Como vender no Mercado Livre? Aprenda agora! – Sobre Varejo

Olá pessoal, tudo bem? hoje preparamos um conteúdo muito interessante para quem pensa em vender pela internet: Como vender no Mercado Livre? Senta na poltrona, e vem com a gente.

Você que conhece ou já vem observando o Mercado Livre, (talvez já tenha inclusive até feito alguma compra) o objetivo desse artigo é como você pode utilizar esse MarketPlace (Mercado Livre) para vender, e quem sabe começar o seu negócio sólido, duradoura e lucrativo.


como vender no mercado livre

O Mercado Livre

O Mercado Livre é um site (na realidade um Marketplace), ou seja, ele funciona como um intermediador de vendas.

Isso na prática funciona como um shopping online, onde cada vendedor (pessoa, empresa) anuncia o seu produto através de um cadastro e posicionamento.

Posteriormente esse produto anunciado é comprado por alguém, no caso, milhares de compradores que ali navegam diariamente.

Por fim, ao realizar todo o processo a conclusão que se tem é: você compra o produto de uma pessoa/empresa e não do Mercado Livre.

Mas, como eu faço para vender no Mercado Livre?

Primeiro Passo: Inscrição

A primeira coisa que você precisa fazer é um cadastro no site. Preencher corretamente todos os dados.

“O mercado livre é uma das principais portas de entrada para o mundo do ecommerce”.

Você que por exemplo, pensou em vender pela internet: Montar uma loja, ou até mesmo vender através das mídias sociais provavelmente deve ter se deparado com alguns desafios. Se você está começando agora também pode se deparar com os mesmos:

Audiência, conteúdo, engajamento, e por aí vai…

No Mercado Livre, esse trabalho de audiência já é realizado por ele próprio, ou seja: ele já possui um bom alcance, e milhares de acessos e pessoas interessadas em comprar diariamente.

Por isso, você enquanto seller (vendedor) acaba se beneficiando disso.

Não interessa necessariamente o tipo de produto que você pretende vender (afinal atualmente muitos produtos têm demandas para compra e venda).

Com isso, quando você define, planeja e prepara a venda do seu item, provavelmente na plataforma já existirá milhares de pessoas interessadas.

Por fim, o grande desafio dentro do Marketplace Mercado Livre, será você alcançar um bom posicionamento nas buscas. Ou seja, fazer com as pessoas encontrem o seu cadastro/produto/ anúncio, não dos outros (os concorrentes).

O que significa tudo isso: Que qualquer um pode começar no Mercado Livre.

Ressaltando que todos que ali iniciam e começam de baixo, aos poucos. Aproveitando aqui, alguma demanda reprimida de um tipo de produto, ou uma demanda expressiva de um específico nicho ou outro.

O ponto é o seguinte: Você precisa definir o nicho de mercado para você começar, entender quais são as tendências do Mercado Livre e começar a fazer o/os cadastros.

Segundo Passo: Cadastro

Um ponto importantíssimo a partir daí, depois que você faz a sua inscrição e decide o que você vai vender é você ter um cadastro muito bem detalhado do seu produto.

Uma descrição muito bem feita, fotos de alta qualidade, vídeo (se possível) e é claro: Um preço competitivo.

Esse último item é fundamental, porque obviamente ali dentro tem concorrência. E falando de preço, o Mercado Livre vai te entregar uma série de benefícios para você e para o seu cliente, por exemplo:

Ao anunciar um produto você tem que se preocupar praticamente só com o preço competitivo, atrativo para o seu cliente. O Mercado Livre por sua vez vai oferecer opções e maneiras de pagamento e parcelamento:

Existem por exemplo a possibilidades do seu cliente pagar em 12 vezes com juros, assim como 12 vezes sem juros (o que é um grande atrativo hoje em dia). Mas como isso acontece?

Na hora de você cadastrar o seu anúncio você vai ter duas opções de anúncios para você escolher: O anúncio Clássico e o anúncio Premium.

Na modalidade de anúncio clássico você possui menos visibilidade comparada aos anúncios premium, e além disso o seu cliente não consegue o parcelamento de 12 vezes sem juros.


Já na modalidade premium, você possui todos os atrativos: Maior visibilidade e relevância nas buscas e parcelas com 12 vezes sem juros.

