Facebook – Como Criar a sua Loja Virtual

Neste período de quarentena e isolamento social, mais do que nunca se faz necessário a criação de novos canais de venda, especialmente para você: empresário, micro-empreendedor, lojista ou revendedor. Com o Facebook, podemos resolver esse problema.

Hoje, diante de tantos percalços, conseguimos reconhecer a importância da internet e a tecnologia como aliados em um processo e experiência de compras. Para muitos, um planejamento de uma loja ou plataforma virtual (e-commerce) que habitualmente levaria anos para ser concretizada, precisa entretanto, ser agilizada e logo se adequar ao novo contexto social.


como-criar-a-sua-loja-virtual-no-instagram

Como forma de contribuir e oferecer soluções práticas ao seu negócio, desenvolvemos esse artigo “Como criar a sua loja no Facebook e Instagram”.

Como começar?

Sabemos da influência e da relevância que a rede social Instagram representa na interatividade e conectividade entre as pessoas: Dita conceitos, compartilha moda, virais, vende imagem, necessidade… e além de todas essas sensações despertadas pela plataforma sabemos ainda que: é uma grande vitrine de produtos.

O Instagram

Uma maneira simples, prática e que pode te ajudar a divulgar o seu produto ou serviço para milhares de pessoas… por isso, que tal se aventurar no Insta? Vem com a gente!

Há um tempo o Instagram já vem investindo em melhorias para incentivar e apoiar os empreendedores que já estão na plataforma, dessa forma a possibilidade de criação da loja virtual é uma dessas iniciativas.

A partir dela, o seu Instagram ganha mais espaço de vendas, por exemplo: aquele link na Biografia e o link nos stories que a gente já tem certa ideia.

Com essas postagens você transforma o seu conteúdo em uma vitrine dentro do Instagram, e dessa forma com esse recurso novo de compras, você pode divulgar o seu produto no feed de forma mais orgânica (sem precisar fazer anúncio desses produtos), e ainda tem a chance de fazer com que os mesmos apareçam na aba explorar (dedicados aos produtos mais nobres e conteúdos mais relevantes no Instagram).

Como funciona?

Funciona basicamente assim: você faz uma marcação do seu produto ou usar uma “figurinha” nos stories, e quando o possível cliente clicar nesse link ele vai ser redirecionado para uma página de informações sobre esse produto.

Nesta página por exemplo, terá: Descrição, preço, foto do produto e o link do site de compras.

Aqui vamos contribuir e apresentar o passo a passo de como deixar a sua loja pronta para essa ação, entretanto, antes temos algumas regras para que você consiga ativar essa lojinha, por exemplo:

  • Disponível apenas para produtos físicos (nada de serviços).
  • Seguir todas as políticas da plataforma.
  • Ter uma conta comercial no Instagram.
  • Associar esta conta do Instagram à página do Facebook.

Aprenda como fazer isso:

O primeiro passo e a primeira parte da loja é criada no Facebook para posteriormente ajustar no Instagram, porque? Porque primeiramente é necessário cadastrar todos os seus produtos na plataforma do Facebook dentro da sua loja.

Página no Facebook

Então caso você ainda não tenha uma página no Facebook, o primeiro passo é criar.

Posteriormente quando os produtos já estiverem cadastrados e aprovados você conseguirá ver e acompanhar dentro da sua loja do Instagram (Perfil comercial).

Há duas formas para você cadastrar os seus produtos no Facebook, a primeira delas é simples:


Processos na Página no Facebook:

Acesse dentro da sua página (Facebook):

  • Configurações
  • Modelos e Guias (Verificar se o modelo atual é o de Compras, caso não seja, altere-o).
  • Loja
  • Configurações
  • Ativar (caso já esteja ativado, deixe assim).
  • Salvar

Neste último processo reparem que a guia já oferece um link da sua loja virtual para ser compartilhado, atente-se a ele e sempre que quiser o link novamente, acesse-o nesse caminho.

Abra o link da sua loja, Leia e concorde com os Termos e Políticas de Vendedor. Após esse processo você terá a opção de:

  • Permitir que as pessoas enviem mensagens para tirar dúvidas e fazer compras.
  • Finalizar a compra em outro site.

Confira o nosso exemplo:

Alinhando as configurações iniciais como: Termos e Políticas e direcionamentos de contato, já temos o esqueleto da loja virtual.

Cadastro de Produtos no Facebook:

Cadastrar Produtos no Facebook

Seguindo as etapas em ordem:

  • Clique em Adicionar Produtos
  • Selecione as imagens para esse produto (você pode utilizar mais de uma foto para o produto, procure fotos que destaquem e apresentam o seu produto da melhor forma: ângulos diferentes, nuances, detalhes).
  • Preencha o nome do seu produto.
  • Preço do Produto.
  • Coloque a descrição do seu item.
  • Coloque o link para compra do produto (checkout loja virtual , Marketplace – Mercado Livre…).

Assim todas as pessoas que entrarem na sua loja, já terão acesso à coleção de produtos cadastrados.

Aprovação do Produto:

Durante o processo de cadastro é necessário um tempo de aprovação do produto (que pode durar até 48) com tudo OK, você receberá um e-mail com a conclusão do cadastro e efetivação do item em sua loja.

Outra forma possível em se criar lojas e catálogos de produtos é através do “Gerenciador de Catálogos” mas para não ficar muito extenso, nesse artigo vamos apresentar apenas esse modelo, por ser teoricamente mais fácil, prático e ágil.

Assim, sua loja dentro do Facebook, já está pronta, cadastre todos os seus produtos, atente-se nas informações de descrição e nas fotos.

Aproveite o seu canal na plataforma, divulgue, compartilhe.

O primeiro artigo para: Como Criar a sua loja no Facebook termina aqui, no próximo vamos integrá-la com o seu Instagram.

Imagem: @user6724086


3 thoughts on “Facebook – Como Criar a sua Loja Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *