A montagem do Tabloide de Ofertas

Alguns fatores devem ser levados em consideração durante a montagem do tabloide de ofertas. Saiba quais os mais relevantes para produzir um material campeão.

Antes de mais nada, um dos fatores mais importantes no desenvolvimento do material é o target e por isso deve ser bem definido, tornando essa informação muito clara.


Através dessa definição, vamos desenvolver todos os detalhes que caracterizam o público alvo definido. Os produtos anunciados devem ser condizentes com os seus clientes, dessa forma a possibilidade de “encalhar os produtos na prateleira” é menor.

Outra tática interessante e muito utilizada para aumentar o valor de Ticket médio, é a venda casada dos produtos.

A montagem do tabloide

A arquitetura da informação entra nesta etapa. Organizando o layout, dividindo os espaços e priorizando os produtos “chave”. Sempre com o intuito de aumentar a visibilidade e seguindo as estratégias do comercial.

A montagem do tabloide

Um dos exemplos se refere à produtos de Linha Básica (Arroz, feijão, óleo, macarrão). Independente da marca, merecem atenção em semanas e períodos específicos de abastecimento, por exemplo: No começo do mês, (honorários, salários, proventos). Dessa forma a possibilidade do target ser atraído pelo preço, e publicidade destes ítens, são maiores.

Da mesma forma, as famílias que possuem o hábito de compras mensais. O começo do mês é o “período de ouro” portanto, foco e agressividade na promoção.

Por outro lado, produtos complementares, sazonais, diversificados e especiais, são outros atrativos que devem ser levados em consideração na diagramação. Respeitando sempre a coerência com o período que está sendo divulgado, além da estrutura da informação.

Dentre os estudos, as melhores práticas de persuasão em materiais impressos seguem a seguinte teoria: Inicialmente a leitura com os produtos chave (geralmente a linha Básico), seguido do restante (complementares) não menos importantes.

Exemplos práticos:

Produtos Sazonais: Frutas, legumes e verduras específicas da estação. Além de itens para feijoada, festa junina. Presentes para as mães e pais, volta às aulas, Natal… Enfim, uma infinidade de possibilidades comerciais.

Produtos Diversificados: Linha fitness, carboidrato zero, sem glúten, sem lactose…

Produtos Especiais: Kits Leve mais pague menos, Compre um leve outro, promoção exclusiva APP, oportunidade única.

Quando os produtos complementares precisarem de giro (fluxo de vendas) por diversas razões (prazo de validade, estoque, fornecedores), alguns destaques (ilustrativo, precificado ou um tamanho superior aos demais), são algumas estratégias bastante usadas na diagramação para evidenciá-los e induzi-los à compra.

É importante que o tabloide siga um agrupamento de produtos de mesma categoria como forma de facilitar a leitura, a escolha, e até quem sabe induzir a “compra casada” de produtos.

Variar o número de páginas, com um mix de itens coerentes ao objetivo e ao Target, além de preços diferenciados são um dos principais aliados para um tabloide campeão.

Por fim, a união do departamento comercial (compras) com o marketing da empresa é de grande importância. Em conjunto, podem desenvolver uma boa estratégia, levando em consideração a praça da ação, os concorrentes, entre outros fatores…

 

Imagem: Freepik


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