Publicidade

O que é brainstorming. Aprenda agora – Sobre Varejo

Olá, galera do blog. No artigo de hoje vamos falar sobre: O que é brainstorming. Aprenda agora, e mais do que isso: comece a utilizar essa técnica e tenha novas ideias e soluções para o seu negócio.


O que é brainstorming

O que é brainstorming

A origem desse termo vem do inglês, brain (mente/cérebro) e storm (tempestade) ou seja, estamos falando sobre um termo que representa uma “tempestade de ideias”.

Atualmente, é muito provável que muitos já tenham participado dessa técnica, sem mesmo perceber ou notar.

Esse processo consiste em estabelecer novas soluções, ideias e perspectivas para um problema ou desafio que você está enfrentando. Seja dentro da empresa ou até mesmo no lançamento de um novo negócio, enquanto empreendedor.

Como fazer um brainstorming?

Há várias maneiras de se realizar esse processo. Entretanto, para atingir os melhores resultados possíveis é interessante uma reunião de brainstorming.

Nesta conversa, que pode ser acompanhada por diversas pessoas da sua equipe ou empresa (entre os mais variados setores), é definido um tema central, ou seja:

  • O que vai ser abordado?
  • Qual o desafio vamos enfrentar?
  • Qual o problema ou oportunidade que estamos discutindo?
  • Qual o contexto desse desafio?

Feito isso, (com o tema definido) o próximo é passo é a geração de ideias.

Esse processo pode ser realizados de várias maneiras:


  • Oral. Através de discussões expondo as opiniões (com moderadores para sempre intervir e direcionar para um caminho objetivo).
  • Escrito. Com uma folha em branco, escreva todas as ideias que vêm à sua mente referente ao tema estipulado. Você pode também definir um tempo para isso. Por exemplo: 5 minutos.

Em qualquer dos processos, é interessante que não haja julgamento.

Afinal, esse processo é apenas uma tempestade de ideias… o intuito não é privar as ideias e sim expô-las.

Registrando as ideias

Posteriormente o responsável pela reunião irá anotar e filtrar o que de interessante ali chegou e se apresentou.

Se necessário for, o próprio responsável pode argumentar ou questionar maiores informações sobre a ideia diretamente com o criador. Ou então, posteriormente entendê-la melhor com maior riqueza de detalhes.

Estabelecer ações e metas.

Com isso, é hora de colocá-la em prática. Analisar as melhores formas de tirar essa ideia de papel.

Testar, entrar em execução, verificar se realmente essa solução terá aderência… e se trará os resultados objetivados e esperados dessa ação.

Por fim, esse é o processo de brainstorming.

Esperamos que de alguma forma tenhamos ajudado, e que você consiga implementar isso na sua empresa. Invista nesse processo, às vezes grandes ideias chegam de onde você nem imagina!

Boas vendas!

 

Caso tenha qualquer dúvida, escreva aqui para a gente!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe as dúvidas ou sugestões para as próximos artigos.

Um abraço de toda a equipe!

Imagem: @tirachardz

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *