Marketing em Ação. Aprenda tudo agora! Sobre Varejo

Neste artigo, o que você aprenderá a fazer?  Identificar evidências de marketing na vida cotidiana. Ou seja, Marketing em Ação.
Assim, você terá a chance de explorar mais o conceito de marketing e ver como ele funciona no mundo ao seu redor. Você pode ficar surpreso ao descobrir o quanto o termo abrange…

Marketing em Ação

Marketing em Ação

O marketing está ao seu redor. Entre em uma loja, desça a rua, visite a Internet ou dê uma olhada em seu armário. Quer você perceba ou não, algum aspecto do marketing provavelmente está em ação em cada uma dessas atividades.  Nos cenários a seguir, considere até onde os profissionais de marketing vão para identificar, satisfazer e reter você como cliente. Veja se você consegue tirar exemplos de sua própria experiência que demonstrem o marketing em ação.

Cenário: Vida nas ruas

Você está andando por uma rua urbana e, por impulso, entra em uma loja de roupas de estilo moderno. Imediatamente, você identifica os sinais óbvios de marketing: placas de lojas, pôsteres, vitrines, avisos de venda, vitrines de produtos e nomes de marcas. Em seguida, vêm as coisas menos óbvias, “ambientais”: o design de interiores, cores, aromas, a música de fundo, as mensagens do locutor, a estrutura de preços, a maneira como os vendedores o abordam – ou o deixam em paz. Todos esses detalhes fazem parte de uma estratégia de marketing coordenada que visa criar um ambiente ideal para separar você de seu dinheiro. Você pode ou não estar ciente de como isso está acontecendo, mas tenha certeza de que está funcionando.

Cenário: Realidade virtual

Suponha que você esteja fazendo uma pequena pausa nos estudos e navegando um pouco online – há notícias para ler e o Facebook para verificar. E você precisa encontrar um presente de aniversário para sua tia. . . Que tipo de marketing está pronto para se intrometer?

O que você imediatamente percebe são os anúncios nos sites que você visita: Facebook, Instagram, e-mail e até mesmo os resultados do Google. Irritantemente, você tem dificuldade em encontrar o “X” para fechar um anúncio de banner pop-up que assumiu o controle da sua tela. Mas isso não é tudo.

Antes de navegar para um artigo que deseja ler, você está convidado a responder a uma pesquisa “muito curta” de feedback do usuário. De volta à sua tia: você acessa a Amazon.com para ler algumas resenhas de clientes sobre o livro que você tem em mente para ela. A Amazon recomenda vários outros livros, e um parece ideal. Você compara preços em outras livrarias, mas a Amazon os vence, então você faz seu pedido. No final, você encontra exatamente o que deseja e será enviado no mesmo dia. Obrigado, marketing!

Cenário: No seu quarto

Agora imagine que você está de volta em casa, no seu quarto. Como o “marketing” está invadindo seu espaço pessoal?


Na privacidade da sua casa, a presença do marketing pode parecer menos óbvia, mas definitivamente está lá. Servindo-se de uma tigela de cereal, você vê que o verso da caixa de cereal o convida a entrar em um concurso de sorteios. Quando você liga a TV, alguns anúncios passam, mesmo que você esteja assistindo programas gravados em seu DVR. Entre programas, logotipos e mensagens de redes de transmissão informam sobre outros programas que você não quer perder. À medida que você fica mais sintonizado com a presença da publicidade, começa a notar como todos os personagens de sua série favorita estão bebendo produtos “Pepsi” (por exemplo). Isso é apenas uma coincidência? Provavelmente não.

Você olha para o relógio e percebe que é hora de se trocar para o trabalho. Abrindo seu armário, você percebe os logotipos em suas camisas favoritas. Você não apenas adora como essas roupas se encaixam, mas também reconhece uma conexão emocional: essas roupas – e marcas – fazem você se sentir confiante e atraente. Que tal para marketing invasivo?

O marketing está em toda parte

O objetivo deste artigo não é começar a deixá-lo desconfiado ou mesmo paranóico sobre a influência do marketing em sua vida cotidiana.

Na verdade, o marketing pode desempenhar um papel importante e benéfico, conectando você a informações, pessoas e coisas. Pode torná-lo ciente de coisas que você gosta, mas que de outra forma não encontraria. Quando o marketing está funcionando bem, as novas informações que ele traz para você também se alinham com o que você já está interessado em fazer ou explorar.

Às vezes, o marketing pode parecer mais uma agressão do que uma ajuda. Imagens visuais em pôsteres ou outdoors gritam por sua atenção. Anúncios de patrocinadores lembram você de forma persistente de quais organizações estão tornando seus entretenimentos possíveis. O design elegante dos produtos convida você a experimentar roupas ou novos eletrônicos. As promoções de vendas criam um senso de urgência para gastar agora ou perder.

O equilíbrio certo entre “útil” e “fútil” varia, dependendo de quem você é e do tipo de relacionamento que você tem com a empresa que faz o marketing. Quando o equilíbrio começa a ser perder, é uma indicação de que algo não está funcionando tão bem quanto deveria na estratégia de marketing e execução.

Atividades de marketing: Marketing em Ação

O marketing engloba todas as atividades descritas acima. Abrange todo um espectro de técnicas voltadas para a identificação, satisfação e retenção de clientes. Para as pessoas que não conhecem o conceito de marketing, pode ser fácil confundir marketing com algumas das ferramentas poderosas e visíveis que os profissionais de marketing usam.

Marketing e Publicidade

A publicidade usa avisos pagos em diferentes formas de mídia para chamar a atenção do público para uma empresa, produto ou mensagem, geralmente com o objetivo de vender produtos ou serviços. Embora a publicidade seja uma ferramenta comum e útil para o marketing, é apenas uma das muitas táticas que os profissionais de marketing podem usar para atingir seus objetivos.

Marketing e marcas

Branding é o processo de “criar um nome e imagem exclusivos para um produto na mente do consumidor”. Marca é uma ferramenta poderosa para moldar percepções sobre uma empresa ou produto, a fim de atrair e reter clientes fiéis. Os processos e atividades de marketing criam marcas, e o branding é uma consideração estratégica importante em qualquer esforço de marketing. Ao mesmo tempo, o marketing se refere a um escopo de atividade mais amplo do que apenas o branding.

Marketing e vendas

Vendas referem-se ao processo de venda efetiva de produtos ou serviços, até o ponto em que ocorre a troca de valor. O marketing eficaz se alinha bem com o processo de vendas e leva ao aumento das vendas. Embora marketing e vendas estejam interligados, o escopo do marketing é geralmente considerado mais amplo do que apenas apoiar as vendas. O marketing ajuda a identificar clientes em potencial e prepará-los para entrar no processo de vendas como leads (capturas) de vendas informados, receptivos e qualificados.

Estes artigos explorarão todas essas atividades de marketing com muito mais detalhes para lhe dar uma imagem clara de como essas ferramentas podem ser empregadas para apoiar os objetivos de marketing mais amplos de uma organização.

Preparados? Até o próximo artigo…

 

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Imagem: @ijeab

 


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