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O que é Black Friday. Saiba tudo – Sobre Varejo

Nesse artigo, você vai aprender tudo sobre “O que é Black Friday”, além disso:


  • Porque a Black Friday é tão importante para o varejo.
  • A evolução da Black Friday no Brasil.

o que é Black Friday

O que é a Black Friday

Você já deve ter visto a cena de muitas pessoas esperando na porta de uma loja para poder entrar e comprar produtos com bastante desconto? Então, essa cena geralmente acontece na Black Friday.

Ela é uma data famosa nos Estados Unidos, e que acontece toda a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças (vale lembrar que esse feriado é sempre comemorado nos Estados Unidos sempre na quinta feira da última semana de Novembro, ou seja o Black Friday acontece sempre no dia seguinte).

Mas como essa data foi trazida para o Brasil?

No Brasil, a primeira Black Friday realizada aconteceu em 2010. Entretanto, houve uma baixa adesão entre as lojas.

Contudo ao passar do tempo, o famoso “dia dos descontos” foi ganhando mais relevância ao ponto de incutir uma cultura de Black Friday no consumidor Brasileiro.

A Black Friday foi cada vez mais se consolidando como “um dia em que os clientes conseguem comprar ítens em promoção com descontos fora do padrão”,  dessa forma transforma-se em um dia com muitas oportunidades de vendas em todas as categorias.

Qual a sua importância?

O consumidor geralmente aproveita para adquirir um produto e acaba comprando outros, por exemplo: O cliente compra um computador com desconto e pode na mesma ação se interessar por um: mouse, teclado, ou outros ítens complementares.

Até mesmo produtos que naturalmente não seriam comprados ou não despertariam interesse, acabam entrando na lista de desejos.

O público principal da data são aqueles clientes que compram por oportunidade, ou que estão se preparando para o Natal, adiantando as compras dos presentes.

Por causa disso, grande parte dos clientes esperam ter o produto em casa antes do dia 24 de Dezembro. O que é um ponto de atenção para todos aqueles lojistas que vendem online.

Importante lembrar que a data não se resume somente à sexta-feira, o varejo aproveita a chance de manter o potencial de vendas durante o fim de semana todo até a segunda-feira seguinte, finalizando com a Cyber Monday. Outra data importada dos USA, exclusivo para ofertas de ítens na categoria de tecnologia.

Sendo assim, os varejistas aproveitam toda a oportunidade de vendas que vão desde a: 00:00 de quinta-feira até as 23;59 de segunda-feira. Convertendo nesse período valores que podem representar meses de trabalho regular.

Já que essas duas datas ficam praticamente juntas (Black Friday e Cyber Monday), criam uma espécie de evento único.

Por fim, é uma incrível oportunidade tanto para quem compra quanto para quem vende.

A evolução da Black Friday no Brasil.

Para falar um pouco sobre a evolução desta data no Brasil, precisamos voltar um pouquinho e chamar a atenção sobre como surgiu a Black Friday nos Estados Unidos.

Dessa forma, se voltarmos aos anos 90 temos um cenário onde os varejistas operavam no vermelho, a busca contudo, era que fossem o preto (Black).

Posteriormente eles se reuniram e tiveram uma ideia: “fazer um dia especial de vendas, logo após o feriado de ação de graças”.

O propósito naquele momento era queimar estoque com o intuito de repor com novos produtos (giro) já pensando no Natal.

Black Friday no Brasil

No ano de 2013, as vendas chegaram à 770 milhões de reais, nesse mesmo ano passava-se a somar as vendas realizadas na quinta e sexta-feira. Como assim?

Naquele momento, alguns varejistas se antecipam e começam a realizar ofertas e vendas promocionais à partir da quinta-feira (pré Black Friday).

Hoje, a medida oficial da Black Friday no Brasil soma os dados alcançados entre esses dois dias.

A data atualmente é uma grande oportunidade comercial. Os índices anuais só aumentam e o faturamento atinge os bilhões.


Entre os maiores segmentos em destaque, temos:

  • Eletrônicos.
  • Eletrodomésticos.
  • Perfumaria e cosmético.
  • Bens não duráveis (alimentos e bebidas).
  • Artigos Pet.
  • Artigos infantis.

O que anualmente aumenta também, é a participação do mobile. As vendas por smartphones aumentam exponencialmente.

  • 1 a cada 3 brasileiros usou o celular para comprar na Black Friday.

Por isso a importância da migração das lojas físicas para os movimentos e oportunidades virtuais.

Além disso, a adesão de pessoas ao movimento promocional “Black Friday” não para de crescer, os índices aumentam de ano a ano.

Os clientes se familiarizam com a tecnologia e não perdem as promoções.

Expectativas Futuras para o Black Friday

Tanto os varejistas quanto os consumidores, estão se preparando cada dia mais para as próximas edições da famosa dobradinha promocional.

Dos lado dos varejistas, vemos um alto investimento em tecnologia pensando na melhoria da navegação, como:

  • Rapidez dos sites e aplicativos.
  • Melhorar e experiência do usuário (User experience).
  • Integração dos estoques (no caso de lojas físicas e online).
  • Estratégia promocional (qual produto terá uma boa adesão).

Do lado dos consumidores (clientes), parte deles já tem uma expectativa pré estabelecida, quanto à:

  • Lista de compras (presentes pessoais, família, amigos).
  • Orçamento (Budget) definido do quanto pretende gastar.
  • Exigência quanto à experiência de compra.
  • Site intuitivo e responsivo (sem muitas páginas ou navegação para concluir a compra).
  • Preço dos produtos.
  • Informações adicionais (o que vale a pena, o que não vale) através de social media em geral.

Dicas da Black Friday para os varejistas

Defina uma meta

O que você quer com a Black Friday:

  • Aumento de vendas?
  • Número de clientes no site?
  • Alavancar as vendas de um produto específico?
  • Fidelização?

Analise os prós e os contras e tenha em suas mãos as ferramentas e as possibilidades que podem te ajudar a concretizar o seu objetivo com a promoção, por exemplo:

Frete grátis é sempre um benefício que atrai novos clientes, ou que impulsiona a venda online.

Formas de Pagamento é outra chance de proporcional ao seu cliente uma oportunidade de compra, mesmo para os produtos com ticket médio alto.

Tags Exclusivas em produtos exclusivos (ao invés da loja toda), como por exemplo: Só hoje 50% de desconto.

Busque dessa forma, promoções e oportunidades reais para esses dias de oferta. Lembre-se que o volume de vendas fala sempre mais alto do que propriamente o lucro individual em cada item ofertado.

Por outro lado, vale ressaltar também a importância do aquecimento para a Black Friday.

Geralmente isso acontece na quinta-feira e é essencial para preparar o seu cliente, através de sensações de oportunidade única, eventos do ano, promoções imperdíveis. Alguns exemplos:

“Não compre hoje, deixe para comprar amanhã. Preparamos ofertas incríveis para você”.

Não perca a largada esteja atento ao momento certo no seu segmento, principalmente aos grandes varejistas e seus maiores concorrentes. Atente-se para não investir dinheiro e esforço antes.

Pós Venda prepare um plano posterior de como manter ou estreitar os laços de seus novos clientes. O fator preço é sempre relevante, especialmente nesta data. Mas prepare-se para fidelizar posteriormente através de um trabalho com pós venda.

Por fim, esperamos que você tenha gostado do conteúdo.

Caso tenha algum comentário, sugestão ou até mesmo um conteúdo para acrescentar, envie para a gente.

Um abraço.

Imagem: @alicephoto


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