Visual Law no Varejo. Você conhece? Aprenda agora – Sobre Varejo
Que tal uma maneira mais simples de entender temos jurídicos e geralmente tão complicado para leigos? Conheça agora o Visual Law no varejo.
Visual Law no Varejo
Muitas áreas de atuação estão passando por uma alta transformação digital. No Direito, por exemplo, essa mudança vem facilitando a compreensão da informação tanto para leigos quanto aos profissionais da área.
Neste sentido, o Legal Design e o Visual Law surgiram para beneficiar o usuário, tornando as informações mais acessíveis, claras e objetivas. Sua aplicação nos documentos jurídicos tornam os conceitos mais simples, com maior usabilidade e democratização.
Escritórios como o MLA – Miranda Lima Advogados, utilizam a ferramenta na prestação de serviços aos seus clientes, em diferentes setores da economia.
O varejo
Na área do varejo, por exemplo, esta nova forma de comunicar informações jurídicas pode trazer inúmeros benefícios.
Dentre estes, podemos citar, mais clareza na delimitação das responsabilidades e obrigações nos contratos (voltados tanto ao público consumidor quanto aos lojistas); e maior compreensão dos termos jurídicos, auxiliando na prevenção da judicialização das questões entre os envolvidos nas relações com os shoppings, por exemplo.
E quando é impossível evitar a judicialização, algumas ações judiciais versam sobre assuntos bastante sensíveis e complicados, como ações de prestação de contas e envolvendo acidentes. Esses temas certamente se beneficiam de uma abordagem mais visual e intuitiva, facilitando seu entendimento.
A Sócia e head de Inovação e Tecnologia do MLA, Sabrina Creder, destaca que, quando se trata de comunicar informações legais, o Visual Law vem para facilitar a compreensão de documentos jurídicos.
“O Legal Design e o Visual Law, chegaram para democratizar o Direito. Eles podem ser utilizados em instrumentos contratuais em geral, peças processuais ou até mesmo, em contratos de locações entre as administradoras de shopping centers e lojistas”, destaca.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.
Deixe as dúvidas ou sugestões para os próximos artigos.
Um abraço de toda a equipe!
Por: Carolina Motta.
Imagem: @ali_production