Pesquisa de Mercado: O que é e Como fazer? Aprenda Agora – Sobre Varejo
Que tal conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e seus clientes, afinal informação nunca é demais não é mesmo. Aprenda sobre: Pesquisa de Mercado: O que é e Como fazer.
Basicamente, quais são os benefícios de uma pesquisa de mercado?
Você precisa fazer uma pesquisa de mercado principalmente para validar um novo modelo de negócio. Descobrindo com isso mais sobre tendências e necessidades do teu consumidor. Preparar algo mais direcionado, com um grau elevado de certeza e assertividade entendendo as reais expectativas do seu potencial cliente e segmento.
A pesquisa de mercado é importante e ela tem essa vantagem de ser baseada em dados. Com isso você deixa de lado o “achismo” ou hipóteses e passa a trabalhar e mensurar os dados e análises de uma forma concreta e real.
Algumas vezes o empreendedor tem a ideia de acreditar que aquilo realmente vai ser muito útil, entretanto quando se lança no mercado essa ideia ou conceito tende a responder de forma diferente.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Antes de mais nada é necessário que você tenha as ferramentas. Mas, quais delas são as mais utilizadas?
Para pesquisar algumas tendências o Google Trends, aparece de uma forma importante. Lá é possível pesquisar sobre palavras chave, como as pessoas estão buscando pelos termos de pesquisa, estados do Brasil em que mais há dados índices e interesses naquele determinado nicho ao longo do tempo, entre outras informações.
Google Keyword planner, também é uma ótima ferramenta para você entender de uma maneira mais objetiva sobre volume de buscas mês a mês sobre um determinado termo ou palavra. Dessa forma você ser ainda mais objetivo para entender qual o tamanho dessa quantidade de potenciais clientes.
Pesquisas qualitativas (qualidade) e quantitativas (quantidade) no qual você mesmo pode produzir as perguntas e executar distribuindo para possíveis e potenciais clientes (definidos enquanto público alvo). Como auxílio nessa ação você pode utilizar o Google Forms para criar a sua pesquisa de maneira personalizada.
SurveyMonkey e Typeform, ambas são ferramentas apropriadas para a criação de formulários e conseguir coletar dados.
Bases de Dados, as fontes de dados existentes também podem ser utilizadas. O próprio Sebrae tem muitas pesquisas já realizadas. Jornalismo e notícias do segmento também podem ser utilizadas como forma de complementar na análise mapeando o perfil do segmento e do seu consumidor final. Ou seja, fontes que já produzem informação no seu setor ou nicho de mercado e divulgam informações relacionadas àquele público.
Dessa forma, é de suma importância entender essas ferramentas e definir entre elas qual melhor para executar o seu plano de ação.
Executando a ação da pesquisa de mercado
Primeiramente é importante que você: Defina um Objetivo.
O que você quer saber? Você quer realmente validar uma necessidade de mercado para criar um novo produto? Ou, você quer melhorar um produto existente? O que de fato você gostaria de saber sobre o seu cliente?
Por fim, defina bem o seu objetivo!
Defina o método. Como você vai de fato coletar esses dados? Você vai utilizar dados existentes? Preparar e executar a sua própria pesquisa?…
Planeje a sua Pesquisa. Execute ela no sentido de criar e estruturar as perguntas, sejam elas perguntas abertas (para dissertar) perguntas fechadas (alternativas) é interessante que haja um misto de perguntas e uma estrutura de começo, meio e fim para que todos os campos e áreas possam ser exploradas (de preferência com intuito qualitativo e quantitativo).
Aplicar a pesquisa. Distribuindo-as finalmente ao seu público alvo (para potenciais consumidores). Delimitar bem o número e o perfil das pessoas, se possível, incluir ações online e offline para entender e prospectar o alcance e potencial que o objetivo possa atingir. Se for o caso, grupo de discussão de forma física também pode ser uma importante ferramenta, sempre anotando e tabulando os dados para que posteriormente você possa analisar em um próximo passo.
Analisando os dados da pesquisa.
Nesse último passo é importantíssimo que todos os dados sejam cruzados, analisados e entendendo informações, gostos e necessidades em comum.
Organizar as informações e observações é de suma importância. Muitas ideias surgem como Insights dessas anotações. Não ignore as informações.
Por fim, faça e prepare um relatório expondo os resultados, dados e fatos. Com base nisso, tire aprendizados para estabelecer os próximos passos do teu negócio, definindo assim o caminho através do público “X” com o nicho de mercado “Y” e por aí vai…
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Um abraço de toda a equipe!
Imagem: @jcomp