Pesquisa de Mercado: O que é e Como fazer? Aprenda Agora – Sobre Varejo

Que tal conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e seus clientes, afinal informação nunca é demais não é mesmo. Aprenda sobre: Pesquisa de Mercado: O que é e Como fazer.

Basicamente, quais são os benefícios de uma pesquisa de mercado?


Pesquisa de Mercado: O que é e Como fazer

Você precisa fazer uma pesquisa de mercado principalmente para validar um novo modelo de negócio. Descobrindo com isso mais sobre tendências e necessidades do teu consumidor. Preparar algo mais direcionado, com um grau elevado de certeza e assertividade entendendo as reais expectativas do seu potencial cliente e segmento.

A pesquisa de mercado é importante e ela tem essa vantagem de ser baseada em dados. Com isso você deixa de lado o “achismo” ou hipóteses e passa a trabalhar e mensurar os dados e análises de uma forma concreta e real.

Algumas vezes o empreendedor tem a ideia de acreditar que aquilo realmente vai ser muito útil, entretanto quando se lança no mercado essa ideia ou conceito tende a responder de forma diferente.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Antes de mais nada é necessário que você tenha as ferramentas. Mas, quais delas são as mais utilizadas?

Para pesquisar algumas tendências o Google Trends, aparece de uma forma importante. Lá é possível pesquisar sobre palavras chave, como as pessoas estão buscando pelos termos de pesquisa, estados do Brasil em que mais há dados índices e interesses naquele determinado nicho ao longo do tempo, entre outras informações.

Google Keyword planner, também é uma ótima ferramenta para você entender de uma maneira mais objetiva sobre volume de buscas mês a mês sobre um determinado termo ou palavra. Dessa forma você ser ainda mais objetivo para entender qual o tamanho dessa quantidade de potenciais clientes.

Pesquisas qualitativas (qualidade) e quantitativas (quantidade) no qual você mesmo pode produzir as perguntas e executar distribuindo para possíveis e potenciais clientes (definidos enquanto público alvo). Como auxílio nessa ação você pode utilizar o Google Forms para criar a sua pesquisa de maneira personalizada.

SurveyMonkey e Typeform, ambas são ferramentas apropriadas para a criação de formulários e conseguir coletar dados.


Bases de Dados, as fontes de dados existentes também podem ser utilizadas. O próprio Sebrae tem muitas pesquisas já realizadas. Jornalismo e notícias do segmento também podem ser utilizadas como forma de complementar na análise mapeando o perfil do segmento e do seu consumidor final. Ou seja, fontes que já produzem informação no seu setor ou nicho de mercado e divulgam informações relacionadas àquele público.

Dessa forma, é de suma importância entender essas ferramentas e definir entre elas qual melhor para executar o seu plano de ação.

Executando a ação da pesquisa de mercado

Primeiramente é importante que você: Defina um Objetivo.

O que você quer saber? Você quer realmente validar uma necessidade de mercado para criar um novo produto? Ou, você quer melhorar um produto existente? O que de fato você gostaria de saber sobre o seu cliente?

Por fim, defina bem o seu objetivo!

Defina o método. Como você vai de fato coletar esses dados? Você vai utilizar dados existentes? Preparar e executar a sua própria pesquisa?…

Planeje a sua Pesquisa. Execute ela no sentido de criar e estruturar as perguntas, sejam elas perguntas abertas (para dissertar) perguntas fechadas (alternativas) é interessante que haja um misto de perguntas e uma estrutura de começo, meio e fim para que todos os campos e áreas possam ser exploradas (de preferência com intuito qualitativo e quantitativo).

Aplicar a pesquisa. Distribuindo-as finalmente ao seu público alvo (para potenciais consumidores). Delimitar bem o número e o perfil das pessoas, se possível, incluir ações online e offline para entender e prospectar o alcance e potencial que o objetivo possa atingir. Se for o caso, grupo de discussão de forma física também pode ser uma importante ferramenta, sempre anotando e tabulando os dados para que posteriormente você possa analisar em um próximo passo.

Analisando os dados da pesquisa.

Nesse último passo é importantíssimo que todos os dados sejam cruzados, analisados e entendendo informações, gostos e necessidades em comum.

Organizar as informações e observações é de suma importância. Muitas ideias surgem como Insights dessas anotações. Não ignore as informações.

Por fim, faça e prepare um relatório expondo os resultados, dados e fatos. Com base nisso, tire aprendizados para estabelecer os próximos passos do teu negócio, definindo assim o caminho através do público “X” com o nicho de mercado “Y” e por aí vai…

 

Em conclusão, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe as dúvidas ou sugestões para as próximos artigos.

Um abraço de toda a equipe!

Imagem: @jcomp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *