A força das mídias sociais no varejo

Atualmente não é novidade a ascensão e o poder das mídias sociais no varejo. Abre-se um canal direto entre empresa e cliente, com isso informação, interação e promoção ganham vez!

Antes de mais nada, não é novidade o quanto as redes sociais tem se desenvolvido e ditado novas práticas de consumo e comportamento.


Hoje em dia, ela desponta como grande realidade (não mais promessa) no que diz respeito à análises das relações sociais.

Consequentemente abre-se canais de compra, informação, interação ou simplesmente contextualizam influências, necessidades e influências de um segmento em ascensão.

No segmento varejista não é diferente, uma corrida entre criatividade e inovação, atrai cada vez mais compradores por meio destes canais (Redes Sociais).

Os apelos e estratégias são as mais variadas: conteúdo exclusivo, oportunidades únicas, sorteios e campanhas de fidelização, recompensas. Sempre na velocidade e dinamismo que o canal (internet) requer.

Com isso, as relações se transformam em gráficos de comentários e interações, fica cada vez mais paupável a popularidade e a direção entre emissor e receptor.

Ambos canais ganham voz.  De antemão, um feedback direto. Assim também, manifestações negativas ou positivas ganham voz. uma maior notoriedade neste universo.

 

A força das mídias sociais no varejo

Entretanto, para adotar a prática e se inserir na social media, você precisa escolher por qual canal os seus clientes mais utilizam, (Facebook, Pinterest, Instagram, WhatsApp, Twitter., entre outros). Posteriormente, pense em como anunciar as suas ofertas. Separamos aqui algumas dicas:

Utilize boas imagens para os seus anúncios

Antes de mais nada, a imagem é a sua ferramenta de persuasão, e através dela você apresentará o seu produto. Com isso, invista em produção e atente-se em apresentar uma imagem real ou a mais próxima possível do produto final.

Utilize textos curtos

Vários canais de publicidade paga/campanhas não permitem grandes textos nos anúncios (Facebook permite apenas 20%). Dessa forma, para facilitar a entrega da mensagem aos seus clientes e facilitar a compreensão da oferta, utilize: textos simples, diretos e chamativos. Destaque a vantagem que o cliente terá comprando aquele item.


Crie personas diferentes.

Comunique-se como alguém real, com personalidade e opinião. Isso aproxima você ao seu cliente, e traz um lado humano à comunicação.

Se necessário for, crie mais de uma persona, (mãe, pai, filho, cachorro..) cada um com gostos e preferências diferentes. A partir daí, assuma o posto com indicações de produtos, sugestões e dicas, receitas. Aventure-se na criatividade e acompanhe as interações.

Anuncie diariamente.

Aproveite os dias da semana e o calendário anual para sempre oferecer oportunidades únicas, aquelas que o seu cliente não pode perder. Dessa forma, prepare junto ao time comercial um mix de ofertas, vigências de promoções e vantagens… Do mesmo modo, acompanhe e analise o melhor horário para divulgar nas redes sociais.

Equilíbrio é tudo.

A princípio, a proporção entre postagens promocionais e dicas de conteúdo são primordiais. Esse tipo de planejamento tem um alto poder de engajamento, gera interação e atrai novos seguidores. Assim, sua empresa se torna mais notada na rede social.

Mapeie o perfil do seu cliente.

Dessa forma fica mais prático e direto anunciar as promoções. Você saberá quais as melhores ofertas e produtos para atrair a atenção. Postando o que interessa ao seu público, as interações ficam maiores e possibilidade de conversão também.

Contrate um profissional.

Por fim, caso na sua empresa não exista um departamento de marketing, ou algum publicitário, contrate ou busque um profissional desta área. Hoje em dia existem freelancers e agências de marketing digital que pode te ajudar nesse serviço.

Além de criar publicações profissionais, elas preparam ótimos conteúdos, planejam as postagens, capricham na criação dos textos e imagens, e por fim, avaliam e apresentam os resultados.

 

Dica: Ferramenta para a crição de personas para as mídias sociais no varejo.

Atualmente, existem diversas ferramentas gratuitas na internet para o ajudar a construir as suas personas mais facilmente. Hoje, destaco três que poderão auxiliar neste processo criativo:

www.criesuapersona.com.br

www.geradordepersonas.com.br

www.makemypersona.com

 

Imagem: manger2004

 


3 thoughts on “A força das mídias sociais no varejo

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