Dicas para supermercados: Design – Sobre Varejo

Atualmente, o varejo tradicional é caracterizado com um layout mais rotativo e contínuo, são ofertas semanais (as vezes diárias) que oferecem conteúdo dinâmico e despertam o interesse através de sensações de oportunidades únicas. Entretanto, engana-se quem pensa que o design para supermercados não deve ser elaborado profissionalmente, com uma linha coerente, estudada e planejada em sua preparação. Confira as nossas dicas supermercados.

Dessa forma, nada como ofertar e receber um material de primeira, como por exemplo:


  • Uma fonte legível
  • Uma imagem do produto com qualidade, ressaltando as características dos ítes ofertados.
  • O cuidado com as imagens utilizadas no layout das comunicações (direitos autorais, resolução compatível, entre outros)…

dicas supermercados

No entanto, fato é que muitos supermercadistas e redes de supermercados se destacam justamente por essas questões. Se aliadas com um preço atraente e uma necessidade condizente ao público alvo, torna-se uma comunicação imbatível.

Alguns pontos devem ser considerados. Pensando nisso, preparamos algumas dicas e conselhos para elevar o nível do material da sua empresa.

Está preparado para desenvolver um material campeão? Pois então, confira os tópicos abaixo:

Dicas supermercados: Fontes para varejo

Para muitos supermercados, as fontes fazem parte de um padrão na comunicação. Não é muito comum as empresas que mudam com frequência essa ferramenta, para definir ou padronizar uma, demanda-se testes e estudos.

Deve se levar em consideração o fator leitura e tamanho, ambos devem estar alinhados para que não haja nenhuma dificuldade e para que o leitor entenda com facilidade a mensagem na leitura.

Não existe uma regra padrão, entretanto a maioria das empresas utilizam fontes mais simples sem muitos efeitos na descrição e preços nos ítens. Nesta maioria, o campo destinado ao preço ganha um destaque, seja ele através do tamanho ou um bold” para ressaltar melhor a oferta.

Já os demais espaços na comunicação como os layouts, mensagens, cartazes, comunicações internas, entre outros. Tem autonomia para escolherem a fonte que melhor se adequa a mensagem da proposta, sejam elas: serifadas, scripts, manuscritas, entre outras. Em outros casos as fontes utilizadas são as fontes definidas no manual de identidade, estabelecendo um padrão em toda a comunicação da empresa.

Com base a um gosto extremamente pessoal, preparamos algumas fontes que particularmente apostamos, seja pela fácil leitura ou compreensão, seja pela estética apresentada: Confira:

 

Fontes:

  • Myriad Pro. Apesar de um tipo neutro, sua imensa família torna essa fonte versátil, se adequando na maioria das comunicações. Uma variação entre as variantes light e bold causam um efeito um tanto quanto interessante. Baixe aqui.
  • Avenit LT STL. Um tipo normal de fonte, resulta em efeitos para nomes de campanhas agradáveis, além de ser uma ótima opção para precificar os produtos. Contém uma característica mais Bold em sua composição. Baixe aqui.
  • Helvética. Foi por muito tempo a queridinha da turma do design gráfica, pela sua variedade também de adequa em diversas composições e geralmente eleva o nível do material com sua elegância. Sempre vale um teste no seu layout. Baixe aqui.
  • Amazone BT. Essa fonte traz um aspecto mais humano para o seu layout, é uma fonte manuscrita e se adequa muito para mensagens mais institucionais como por exemplo, datas comemorativas como dia da mulher, dia das mães e dos pais. Confira aqui.
  • Mark My Words. Oferece uma sensação manuscrita de uma assinatura ou letra de mão, funciona muito bem para “fechamento” de campanhas com um toque mais humano ao seu material. Baixe aqui.

Para o universo do varejo supermercadista essas fontes se adequam muito bem e com certeza, podem surpreender. Espero que contribua de alguma forma na sua comunicação. Deixe o seu recado e envie para nós um Feedback caso tenha utilizado em alguma material.

 

Dicas supermercados: Imagens dos produtos

Nada melhor do que receber um material com as imagens profissionais, embalagens cores e características que apresentam da melhor forma os produtos ofertados.

Ilustrações ou fotos de primeira produzidas em estúdios, podem contribuir na hora de persuadir o cliente na hora de definir a escolha entre um produto e outro.


Anteriormente essa prática não era tão comum, era apenas praticada por grandes redes, que se diferenciavam com a produção dos seus materiais e gerenciamento dos seus produtos.

