O veículo de Comunicação: Tabloide de Ofertas

Encarte, caderno, jornal, panfleto e tabloide de ofertas foram alguns dos nomes designados à este veículo de comunicação.

Em meados do século XX, o tabloide surgia como uma nova proposta de jornal, embora com medidas inferiores aos já utilizados. As notícias eram tratadas em um formato mais curto e o número de ilustrações costumava ser maior ao dos diários de formato tradicional.

Esse novo formato defendia um aspecto mais cômodo ao leitor, onde se podia ler dentro de ônibus, em filas de espera, etc.

Após várias designações, o termo tabloide foi adotado para a mídia promocional em questão. Pela objetividade de notícias e comunicação, em um formato comprimido e direto.

Tabloide de ofertas

O modelo do tabloide em pouco tempo se firmou, pois a adaptação do seu tamanho facilitou muito a inclusão dos encartes especiais. O encaixe era perfeito entre os cadernos principais do jornal, mídia responsável pela distribuição dos primeiros tabloides. Além disso, a sua impressão também não causava problemas, pois os tabloides podiam ser impressos em gráficas de pequeno ou médio porte, e o custo para postagem sempre foi inferior aos dos jornais, com formato standart.


tabloide de ofertas

Na elaboração do tabloide temos alguns parâmetros técnicos e padrão para serem analisados e respeitados para a eficácia do mesmo.

Segundo o pesquisador Martín (1970, p.113): O convite natural à leitura é a primeira fase da linguagem gráfica, a qual depende mais do aspecto morfológico que do semântico. Os dados morfológicos da obra gráfica, ou seja, sua forma, suscitam no leitor o desejo de conhecer o conteúdo. Isto é, a face semântica ou do significado das palavras.

A estrutura de um tabloide ou qualquer anúncio, além de conter coesão e coerência entre as frases ou imagens, deve ter uma estrutura de informação dentro das frases e harmonia com o layout desenvolvido, que faça com que cada espaço ou página, adquira um grau de importância diferente, devido à informação que apresenta, levando em consideração o target, o contexto pelo qual a mídia será veiculada e vinculada à imagem e conceito da empresa em questão.

Imagem: @mrzivica


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