Por fim, tente imaginar qualquer produto que você queira vender colocando-se no lugar do seu cliente:

Você está na página de busca e se depara com vários anúncios e vendedores, um tem a opção de parcela em 12 vezes com juros enquanto o outro em 12 vezes sem juros, preços parecidos… qual é que te chama mais a atenção?

Valores das vendas

Um outro grande benefício que a plataforma vai trazer para você é relacionado a esse valor obtido com as vendas.

Quando você possui uma loja física (por exemplo) e você decide vender um produto em 12 vezes sem juros, você acaba recebendo esse mesmo valor efetuado parcelado, sabia?

Uma grande vantagem do Mercado Livre é que mesmo que um produto tenha sido parcelado você receberá integralmente, isso mesmo à vista! Ou seja, em alguns dias você já terá o valor disponível na sua conta Mercado Pago.

O processo de Envio

Seguindo os processos: Nosso cliente comprou, e agora? Como fazemos para enviar o produto?

Será necessário fazer um contrato com os Correios? Procurar por uma transportadora?

Aqui vem mais uma outra grande vantagem do Mercado Livre, e é referente ao processo de envio. O mercado de envios.

Ou seja, automaticamente o seu produto estará disponível para o cliente nessa modalidade. Esse é um sistema logístico criado pelo Mercado Livre em parceria com várias transportadoras no Brasil, onde o Mercado Livre vai direcionar esse pacote/ encomenda para a transportadora mais adequada dentro de sua malha logística.

Dessa forma, no momento da venda ele já acresce esse valor referente ao frete, seja para o cliente ou para você (se você optar assim no momento do cadastro, como por exemplo: Frete Grátis).

Assim, quando efetuada a venda do produto você receberá no seu email cadastrado no Mercado Livre, uma autorização de postagem que deve ser impressa e colada junto ao pacote/embalagem de envio e despachada na companhia de entrega.

Através dessa autorização de postagem (etiqueta) você tem todos os dados para acompanhamento da mercadoria, como o código de rastreio.

Quando e encomenda chega ao cliente, em até dois dias você é notificado do recebimento e automaticamente você recebe o valor do seu produto vendido.

Quanto Custa anunciar no Mercado Livre?

Para anunciar no Mercado Livre não é necessário pagar nenhum tipo de mensalidade assim como nenhum outro tipo de investimento. Ou seja, você pode começar a vender sem investir um único real.

O modelo de negócio do Mercado Livre funciona através de comissionamento através das vendas realizadas.

Você se lembra quando citamos acima sobre as formas de anúncios? Clássico e Premium?

Pois é, através delas estão concentrados os ganhos/retornos do Marketplace.

Para os anúncios Clássicos existe um percentual estabelecido, a comissão varia entre 11% a 19%, isso varia muito entre os segmentos de vendas.

Já na modalidade Premium, isso varia entre 15% a 19% , sendo que a maioria das categorias esse percentual é praticamente fixado em 16%.

No momento da venda, o Mercado Livre já desconta esse valor (retém) do montante que ele tem para te repassar posteriormente.

Muitos questionam sobre esses valores e porcentagens: Será que realmente vale a pena?

Se levarmos em consideração todos os benefícios que o Mercado Livre proporciona em troca, podemos afirmar que sim.

  • Site / Plataforma.
  • Audiência.
  • Volume de acessos diários.
  • Marketing.
  • Publicidade.
  • Facilidade de Pagamento/Recebimento.
  • Mercado de Envios.
  • Entre outros…

Vale frisar ainda assim o Mercado Livre é um excelente canal para quem está começando, se familiarizando com o e-commerce e o segmento de vendas online.

Ali, dá para sentir toda a energia e a emoção em volta dos processos e de cada venda realizada.

Há casos de quem começa a partir de casa, com poucos produtos para apenas estabelecer uma renda extra. Do mesmo modo, há aqueles que realmente se apaixonam pelos processos e fazem deste canal de vendas algo sério, ao ponto de se estabelecer como a principal fonte de renda.

Por fim: Quando falamos em vender no Mercado Livre, qual a primeira dúvida que vem na sua cabeça?

Imagem: @jcomp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *