Diferença entre Diet e Light. Saiba Mais – Sobre Varejo

Venha descobrir com a gente: Qual a diferença entre Diet e Light para você não se enganar e aprender de uma vez por todas.

Tudo de uma forma simples, direta e sem muita enrolação. Está preparado? vamos lá…


Diferença entre Diet e Light

Os produtos Diet.

Como o nome já diz em inglês Diet (dieta, ou feito para dietas) esses produtos não podem ter certos ingredientes, como por exemplo:

  • Açúcar
  • Glúten
  • Leite

Esses são realmente preparados para dietas de restrição severa.

Os produtos Light.

Para os produtos Light, é necessário que haja uma redução, ou seja: Reduzir a quantidade calórica dos principais elementos em no mínimo 25%, por exemplo:

  • Requeijão (com teor de gordura 25% menor).

Dessa forma, seguindo os protocolos acima exemplificados os fabricantes podem acrescentar ao rótulo o termo Light, sem nenhum problema ou empecilho. O mesmo vale para os fabricantes que querem reduzir toda a taxa calórica e oferecer uma versão Diet, daquele item.

Fórmula, protocolo, embalagem e produto final.

De uma forma simples, você já entendeu a diferença entre Diet e Light. Entretanto, existem algumas pegadinhas entre esses dois tipos de produtos que vale a pena a gente explicar também…

Refrigerante dietético, aqueles que não tem açúcar, é um produto Diet. Contudo, alguns fabricantes colocam “Zero, Light” a melhor forma de descobrir e ter realmente certeza é conferindo no rótulo do produto. “Não há adição de açúcar”, por exemplo.


O mesmo vale para: Gelatina Diet (confira no rótulo entre os valores nutricionais se a classificação condiz com a formulação do produto).

Cá entre nós, por mais que os dois produtos acima sejam apenas exemplos, não são alimentos muito nutritivos, não é mesmo? Muito pelo contrário. São alimentos repletos de química.

De toda a forma, se você em meio a uma dieta está “doido de vontade” de uma copo gelado de refrigerante (aquele que você mais gosta), deixa para o fim de semana, vai?

Outra dica interessante: Sempre que houver essa “quebra de protocolo” de uma dieta por algum produto muito químico ou calórico, tome em seguida pelo menos dois copos de água. Dessa forma, a água ajuda a amenizar os efeitos químicos e contribui no processamento do organismo.

Outra questão importante:

Tudo em casa é light e Diet. Posso comer bastante?

Infelizmente não! Na realidade até pode, mas se o intuito é levar uma vida mais saudável e nutritiva não faria muito sentido.

Isso porque, se nesses produtos há uma diminuição calórica em seus componentes se você comer o dobro ou o triplo deles, a quantidade de calorias (que foi reduzida) se igualará ou até aumentará, comparada aos valores dos itens tradicionais.

E nessa soma ao invés de emagrecer ou ter mais saúde, você pode engordar e não ter os ganhos nutricionais que você tanto buscou.

O ideal é que o consumo seja na mesma proporção dos produtos tradicionais.

 

Por fim, se tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão. Escreva aqui pra gente, vai?

Muita saúde pra vocês. Um abraço!

 

Imagem: @dashu83


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *