Receita Deliciosa Bruschetta com Tomate e Manjericão

Ah bruschetta, este aperitivo clássico italiano é uma maneira perfeita de combinar os sabores de tomates maduros, manjericão fresco, alho e azeite de oliva. Pense nisso como uma explosão de sabor e amor na torrada!

Antes de mais nada, recebemos essa receita por um de nossos leitores (Carlos de BH), testamos, e não poderíamos deixar de compartilhar. A receita é muito fácil de preparar.


Em síntese, é apenas uma mistura de: Tomate picado, balsâmico, manjericão e alho, misturado com fatias escovadas de azeite na baguete, torrada ou pão rústico.

Receita Deliciosa Bruschetta com Tomate e Manjericão

Ingredientes Bruschetta:

  • 6 ou 7 tomates maduros.
  • 2 dentes de alho picados.
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem.
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico.
  • 6-8 folhas de manjericão fresco, em fatias finas ou picadas.
  • 3/4 de colher de chá de sal marinho, à gosto.
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino, à gosto.
  • 1 pão francês, baguete ou pão italiano.
  • 1/4 de xícara (60 ml) de azeite.

* Para fatiar as folhas de manjericão, empilhe e enrole como um charuto. Em seguida, faça fatias finas de uma ponta à outra do charuto de manjericão.

Modo de Preparo:

1.  Primeiramente, escalde e descasque os tomates: deixe ferver 2 litros de água. Da mesma forma, à medida que a água estiver aquecendo, faça cortes rasos em um padrão cruzado nas pontas dos tomates (isso facilitará a retirada da casca).
Assim que a água estiver fervendo, retire a panela do fogo. Coloque os tomates na água quente e escalde por 1 minuto.

Posteriormente, retire com uma escumadeira e deixe descansar até esfriar o suficiente para aguentar descascar. Em seguida, retire cuidadosamente as cascas de tomate. Recorte a base do caule com uma faca.
Corte os tomates em metades ou quartos e esprema a maioria dos sucos e sementes.


2.  Pré-aqueça o forno a 450° F (230° C) você vai utilizar a base (rack) superior do forno.

3.  Pique os tomates, misture-os com alho, azeite, vinagre, manjericão, sal e pimenta:

Processos:

Finalmente, pique os tomates e coloque-os em uma tigela média. Misture o alho picado, 1 colher de sopa de azeite virgem extra e o vinagre balsâmico.
Da mesma forma, misture o manjericão em fatias finas e adicione sal e pimenta do reino moída, acrescente sal à gosto. “Note que os tomates adoram sal, dessa forma pode ser necessário adicionar mais do que o esperado”.

4.  Prepare as fatias de baguete: Use uma faca de pão para cortar a baguete na diagonal.

Pincele um lado de cada fatia com azeite de oliva (uma escova de pastelaria ajuda) e coloque o azeite de oliva em uma assadeira.
As fatias de baguete vão reagir melhor na prateleira superior do forno, então você pode precisar trabalhar em lotes para dourar todas.

Quando o forno atingir 450 ° F (230 ° C), coloque as fatias no forno na prateleira superior e leve ao forno por 5 a 6 minutos até dourar levemente nas bordas.

 Se quiser, pode torrar as fatias de pão sem revesti-las primeiro com azeite. Brinde-os até dourar levemente dos dois lados. Em seguida, corte um dente de alho ao meio e esfregue sobre um lado da torrada. Em seguida, pincele com azeite.

5.  Por fim, sirva o pão torrado com a mistura do tomate.

Coloque o pão torrado em uma travessa, com o lado do azeite voltado para cima (o azeite ajudará a criar uma barreira temporária para impedir que o pão fique encharcado com os tomates picados).
Sirva as tostas com uma tigela da mistura de Bruschetta de tomate ao lado, assim as pessoas podem se servir, ou então você pode cobrir cada fatia individualmente.

Bom apetite!

 

Imagem: @Timolina

2 thoughts on “Receita Deliciosa Bruschetta com Tomate e Manjericão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.