Valores éticos no segmento Varejista
Atualmente, clientes estão cada vez mais avaliando os produtos e marcas que consomem. Dessa forma, se posicionar e contribuir com Valores éticos no segmento Varejista é um grande passo e pode inclusive gerar lealdade e uma confiança duradoura!
Eles analisam o comportamento dessas empresas em um contexto macro. Diversos temas relacionados ao contexto atual são colocados à prova.
Esse comportamento atravessa fronteiras entre on-line e off-line, e deve ser coerente como um todo dentro da empresa. De colaboradores à presidência, atendimento na área de vendas (mercearia, padaria, açougue, peixaria…), SAC (serviço de atendimento ao consumidor), serviço de perdas e trocas. Do mesmo modo, posicionamentos públicos, release de imprensa, comunicados e notas.
Outro fator muito relevante é a preocupação social quanto à comunidade que a cerca.
Em síntese, para muito empresários, o crescimento da empresa só atinge plenamente os seus objetivos se estiver diretamente relacionado à melhoria das condições de vida das comunidades onde está inserida. E eles não estão errados.
Dessa forma, desenvolvem programas sustentáveis fundamentados em valores éticos. Buscam assim, o respeito às pessoas e ao meio ambiente visando o benefício local/regional.
Com base nas pesquisas das maiores redes de varejo, seguem alguns exemplos:
Valores éticos no segmento varejista
- Campanha de doação de sangue.
- Parceria com o Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe para idosos.
- Campanha de combate à dengue.
- Parceria com Ministério da Saúde para vacinação infantil.
- Campanha do agasalho.
- Doação de Brinquedos.
- Panetone Solidário.
Nesse ínterim, outra prática muito interessante que visa apresentar à comunidade toda responsabilidade e transparência por trás da empresa, são os programas “Conheça por dentro”.
Nesse programa, estudantes, grupos de terceira idade, entre outros… São convidados para conhecer a loja mais de perto.
Com isso, percorrem os setores, conversam com o gerentes, conhecem a rotina de trabalho, a procedência dos produtos e enfim, ainda ganham um brinde ou uma lembrança da experiência.
Em conclusão. Isso aproxima o cliente, contribui na fidelização e gera mídia espontânea (orgânica) da forma mais antiga e valiosa, o boca a boca.
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