Atualmente esse contexto mudou, várias empresas investem na apresentação pessoal dos seus produtos. Seja através de catálogos (impressos ou virtuais) que auxiliam na gestão de vendas, seja através de FTPs ou banco de imagens disponibilizados para as empresas para uma melhor apresentação dos itens ofertados.

A melhor forma de descobrir sobre as imagens dos produtos é através dos fornecedores. Isso por ser adquirido pela gestão comercial, disponibilizando através da negociação com os fornecedores os caminhos corretos para se conquistar essas imagens.

Isso beneficia ambos os lados, as empresa varejista que eleva o padrão do seu material e o comerciante, produtor, ou atacadista que divulga o propagada o melhor visual do seu material de vendas.

Vale ressaltar entretanto, que nem todas as empresas possuem essa material.

Ainda hoje muitas empresas não investem na publicidade e Marketing como necessário, neste caso cabe aos departamentos internos de marketing e publicidade atrair o melhor na captação da imagem (e tratamento) daquele produto a ser ofertado.

Como a lista de catálogos online para esses produtos com melhor resolução é imensa. Listamos apenas cinco dos maiores do setor:

 

Catálogo de ítens para download:

Catálogo Unilever: Unilever é representada por nomes do peso no cenário mundial. No Brasil as marcas mais conhecidas, são: Arisco, Ala, Axe, Brilhante, CIF, Clear, Close-Up, Comfort e Dove. Clique e confira.

Pepsico: Aqui uma variedade de produtos da linha Pepsi e toda a sua família de produtos, com exemplo: Gatorade, H2O, Kero Coco, Quaker, Toddy, Toddynho, Elma Chips, Ruffles, Doritos, entre outros. Confira

BRF: Composta pelas empresas. Sadia, Perdigão, Quali, Claybom, entre outras… Confira

Spaipa: Toda a linha Coca-Cola vêm daqui, Acesse o portal e tenha acesso as imagens de toda a família. Confira

Ambev: O gigantesco mix das cervejas brasileiras é administrado por essa companhia. Brahma, Skol, Stella, Bohemia, Antarctica saem daqui. Confira.

 

Do mesmo modo, vale ressaltar que a maioria desses catálogos precisam de um cadastro Pessoa Jurúdica (no caso o supermercado) para disponibilizar os downloads.

Portanto, converse com a equipe comercial e sinalize a importância desse material na sua propaganda. Boa sorte!

 

Dicas supermercados: Banco de imagens gratuitas.

Em um cenário ideal para a criação de uma campanha, sabemos da importância do design junto à criação publicitária. Para as isso, as imagens são de extrema importância.

Geralmente isso pode ser produzido ou adquirido através de: modelos, fotógrafos e uma equipe que auxiliará a produção do material.

Posteriormente estará nas mãos do design. Desenvolver, dar vida e finalizar as peças.

No entanto, atualmente sabemos que, especificamente no varejo há uma escassez no orçamento destinado à essas funções. Com isso, muitos apelam para os bancos de imagens gratuitos!

Seria errado? Acreditamos que não. Entretanto, as vezes as imagens encontradas fogem um pouco do escopo do planejamento de campanha. Nem sempre a mensagem chega com a ideia inicialmente proposta.

Isso porque as imagens, que representam boa parte da persuasão e assemelhação da mensagem, nem sempre “chegam lá”.

Especialmente com os bancos de imagens americanos. As vezes para algumas campanhas faltam um pouco de “brasilidade”, seja através das culturas, tons de pele e variedade nas imagens que o Brasil têm e se diferencia por isso.

Porém, pensando em contribuir de alguma forma, separamos alguns links que oferecem imagens gratuitas.

Vale se atentar se alguma delas pede por direitos autorais, caso positivo, cite no seu material a fonte encontrada (pode deixar em pontes pequenas, apenas para constar).

Dessa forma, busque por imagens que valorize o seu comércio, eleve o padrão estético do seu material, e apresente a sua empresa da melhor forma possível.

Confira:

 

Por fim, aproveite todos os tópicos que destacamos. Temos certeza que em pouco tempo seu material estará cada dia mais profissional, efetivo em com ótimas conversões!

Comente, compartilhe e deixe a sua opinião. Muito Obrigado!

Imagem: @rawpixel.com


One thought on “Dicas para supermercados: Design – Sobre Varejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *