MarketingPrincipal

O que é design thinking? Aprenda Agora – Sobre Varejo

Olá turma do blog sobre varejo, hoje vamos falar sobre um assunto que a cada dia ganha mais espaço, e que, apesar de uma tendência, muita gente não sabe o que significa. O que é design thinking? Aprenda agora!


o que é design thinking

O que é design thinking?

Ele se trata de uma metodologia que surgiu justamente para ajudar no desenvolvimento de novas soluções, sempre pensando no cliente.

Seja na praticidade e simplicidade, buscando oferecer um produto responsivo e intuitivo. Facilitando assim, a navegação de um amplo grupo de indivíduos.

Ou seja, a ideia é pensar, navegar e agir como o cliente. Criando soluções que hajam aderência, desenvolvendo-se através da realidade do consumo: hábitos e comportamentos.

Essa técnica é muito indicada para quem está desenvolvendo um negócio inovador, seja ela uma start up, marketplaces, software como serviço, info-produto, e-commerce… diversas possibilidades digitais em geral, o design thinking é muito metodologia muito utilizada.

Por isso é muito importante que você realmente coloque-a em prática.

Quais os processos e etapas do Design Thinking?

O processo é bem simples: Ele se resume praticamente em quatro etapas:


  • Imersão. Aqui você deve entender realmente quem é o seu cliente, seus hábitos e comportamentos. Mapear todo um perfil e deixar claro com quem você está se comunicando. Pesquisas, visitas de campo, entrevistas e feedbacks são super importantes. Uma verdadeira imersão com aquele público.
  • Ideação.  Na imersão entendemos melhor sobre o cliente, (seus anseios, problemas, desejos, comportamentos) baseado nisso aqui vamos buscar soluções e respostas que podem (e devem) contribuir para a solução. Nesta etapa a criatividade e a funcionalidade falam mais alto. Uma busca incessante para validar as ideias e trazer algo bom e diferencial para o target acima estudado. Técnicas de brainstorm (tempestade de ideias) são bastante utilizadas nesse processo.
  • Prototipação. Nesta terceira etapa você deve filtrar as ideias obtidas e realmente prototipar, ou seja colocar em teste em experimentos para realmente comprovar se aquela tese previamente elaborada é eficaz ou não. Para realizar esse teste você pode utilizar o MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável), se realmente existe algum “desejo, necessidade” no segmento, e mais do que isso, se a sua solução atende à isso, ou seja, oferece essa solução.
  • Desenvolvimento. Comprovado nas etapas anteriores a relevância desse produto, aqui se inicia o desenvolvimento dele. Os processos vão ganhando forma e estrutura, amadurecendo, validando e efetivando o projeto ou produto. No processo anterior consideramos que você já testou o seu produto através do MVP, agora é hora de padronizar, produzir e imergir o produto para o segmento/clientes.

Em conclusão

Por fim, o design thinking vai te ajudar em todos esses processos, é uma metodologia muito utilizada por grandes empresas, inclusive por muitas start-ups. Esperamos que você consiga colocar em prática.

Caso tenha qualquer dúvida, escreva aqui para a gente!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe as dúvidas ou sugestões para as próximos artigos.

Um abraço de toda a equipe!

Imagem: @freepik

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *