Vender na Black Friday. O Planejamento – Sobre Varejo

Olá, dando continuidade aos nossos artigos sobre a Black Friday, no conteúdo de hoje abordaremos o tema: Como Vender na Black Friday. A importância do planejamento.

Sabemos que este é um dos principais eventos do e-commerce e como tal, requer um planejamento específico.


vender na Black Friday

Afinal, a grande sacada da Black Friday é investir de maneira assertiva. Vendendo mais e garantindo a margem esperada para as suas vendas.

Portanto, hoje trazemos as seis principais dicas para você sair na frente da concorrência no seu planejamento para a Black Friday.

Dicas para um bom planejamento: Vender na Black Friday

1- Ter uma estratégia clara.

A primeira lição de casa é entender o mercado em que você atua, seja ele de games, de livros, de informática, entre outros.

Em seguida, é necessário entender quais são as marcas presentes nesse segmento. Quais são os produtos que estão saindo de linha, as novas tendências, e os lançamentos para o ano.

Uma dica para estar sempre antenado nas atualizações do segmento é participar de feiras, de eventos ou acompanhar páginas de conteúdo dedicado.

Na análise de mercado, nunca esqueça de entender a margem que cada produto vai te trazer bem como o investimento necessário para você ter um bom nível de estoque.

Uma vez feita essa análise de mercado, você vai definir qual é a estratégia comercial à ser seguida. Elas são basicamente 3:

  • Venda de curva A. Ou seja, ter poucos produtos e ser muito competitivo neles.
  • Venda de sortimento. Ter diversos produtos da mesma categoria, aqui você ganha na diversidade, não necessariamente no preço de cada produto.
  • Venda Híbrida. Ou seja, você vai escolher poucos produtos para ser o seu carro-chefe de venda (onde você vai ser bastante competitivo), e ao mesmo tempo você vai identificar quais são os outros produtos que tem um bom giro de vendas natural do seu negócio. Sempre garantindo que todos esses produtos tenham estoque.

2 – Ter bom relacionamento com o fornecedor

Uma vez definida a sua estratégia comercial, promover um bom relacionamento com os atuais e com os futuros fornecedores é a regra fundamental para o sucesso da sua Black Friday.

Procure parceiros que não te “deixem na mão” na hora de entregar o produto. Que tenham prazos mais curtos de recebimento de ítens, facilidade no re-abastecimento do estoque e ofereçam prazos e condições de pagamentos mais facilitados.

3 – Preparar ofertas campeãs

Quem for trabalhar com poucos produtos (mas bastante competitivos), não esqueça que uma boa aposta não é apenas ter o melhor preço.


É importante também ter um frete competitivo, um bom prazo de entrega, profundidade de estoque e promoções de “meios de pagamento”, como o boleto e cartão.

4 – Gestão Massiva de Sortimento

Para quem for trabalhar com grande sortimento, fique atento com as vendas de produtos e linhas que mais se destacaram nos últimos meses.

Assim, você vai conseguir fazer um investimento de compras mais assertivo.

Afinal, a grande sacada dessa estratégia é “ter a disponibilidade de todos esses produtos”.

Outro ponto para ficar atento é a gestão passiva de preços dos seus produtos, para te ajudar com essa tarefa você pode utilizar ferramentas de monitoramento de preços.

5 – Preparar sua operação

Pra conseguir vender muito você precisa preparar a sua operação também.

Não esqueça de fazer uma análise aprofundada:

  • Da sua infra-estrutura.
  • Do seu quadro de colaboradores.
  • Da disponibilidade de capital que você tem para investir.

Dessa forma, você vai conseguir entender a necessidade de re-planejar algumas dessas variáveis para poder atender a demanda da Black Friday.

Para não se complicar no pós Black Friday, apresentamos aqui quatro pontos importantes:

  • Utilize um sistema para gerir a sua loja. (controlar o estoque, o fluxo de pedidos, o faturamento das notas fiscais, e a atualização do status de entrega para o seu cliente).
  • Mantenha um estoque de segurança. Assim você vai garantir a possibilidade de vendas para os seus clientes).
  • Utilize mais de um transportador, para fazer as suas entregas.
  • Tenha o controle do seu fluxo de caixa. Assim, você vai ter as suas operações em dia no final do ano.

6 – Não deixe nada para a última hora

Antes do evento, garanta que todos os produtos estejam cadastrados de maneira correta.

Com as informações de descrição atualizadas, título e imagens para poder ajudar o cliente.

Não esqueça de programar as suas compras e lembre-se de deixar uma “gordurinha” a mais para poder também atender ao Natal, que acontece logo depois da Black Friday e as vendas continuam aceleradas.

Não deixe de agendar as suas promoções, assim você não esquece de dar nenhum desconto para o cliente na hora H.

Por fim, não esqueça de planejar as suas ações com as ferramentas de mídia paga.

Em conclusão, apresentamos as seis principais dicas para você fazer um planejamento campeão para a sua Black Friday.

Se você gostou, comente, compartilhe… deixe o seu recado pra gente.

Um abraço.

 

Imagem: @freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *