O que é Omnichannel? Você já ouviu falar. Aprenda Agora – Sobre Varejo

O que é Omnichannel? Essa é modalidade de venda Multicanal, ou seja, quando o varejo visualiza uma forma de vender e se comunicar com o consumidor através de outros canais além do físico.

Isso inclusive se tornou essencial atualmente, ou seja, não é considerado um grande diferencial e sim parte de uma realidade. Seja pelo crescimento do e-commerce mas principalmente por conta da pandemia. Acelerando assim a digitalização dos negócios.

O que é Omnichannel?

Então se você tem uma loja física ou, principalmente uma rede de lojas (por exemplo: franquias e filiais suas) e você vende produtos físicos é essencial que você possua um canal digital de vendas.

Entre alguns exemplos temos: E-commerce eMarketplaces. Dessa forma você abre uma possibilidade de conseguir vender através de outros canais (principalmente online) para os seus clientes e consumidores. De uma forma resumida: Isso é o Omnichannel.

Quais os benefícios do Omnichannel?

Além da expansão dos canais comerciais e de compra, essa prática possibilita uma participação maior na internet, 100% online e 24 horas por dia.

Com isso você não depende de uma equipe de pessoas à prontidão todo o tempo. Por exemplo: Uma equipe de vendas, uma loja aberta em pleno funcionamento, com gastos e investimentos periódicos para que a loja se mantenha diariamente.

Clientes mais satisfeitos, afinal você consegue dessa forma oferecer mais conveniência e comodidade. Com opções de navegações responsivas e intuitivas você oferece a participação de todos os processos. Seja para a simulação e acompanhamento do frete, entrega, preço, opções de pagamento e parcelamento, até informações mais específicas sobre o produto: Descrições, funcionalidades, características e modelos disponíveis.

Maior visibilidade, podendo investir em marketing e campanhas online (que demandam um investimento menor se comparado às campanhas de publicidade físicas tradicionais). E além disso, há a possibilidade de escalar e oferecer o seu produto para regiões em que anteriormente a loja e estrutura física (offline) não acompanharia ou chegaria.


Melhor ROI, ou seja: Um retorno sobre investimento positivo, por conta de você conseguir ter estratégias mais específicas de Marketing, trabalhar melhor os canais de marketing que você vai anunciar.

Medir os resultados, analisar, tabular e compreender os resultados dessas ações online de Marketing (prática que na estrutura física ou offline são mais difíceis de serem rastreadas). Com isso, melhor e mais eficiente prática de otimização de campanhas.

Todos os pontos são de suma importância e possíveis através de uma estratégia Omnichannel.

Maiores possibilidades de vendas e uma melhor experiência de compra por parte dos seus clientes.

Como fazer uma estratégia de Omnichannel?

O primeiro passo e a melhor maneira para quem está iniciando é fazer parte de um e-commerce ou vender através de Marketplaces.

Encontrar canais existentes para poder divulgar os seus produtos ou você mesmo criar a sua própria loja virtual e lidar ou gerenciar por conta própria as campanhas de Marketing do teu negócio.

Do mesmo modo, se você já tem mais lojas ou maior maturidade para fazer uma estratégia digital maior, é interessante você criar o seu próprio Marketplace.

Reunindo diversas lojas filiais ou até franquias dentro de uma plataforma única, um shopping virtual oferecendo assim uma experiência mais customizada e ainda melhor, para oferecer ao seu consumidor e franquiados.

Essa estratégia de criação do próprio Marketplace, pode ser um grande diferencial. Destacando-se dos demais concorrentes do segmento, e evidenciando o seu interesse no desenvolvimento e crescimento exponencial através do canal online.

Consequentemente maiores possibilidades de faturamento, se comparado aos anúncios e vendas através dos canais tradicionais de Marketplace.

Por fim, essas foram apenas algumas ideias que gostaríamos de compartilhar, além de explicar melhor sobre esse termo que dia a dia vem ganhando mais espaço dentro do universo online.

 

Em conclusão, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe as dúvidas ou sugestões para as próximos artigos.

Um abraço de toda a equipe!

Imagem: @biancoblue

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *