Hipervarejo ou Hipermercado. Tudo o que você precisa saber

Apesar da proximidade entre as palavras, Hipervarejo ou Hipermercado podem corresponder à significados completamente distintos.

Tudo depende da forma como você utiliza o termo para se expressar:


hipervarejo ou hipermercado

Hipervarejo ou Hipermercado?

Se a idéia inicial é se referir à um grande supermercado, o termo correto deve ser  hipermercado.

Essas grandes lojas caracterizam-se pela estrutura e dimensão em sua estrutura.

Do mesmo modo, a palavra supermercado pode ser considerado um termo generalista deste segmento. Dessa forma um hipermercado, seria uma variante ou um modelo (tipo) de supermercado.

Como característica dessas lojas, temos:

  • Estacionamento próprio.
  • Área de vendas acima de 2000 metros quadrados.
  • Layout de loja diferenciado (priorizando os produtos não alimentares na entrada).
  • Variedade de produtos não alimentares.
  • Lojas de Apoio.
  • Maior estrutura e variedade entre as opções de produtos.

Pensando nesse conflito de termos, preparamos algumas definições:

Minimercado – O foco das vendas são os produtos alimentares, como por exemplo: carnes, cereais, frutas e produtos de higiene, perfumaria e limpeza.

Supermercado – Vende praticamente os mesmos ítens do minimercado. No entanto, as dimensões na estrutura de loja, quantidade e variedade de produtos e clientes são maiores.

Hipermercado – Atua como o supermercado, contudo alguns ítens extras como magazine (acessórios e roupas) também são comercializados.


 

Utilizando o termo Hipervarejo

A princípio, pesquisamos muito sobre o tema, no entanto, não encontramos nenhuma referência bibliográfica com esse termo no Brasil.

Em outros países a palavra é utilizada para enquadrar a venda de ítens que vão além do tradicional em supermercados e lojas retails (varejos). Como por exemplo: peças para carros, tinturas para casa, ítens de decoração entre outras variedades. O mesmo pode ser referir a um complexo de lojas varejistas. Um ambiente muito parecido com as galerias (se nos referirmos ao Brasil), onde em um mesmo ambiente você encontra variedades de lojas e possibilidades de compras.

Atualmente no Brasil, há quem utilize para designar grandes lojas (como o caso dos hipermercados) porém representado por grandes comércios ou indústrias varejistas.

Afinal, a junção das palavras hiper e varejo representam uma unificação entre medida, tamanho e segmento.

Exemplo: “Você viu a empresa que vai inaugurar aqui na nossa cidade? Ainda não sabemos qual é a marca, mas dizem ser uma híper loja, um híper varejo”.

Dessa forma, Hipervarejo corresponde à grandes estruturas físicas ou canais de venda relacionados ao segmento varejista (Marketplace).

 

Do modo geral, a diferença entre as palavras é que: Enquanto uma se refere a um canal físico do varejo, o hipermercado. A outra se refere ao segmento como um todo.

Esse segundo termo, o hipervarejo, é mais abrangente, complexo, e pode ser utilizado para se referir tanto à questões físicas quanto para questões abstratas, como por exemplo: alcance e visibilidade (Market Share e Share of Mind).

 

Por fim, vale ressaltar que o termo é incorreto quando utilizado para se referir à supermercados.

Agradecemos a leitura, e até a próxima. Um abraço.

 

Imagem: @freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.