Facebook – Como Criar a sua Loja Virtual
Neste período de quarentena e isolamento social, mais do que nunca se faz necessário a criação de novos canais de venda, especialmente para você: empresário, micro-empreendedor, lojista ou revendedor. Com o Facebook, podemos resolver esse problema.
Hoje, diante de tantos percalços, conseguimos reconhecer a importância da internet e a tecnologia como aliados em um processo e experiência de compras. Para muitos, um planejamento de uma loja ou plataforma virtual (e-commerce) que habitualmente levaria anos para ser concretizada, precisa entretanto, ser agilizada e logo se adequar ao novo contexto social.
Como forma de contribuir e oferecer soluções práticas ao seu negócio, desenvolvemos esse artigo “Como criar a sua loja no Facebook e Instagram”.
Como começar?
Sabemos da influência e da relevância que a rede social Instagram representa na interatividade e conectividade entre as pessoas: Dita conceitos, compartilha moda, virais, vende imagem, necessidade… e além de todas essas sensações despertadas pela plataforma sabemos ainda que: é uma grande vitrine de produtos.
O Instagram
Uma maneira simples, prática e que pode te ajudar a divulgar o seu produto ou serviço para milhares de pessoas… por isso, que tal se aventurar no Insta? Vem com a gente!
Há um tempo o Instagram já vem investindo em melhorias para incentivar e apoiar os empreendedores que já estão na plataforma, dessa forma a possibilidade de criação da loja virtual é uma dessas iniciativas.
A partir dela, o seu Instagram ganha mais espaço de vendas, por exemplo: aquele link na Biografia e o link nos stories que a gente já tem certa ideia.
Com essas postagens você transforma o seu conteúdo em uma vitrine dentro do Instagram, e dessa forma com esse recurso novo de compras, você pode divulgar o seu produto no feed de forma mais orgânica (sem precisar fazer anúncio desses produtos), e ainda tem a chance de fazer com que os mesmos apareçam na aba explorar (dedicados aos produtos mais nobres e conteúdos mais relevantes no Instagram).
Como funciona?
Funciona basicamente assim: você faz uma marcação do seu produto ou usar uma “figurinha” nos stories, e quando o possível cliente clicar nesse link ele vai ser redirecionado para uma página de informações sobre esse produto.
Nesta página por exemplo, terá: Descrição, preço, foto do produto e o link do site de compras.
Aqui vamos contribuir e apresentar o passo a passo de como deixar a sua loja pronta para essa ação, entretanto, antes temos algumas regras para que você consiga ativar essa lojinha, por exemplo:
- Disponível apenas para produtos físicos (nada de serviços).
- Seguir todas as políticas da plataforma.
- Ter uma conta comercial no Instagram.
- Associar esta conta do Instagram à página do Facebook.
Aprenda como fazer isso:
O primeiro passo e a primeira parte da loja é criada no Facebook para posteriormente ajustar no Instagram, porque? Porque primeiramente é necessário cadastrar todos os seus produtos na plataforma do Facebook dentro da sua loja.
Página no Facebook
Então caso você ainda não tenha uma página no Facebook, o primeiro passo é criar.
Posteriormente quando os produtos já estiverem cadastrados e aprovados você conseguirá ver e acompanhar dentro da sua loja do Instagram (Perfil comercial).
Há duas formas para você cadastrar os seus produtos no Facebook, a primeira delas é simples:
Processos na Página no Facebook:
Acesse dentro da sua página (Facebook):
- Configurações
- Modelos e Guias (Verificar se o modelo atual é o de Compras, caso não seja, altere-o).
- Loja
- Configurações
- Ativar (caso já esteja ativado, deixe assim).
- Salvar
Neste último processo reparem que a guia já oferece um link da sua loja virtual para ser compartilhado, atente-se a ele e sempre que quiser o link novamente, acesse-o nesse caminho.
Abra o link da sua loja, Leia e concorde com os Termos e Políticas de Vendedor. Após esse processo você terá a opção de:
- Permitir que as pessoas enviem mensagens para tirar dúvidas e fazer compras.
- Finalizar a compra em outro site.
Confira o nosso exemplo:
Alinhando as configurações iniciais como: Termos e Políticas e direcionamentos de contato, já temos o esqueleto da loja virtual.
Cadastro de Produtos no Facebook:
Seguindo as etapas em ordem:
- Clique em Adicionar Produtos
- Selecione as imagens para esse produto (você pode utilizar mais de uma foto para o produto, procure fotos que destaquem e apresentam o seu produto da melhor forma: ângulos diferentes, nuances, detalhes).
- Preencha o nome do seu produto.
- Preço do Produto.
- Coloque a descrição do seu item.
- Coloque o link para compra do produto (checkout loja virtual , Marketplace – Mercado Livre…).
Assim todas as pessoas que entrarem na sua loja, já terão acesso à coleção de produtos cadastrados.
Aprovação do Produto:
Durante o processo de cadastro é necessário um tempo de aprovação do produto (que pode durar até 48) com tudo OK, você receberá um e-mail com a conclusão do cadastro e efetivação do item em sua loja.
Outra forma possível em se criar lojas e catálogos de produtos é através do “Gerenciador de Catálogos” mas para não ficar muito extenso, nesse artigo vamos apresentar apenas esse modelo, por ser teoricamente mais fácil, prático e ágil.
Assim, sua loja dentro do Facebook, já está pronta, cadastre todos os seus produtos, atente-se nas informações de descrição e nas fotos.
Aproveite o seu canal na plataforma, divulgue, compartilhe.
O primeiro artigo para: Como Criar a sua loja no Facebook termina aqui, no próximo vamos integrá-la com o seu Instagram.
Imagem: @user6724086