O que é inadimplência? Aprenda Agora – Sobre Varejo

Sabia que em nosso calendário existe o dia do endividado? Sim, ele é “comemorado” (não né?), mas ele acontece no dia 16 de Outubro. Pensando nisso pensamos no artigo de hoje: O que é inadimplência?

Atualmente, se você está com aquele bolinho atrasado saiba que você não é o único, são mais de 60 milhões de Brasileiros inadimplentes. Isso representa muita gente, não é não?


o que é inadimplência

O que é inadimplência?

No dicionário, a palavra inadimplência significa o descumprimento de uma obrigação financeira: é quando o pagamento não é realizado no prazo previsto em contrato. Em outras palavras é aquele famoso boleto vencido.

Não pagou? Está inadimplente!

O nome pode ser até complicado mas a sensação é fácil de entender: Ninguém gosta de ficar devendo, isso é fato. Mas ó, ao contrário do que muita gente pensa estar endividado não é a mesma coisa do que estar com o nome no SPC ou Serasa não, viu?

Não são todas as pessoas que possuem dívidas que estão na inadimplência. Ou seja, tem aquele temido “nome sujo”. Quer saber o porque? A gente explica:

Possuir dívidas é o mesmo que inadimplente?

Antes de pedir para registrar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, tipo o SPC e Serasa, a empresa para quem você deve ainda te dá uns dias para resolver a situação.

A maioria delas até te avisa e te dá uma chance de pagar a dívida, antes de mandar o seu nome para esses órgãos.


Entretanto, se após esse prazo você ou a pessoa que possuir dívida não paga, aí não tem como te defender.

Dessa forma, o seu CPF fica com restrição, e aí sim você está inadimplente.

Depois disso, vem aquela dor no coração que só quem deixou uma continha sem pagar entende. Não é fácil a vida de pagador de boleto, não é mesmo?

Quais são os riscos da inadimplência?

Preste atenção nesse tópico porque a lista de desvantagens de ser inadimplente é bem longa viu.

Para começar: Quanto mais tempo você fica devendo, mais juros você paga pela dívida. Quem é que gosta de pagar juros? Ninguém!

E as consequências não param por aí.

Depois de ter o seu nome negativado o mercado entende que você não é um “bom pagador” e começa a usar alguns mecanismos para te punir. Isso funciona como uma forma de punição por não ter pagado a conta.

A partir daí, fica muito mais difícil conseguir crédito, empréstimos, fazer qualquer financiamento, abrir conta em banco… é só dor de cabeça, viu?

Sem contar que o seu Score diminui a cada contra atrasada ou negativada.

Para deixar de ficar inadimplente o passo é simples, pague as suas dívidas.

Entretanto sabemos que atualmente a situação está um pouco difícil e que as vezes é necessária uma ajudinha para regularizar a sua situação. Que tal conferir o nosso artigo para conseguir uma renda extra?

Caso queira conferir a situação do seu CPF, consulte aqui.

Esperamos que tenham gostado da nossa matéria. Comente e compartilhe!

Boa sorte na sua saúde financeira e abraço de toda a nossa equipe.

Imagem: @pressfoto


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *