Como desenvolver um Tabloide Campeão?

Na busca de um material perfeito, muitos tem dúvidas quanto as melhores práticas para produzir um Tabloide Campeão. Com isso, listamos um passo a passo coerente e que pode contribuir e muito para que o seu impresso seja eficiente e se destaque frente aos demais. Confira!

1 – Passo:

Invista no mix de produtos. Quantidade e qualidade das imagens, além da estrutura para a produção do seu tabloide.


Se necessário for, contrate um profissional para a criação da arte e diagramação, ou então prepare o ambiente para a criação interna. Um bom computador, equipamento fotográfico ou um bom fotógrafo.

Em ambos os casos busque uma boa arquitetura das informações (claras e objetivas), o tipo de letra (fonte) mais coerente e adequado, ofertas especiais, oportunidades únicas… defina uma identidade para o seu tabloide.

Vale ressaltar que esse material é o seu cartão de visitas e logo estará nas mãos dos seus possíveis clientes. Portanto, apesar de se tratar de um material descartável e semanal, dê a necessária importância, surpreenda o seu cliente.

2 – Passo:

Separe os itens por departamentos. Entre a maioria das lojas, temos o seguintes setores:

  • Linha básico / mercearia
  • Macarrão
  • Matinais
  • Frios
  • Açougue
  • Peixaria
  • Bebidas
  • Perfumaria
  • Limpeza.
  • Bazar
  • Automóveis
  • Pet shop
  • Kids
  • Eletrônicos,

Estas são algumas das principais seções de um tabloide. Desta forma também, o consumidor encontra o produto com mais facilidade na área de vendas, ele se organiza através dos setores. Evite encartar uma grande quantidade para que dessa forma, não apresente um resultado final poluído.

Como desenvolver um Tabloide Campeão

3 – Passo

Feito a primeira prova (a base do seu tabloide), revise toda a parte ortográfica: acentos, pontuação, gramática… assim envie para a correção. Dessa forma, é sempre importante que alguém de fora (outro setor) veja o conteúdo do material desenvolvido.

Um designer às vezes habituado com a peça, acaba não percebendo alguns erros na diagramação ou ortográfia, por isso a importância em alguém de fora na contribuição dessa revisão.

4 –  Passo

Quanto ao preço: Atenção redobrada, esta é uma questão delicada e relevante, por isso todo o cuidado é pouco.

O código de defesa do consumidor faz com que toda a publicidade veiculada deva ser cumprida desde que haja estoque do produto, portanto, revise o material quantas vezes forem necessárias.

5 – Passo

Durante o período de revisão do tabloide, analise os preços e apelos utilizados pela concorrência. Afinal, um dois intuitos do material semanal é a busca pelos melhores preços e apelos. Esteja por dentro!

6 – Passo

Com as primeiras correções realizadas, analise cuidadosamente os últimos detalhes de fotos, preços e marcas. Certifique-se de que tudo esteja OK, para a impressão.

7 – Passo

No intuito de descaracterizar o tabloide apenas como uma peça de produto e preço, acrescente informativos, como:

  • Dicas de casa, saúde e beleza
  • Receitas de família para família.
  • Campanhas de saúde e conscientização.
  • Aniversário da cidade

Busque transformar o material mais humanizado e atraente. Dessa forma, crie um vínculo extra com o seu cliente e estreite a relação.

8 – Passo

Não deixe de investir na qualidade do papel para a impressão. Isso demonstra estudo, cuidado, adequação e identificação.

Seja coerente com o seu público, veja qual o material mais atraente. Lembre-se que a qualidade do papel reflete muito na percepção do cliente (lembre-se da dica do cartão de visitas).  Dica de papel para tabloide: Off-set, reciclato ou couché.

9 – Passo

Defina o alcance do tabloide. Identifique na sua cidade, o bairro e as regiões com a maior possibilidade de participação, invista dessa forma na tiragem certa.

Caso queira aumentar seu Market share (participação do mercado), analise sua tiragem e certifique-se que nos bairros próximos, se o material está sendo distribuído. Seja coerente com o mix ofertado e classe social no qual estará distribuindo. Analise e aproveite as oportunidades!

10 – Passo

Deixe na entrada de sua loja os tabloides estrategicamente posicionados para que todos os clientes que por ali passarem estejam cientes das ofertas e promoções. Dê um destaque na exposição dos itens anunciados na área de vendas (gôndolas).

11 – Passo

Faça mudanças e adapte-se: Em conclusão, sinta como está sendo a participação do tabloide, faça ajustes se necessário. Sugira destaques e box temáticos, renove apelos que trouxeram resultados, estude no dia a dia como está a conversão do seu tabloide campeão.

 

Por fim, e se precisar de um help, escreva para a gente.

 

Imagem: @Freepik

 

 


7 thoughts on “Como desenvolver um Tabloide Campeão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.