O que é Fintech as a Service? Aprenda agora! Sobre Varejo

Você sabe o que é Fintech as a Service? Conheça o conceito tecnológico que irá revolucionar o sistema financeiro do varejo.

Da análise de dados e otimização no sistema de pagamento até serviços como saques e empréstimos.  FaaS (Fintech as a Service) é capaz de transformar empresas do varejo em  ‘potenciais bancos’.

O que é Fintech as a Service

FaaS:

Imagina ir a uma loja de roupas, fazer as compras, pagar um boleto e efetuar um saque. Tudo isso em uma loja comum. Com o Fintech as a Service – ou FaaS – isso é possível. O conceito criado por startups otimiza sistemas financeiros de empresas comuns e as transforma em um banco em potencial.

“Para empresas do varejo, a utilização do Fintech as a Service em seus meios de pagamentos é algo que virá  a somar, já que uma vez que ela deixa a demanda da otimização de seu sistema financeiro com uma fintech, a empresa não tem mais que se preocupar com questões tecnológicas ou burocráticas que envolvem todo o processo. A partir do momento que a marca possui uma solução dinâmica aplicada totalmente a demanda do atual consumidor, ela ganha também um maior destaque no mercado”, comenta Rafael Pires, especialista em tecnologias financeiras.

Pires explica que Fintech as a Service é um ecossistema no qual são oferecidas “caixas” com opções tecnológicas para a empresa acoplar dentro do seu sistema financeiro. A primeira coisa que é oferecida é o ledger, que trata-se de um banco de dados que funciona como uma espécie de livro contábil, no qual tem todo o histórico de entradas e saídas da empresa. A partir daí são oferecidos diversos outros serviços, como operações via pix, pagamento de contas, recargas de boletos, compra de voucher de recarga de celular, cartões físicos e cartões virtuais da empresa, entre muitos outros.


“As soluções oferecidas pelo Fintech as a Service vão desde a análise de dados e criação de aplicativos até serviços que eram exclusivamente oferecidos pelos bancos. Você já imaginou ir para uma loja comum e sacar nela R$ 50,00? Essa é uma das proposta do FaaS”. comenta Pires.

No Brasil muitas empresas do varejo já aderiram o Fintech as a Service, oferecendo soluções desde serviços financeiros em seus próprios aplicativos  até o fornecimento de crédito. Segundo o especialista não por acaso essas empresas se destacam no mercado.

“Há um novo público com novas necessidades e muito mais digital. Para eles, quanto mais empresas oferecerem soluções dinâmicas e tecnológicas melhor. Hoje em dia, para alcançar o engajamento desejado, o varejo deve fazer mais do que apenas vender os seus produtos. É necessário dialogar com seu público e se adaptar aos seus gostos.  Em um futuro próximo, a concretização do Fintech as a Service nas empresas do varejo se tornará algo muito comum”, finaliza Pires.

O especialista que dá dicas é Rafael Pires, especialista em tecnologias financeiras com mais de 10 anos de atuação no setor.

Imagem: @user11472009

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe também suas dúvidas ou sugestões.

Um abraço de toda a equipe!


3 thoughts on “O que é Fintech as a Service? Aprenda agora! Sobre Varejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *