Os cuidados da peixaria: Do pescado ao peixeiro. (Parte 6)
Curso de Peixaria. Parte 6 – Final.
Já conferiu os outros artigos?
Hoje em dia as margens de lucro são pequenas por diversos fatores, dessa forma donos do negócio precisam ficar atentos a tudo para garantir a sua sobrevivência, seja uma pequena peixaria ou um supermercado.
A forma como funciona uma peixaria, seus processos, procedimentos, profissionais não comprometidos e uma gestão ruim sem respeito aos padrões estabelecidos geram muito desperdício e distorções as chamadas perdas influenciam diretamente nos resultados.
Prevenir é melhor do que remediar!
Primeiramente, destacamos a prevenção de perdas na peixaria, essa que pode ser feita por meio do:
- Cumprimento dos procedimentos.
- Comprometimento com a empresa.
- Manutenção da qualidade dos produtos e serviços.
- Comportamento profissional adequado.
- Atitudes respeitosas com os clientes internos e externos, o que auxilia na geração da satisfação e da fidelização. Proporcionando ganhos de imagens e credibilidade.
Chave do Sucesso: A prevenção pode prevenir perdas e fazer a diferença entre o fracasso ou sucesso do seu negócio. Dentro da peixaria, a partir da compra passando pelo transporte, recebimento e conferência, armazenagem e preparação, exposição e reposição. Tudo requer prevenção para redução!
Qualificação Profissional
Antes de mais nada, devemos considerar que o cliente sustenta a peixaria, é ele quem garante o pagamento das contas dos funcionários. Todos os detalhes contam:
Clientes que prezam pela qualidade, desejam comprar num estabelecimento limpo higienizado e contudo, vão observar todos os cantos.
Na fachada e no estacionamento, observam onde e como estão os latões de lixo, assim como caçambas utilizadas pela sua loja.
Dentro, observam as condições gerais de limpeza, por exemplo: o piso, o estado dos equipamentos e não deixa passar se ruídos e sons são desagradáveis ou incômodos.
Ficam atentos as condições de apresentação pessoal dos atendentes e principalmente, em como foram atendidos por eles.
Atendimento completo na Peixaria:
Posteriormente, o cliente espera que a exposição das mercadorias esteja organizada e os produtos sejam de qualidade. Essa é a sua necessidade de compra, mas ele também espera receber um tratamento educado, gentil, simpático, ágil e personalizado.
Essa é a sua necessidade de tratamento. Entretanto, as duas precisam ser satisfeitas.
Comunicação: Somos prestadores de serviços e do que vendemos, principalmente a nossa imagem. Na comunicação com o cliente, ele sempre espera e deseja:
Ser:
- Ajudado/Auxiliado
- Informado
- Acreditado.
- Querido/Bem-vindo.
- Respeitado.
- Reconhecido.
- Desejado como cliente.
- Satisfeito.
Ter:
- Respostas corretas e com segurança.
- Seu problema solucionado ou sua dúvida sanada.
- Prazer em fazer suas compras.
- Gente feliz e bem-humorada para atendê-lo.
- Gente que saiba o que faz.
- Facilidade de comprar.
- As melhores condições de higiene e limpeza.
- Agilidade profissional.
- Eficiência e eficácia ao ser atendido.
Os Quatro Saberes da Peixaria:
Existem algumas técnicas desenvolvidas após estudos, observações e experiências sobre o padrão de comportamento dos consumidores. Com isso, elas podem nos ajudar a obter o respeito e admiração dos clientes, são chamadas de Quatro Saberes.
Primeiro Saber: Saber ouvir o cliente.
Ouvir o cliente significa ter atenção e interesse por ele em qualquer situação. No atendimento do dia-a-dia, nas situações de pesquisa e nas reclamações.
Segundo Saber: Saber falar.
Falamos com o cliente através da comunicação verbal e da comunicação não verbal, por meio de gestos, movimentos, expressões e postura.
Olhe nos olhos dele: O contato visual é muito importante nas relações humanas dessa forma mostra que você está interessado no que a pessoa está dizendo.
Mantenha distância física: Nem muito perto, nem muito longe, para que o cliente não se sinta invadido.
Evite colocar as mãos na cintura e/ou ter o corpo enrijecido, pois denotam insatisfação. Por exemplo: Rosto carrancudo e os olhos medindo o cliente de cima à baixo também geram impressão negativa.
Braços cruzados, roer unhas, ou conversar assuntos não condizentes com a tarefa do atendimento com outro colega enquanto atende, também geram impressão negativa.
Vendendo Saúde: A aparência pessoal é muito importante em qualquer área da nossa vida, porque o cliente observa todos os detalhes e já sabemos como a higiene pessoal é importante para pessoas que trabalham com alimentos. Estamos lidando com a saúde das pessoas.
Terceiro Saber: Saber sentir:
Primeiramente: cada indivíduo é diferente do outro, tem cultura diferente, necessidades de expectativas variadas. Dessa forma, o tratamento dado a cada cliente não pode ser o mesmo para todos.
Cada pessoa precisa de um tratamento de acordo com a sua individualidade, e isso exige que o atendente tenha sensibilidade para perceber a melhor maneira.
Quarto Saber: Saber fazer:
Peixaria com bons produtos, apresentação pessoal do atendente impecável, maneira educada do atendimento, tudo isso é ótimo, mas se o colaborador não souber fazer o seu trabalho a peixaria ideal nunca existirá.
Bônus:
Na peixaria, as pessoas tem dúvidas, fazem perguntas, mas nem sempre sabem direito o que ou como perguntar, e aí, elas repetem a mesma pergunta para ouvir novamente a mesma resposta e se sentir seguras para comprar. Fique preparado para repetir, olhar nos olhos, responder e recomeçar, é isso que vai fazer o seu cliente confiar em você e voltar sempre.
Somar bom humor e paciência para atender bem o cliente é uma arte que você precisa dominar.
Considerações Finais: Peixaria
A princípio: Venda o seu peixe, faça a lição de casa:
- Busque cada vez mais informações de preparo e receitas contendo pescado.
- Pergunte ao cliente como ele presente preparar o peixe, assim poderá recomendar espécies de pescado mais apropriadas.
- Esteja atento à possibilidade de beneficiar o pescado de acordo com as necessidades do cliente, uma vez que muitos clientes não possuem o conhecimento técnico ou a estrutura adequada para o beneficiamento/manipulação em casa.
- Investigue se o cliente vai rapidamente resfriar o pescado. Assim, poderá falar-lhe da importância do uso frio e caso seja necessário acomodar o pescado em um saco e envolver este em outro saco com gelo para manutenção da qualidade.
Sugestões de Preparo: Existem diversas maneiras de preparar um bom prato com pescado. Mas cada tipo de pescado fica melhor se preparado de uma maneira. Podemos fazer peixes ao forno, na panela e na brasa, peixe gordo fica uma delícia assado, se for salgado, não ferva.
Ostras, mexilhões e mariscos, cozinhe! Camarões e lagostas, escolha a sua maneira.
Parabéns Peixeiro!
Enfim, depois de nossos seis módulos você já conhece mais sobre o pescado, a profissão, e o quanto o estudo é importante para um ótimo serviço à sociedade. Lembre-se de que ser um bom profissional exige um constante aprender, Bom trabalho!
Fonte: Nutrimarpescados
Imagem: @bearfotos