um mercado muito mais digital.

tendências de pagamento em 2022


Empresas adotaram o regime híbrido – quando adotaram – e se depararam com um consumidor que exige uma presença digital. Paralelo a isso, novas tecnologias financeiras ganharam destaque, deixando o pagamento com dinheiro físico, em papel ou moeda, quase que uma raridade.

“Temos um novo consumidor, muito mais exigente. Quando a empresa está adepta as mais atualizadas tecnologias financeiras, o negócio ganha pontos com o seu público. Estar atualizado não é uma opção, é primordial e uma questão de de sobrevivência para o negócio. O consumidor quer facilidades, inclusive na hora de realizar o pagamento”, comenta Adriano Santos, Account Strategy Manager da Dock, empresa de tecnologias financeiras e bank as a service.

Tendo isso em vista, o que podemos esperar para 2022? Isso é, para o próximo ano, quais serão as principais tendências do comportamento do consumidor em relação aos meios de pagamento.

Contas Digitais

Facilidade e pagamentos simplificados. Condições especiais para clientes fidelizados. Praticidade. Esses são alguns dos motivos que os bancos digitais ganharam o coração dos brasileiros. Com uma maior presença online, o consumidor quer mais que um banco digital, ele quer uma conta em sua loja preferida. Empresas que utilizam o BaaS (Bank as a Service), isso é oferecem serviços de bancos, como abertura de contas, emissão de cartão, entre outras, irão se destacar no mercado e criar verdadeiros brandlovers.


Pix

O Pix foi recebido de braços abertos no Brasil, seja por empresas, dos mais variados segmentos, como também pelo consumidor. Com um ano de existência no país, a tecnologia foi responsável por movimentar mais de R$ 4 trilhões e realizou aproximadamente sete bilhões de transações. O sucesso foi tão grande, que no final de novembro, o Banco Central implementou mais duas ferramentas à tecnologia: o Pix Saque e o Pix Troco, que possibilitam que lojas, sejam grandes ou pequenas, funcionem como um verdadeiro caixa eletrônico, mesmo sem ter um presente em seu espaço. As facilidades devem também aumentar o nível de exigência do consumidor. Uma tendência em seu comportamento, é do mesmo não buscar apenas produtos ou serviços bons, mas também dar uma maior atenção para empresas que possibilitam sacar dinheiro. Por que não sacar dinheiro e comprar um produto? A tecnologia irá trazer às empresas uma vantagem competitiva, principalmente em algumas cidades nos interiores do país, onde a variedade de bancos é algo raro.

Real Digital

Uma das grandes novidades do ano será o Real Digital, iniciativa realizada pelo Banco Central que possui como um dos maiores objetivos permitir a construção ou interligação do sistema financeiro nacional com as finanças descentralizadas (DeFi), bem como com os contratos inteligentes (smart contracts). O movimento do Banco Central é uma tendência mundial onde diversos países estão criando as suas próprias criptomoedas, também conhecidas como CBDCS (Central Bank Digital Currency ), que trata-se de uma forma digital da moeda oficial de um país. A grande questão é que essas moedas, diferente da maioria das outras criptomoedas, têm lastros. Essa característica assim como o próprio apoio do governo em relação ao Real Digital, pode difundi-lo para o povo.

Carteiras digitais

As carteiras digitais devem representar 28% do mercado de pagamento em 2022. É o que afirma uma pesquisa realizada pela Bain & Company . Um dos grandes motivos para isso, é que a tecnologia é simples, fácil e também incorporada a outros produtos e serviços. A praticidade é uma das principais vantagens, mas existem também outros benefícios, como as promoções e o cashback, utilizado em muitas carteiras digitais.

 

A contribuição do artigo é de Adriano Santos.

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Imagem: @snowing


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