Planejamento das Redes Sociais para Supermercados. Confira!
Atualmente, vivemos um momento em que as interações sociais estão em constante evolução. Devido à condições atuais (isolamento social) esse canal exerce um elo de extrema relevância. Com isso, o planejamento das Redes Sociais são importantíssimos para uma abordagem direta com o seu cliente, linguagem interativa, engajada e condizente com o seu público alvo.
Pensando nisso, preparamos diversos tópicos com possibilidades de temas e mensagens. Esse estudo pode explorar todos os lados do seu negócio, permitindo dessa forma que seus seguidores conheçam as variantes da sua empresa.
Já falamos anteriormente sobre as personas. Dessa forma é importante que você tenha criado a sua (caso contrário, confira nesse link).
Por fim, navegue e aventure-se com as dicas de um planejamento para as redes sociais campeão.
Planejamento das Redes Sociais
Abaixo, algumas sugestões com ideias para planejar diariamente as postagens da sua empresa. Com isso, dividimos as interações entre sociais, interações com os clientes, comerciais, institucionais e promocionais.
Aproveite essa oportunidade, liste as ideias mais relevantes para o seu negócios, libere a criatividade e monte o seu planejamento.
Vale ressaltar a importância de um mix entre todas as mensagens para explorar todas as oportunidades que o canal oferece.
Interações Sociais
As interações sociais tem como objetivo exercer um papel de ajuda e contribuição para a comunidade ao redor da empresa. Do mesmo modo, ações com esse objetivo unificam a comunidade, indagam o olhar ao próximo, e em muitos casos gera mídia espontânea.
- Campanha contra a dengue.
- Campanha do Agasalho.
- Doe um brinquedo.
- No Natal adote uma cartinha.
- Vacinação dos idosos.
Com isso, aproveite o canal, a abrangência e a influência da sua empresa exercendo um papel cidadão.
Interações com os clientes
As interações com o clientes, abrem um espaço para conhecer um pouco o lado de lá. O dos clientes.
Quem nunca foi pego com uma receita espectacular do vizinho, ou uma dica de limpeza ou conservação que só as donas de casa sabem, ou trazem por gerações entre as famílias?
Que tal abrir esse espaço para compartilhar essas peculiaridades dos seus clientes.
Pode acreditar, ações como essas aproximam o cliente, ajudam a fidelizar além de que, muitos irão interagir, principalmente para serem os próximos em destaque. Por exemplo:
- Receita da “Dona Maria”.
- Dicas para a casa.
- Dicas de etiqueta.
- Valores nutricionais dos alimentos. (parcerias com as nutricionistas).
Vale ressaltar, que em muitos casos vale um teste para se certificar que a dica ou receita realmente funciona. Responsabilidade na informação acima de tudo.
Interações Comerciais
Utilize essa proposta para apresentar a sua empresa por dentro. Aproveite o canal para sanar todas as curiosidade à cerca da sua empresa. Com isso, apresente todos os cuidados como higiene, organização, qualidade nos setores internos.
- Mostre os bastidores de como o seu produto é produzido, ou simplesmente do ambiente de trabalho.
- Sorteie programas de visita. Monte uma equipe para receber os clientes e percorrer a empresa por dentro.
- Compartilhe fotos de como o seu produto é enviado, ou simplesmente a forma de entrega.
- Mostre uma foto do dia a dia em sua empresa com seus colaboradores.
- Prepare uma lista de produtos para uma ocasião específica, como por exemplo: Kits combinados em ocasiões especiais. Cesta para o dia dos pais, dia dos namorados, dia das Mães, kit festa junina…
- Mostre uma curiosidade sobre seu produto ou serviço.
- Materiais/ estampas da produção do seu produto. Embalagens de linha própria, como: produção de pães, panetones, entre outros produtos com o selo de marca própria.
- Processo de organização e inspeção da sua loja: Ajustes da Mercearia, logística de entrega, seleção dos produtos para hortifruti, recebimento do açougue e peixaria…
- Diferentes formas de usar o seu produto: Como por exemplo, pedidos via WhatsApp, navegação no App, compras online (e-commerce). Aproveite para destacar e oferecer o que a sua loja preparou de especial.
Sugestões Institucionais
Essas postagens buscam engrandecer os valores da empresa, esse diferencial vai além dos preços e promoções. Dessa forma, é uma forma de reafirmar o compromisso de uma sociedade mais humana, compartilhando o amor e valorizando a presença da família. Uma forma de desmistificar a experiência de compra.
- Responda uma das maiores dúvidas do seu segmento. Dessa forma, compartilhe a informação.
- Poste e compartilhe uma foto de um cliente utilizando o seu produto, ou simplesmente realizando o processo / experiência de compra.
- Posteriormente, divulgue uma frase que resuma em poucas palavras o seu negócio, ou a sua empresa.
- Um diálogo ou imagem engraçada sobre o seu negócio (ou interações sociais com os clientes).
- Do mesmo modo, separe novidades e tendências sobre o mercado, ou segmento. (Apps de promoções e fidelizações, caixas de autosserviço, campanhas dos fornecedores, e-commerce para compras on-line).
- Converse com seus seguidores sobre seus valores, ou simplesmente poste uma frase de efeito que induza a reflexão e os comentários.
- Posteriormente, poste depoimentos de pessoas que usaram ou recomendam o seu produto ou serviço.
- Um programa imperdível para quem usa o seu produto ou serviço. Por exemplo: Espaço crianças, Qualidade dos ítens da feirinha, espaço (trocador) para bebês, entre outros…
- Aproveite também e compartilhe um jeito fácil de resolver um problema que seu público tem. Um solução: Buscando por bacalhau ou panetone, mesmo fora de época? Confira em nossa loja…
- Mostre os resultados de quem usa seu produto ou serviço. Por exemplo: Economia garantida, Sorteados de alguma promoção interna… Funcionário do mês.
- Dúvidas frequentes sobre o seu produto ou serviço.
- Imagens, vídeo ou jingle de sua última campanha.
- Benefícios de usar o seu serviço ou produto. Apps das lojas, praticidade, facilidade. Cartão com vantagens de parcelamento…
Sugestões Promocionais
Aproveite este apelo e inove nas suas campanhas. Busque com isso, integrar todos os setores para incentivar o giro e fluxo de vendas de todos os produtos. Ressaltando que em algumas épocas especiais (sazonais), vale campanhas especiais com ítens específicos para aquela época, por exemplo: Tema Verão – Postagens especiais com protetores solar, trajes para banho, entre outros.
- Ofertas para começar a semana com o pé direito.
- Ofertas da Feirinha. Promoções do setor – Hortifruti.
- Ofertas do Açougue. Quarta e Quinta da Carne.
- Promoções da Rotisseria.
- Promoções da Padaria.
- Fim de Semana Show! Ofertas para esquentar o seu fim de semana.
- Peixaria de Primeira!
- Top 20. Compartilhe os produtos/ serviços mais vendidos.
- Confira as novidades. (Produtos e lançamentos que chegaram na nossa área de vendas).
- Os benefícios dos produtos (vitaminas e nutrientes importantes nos produtos).
- Importância dos produtos Folhosos…
- Fim de Mês com Economia.
- Décimo Terceiro é aqui.
Abuse da criatividade e crie campanhas que movimentem a sua loja e o seu público. Uma ferramenta muita utilizada e que fornece as principais datas do calendário brasileiro é a datas comemorativas. Portanto, caso queira uma ajuda para planejar as próximas campanhas, acesse o site e fique por dentro.
Por fim, gostaria de agradecer à atenção e esperamos pelos próximos planejamentos repletos de engajamento, relevância e muita conversão. Um abraço!
Imagem: @rawpixel.com