Dicas de Brincadeiras com as Crianças em Casa

Antes de mais nada, muitos de nós estamos nos adaptando a um “novo normal”. Com isso, desprendemos mais tempo em casa com nossos filhos. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de Brincadeiras com as Crianças.

Dessa forma, fornecemos idéias de atividades para manter seus filhos ocupados e ajudar a reduzir o estresse.


Confira abaixo, algumas idéias para incentivar a brincadeira independente das crianças. Experimente aquelas opções que podem ser adequados para sua família e deixe-nos saber o que está funcionando, comentando suas experiências. (se quiser aparecer no Instagram no Blog, coloque a Hashtag #brincandosobrevarejo).

Dicas de Brincadeiras com as Crianças em Casa

Traga os livros para perto

Aqui estão algumas idéias novas para incentivar um tempo de qualidade com os livros:

Zonas de leitura: se você tem uma criança pequena ou em idade pré-escolar que ainda não está lendo de forma independente, configure uma pequena “zona de leitura” em sua casa, assim elas possam sentar e virar as páginas vendo as fotos por conta própria.

Torne-o especial adicionando alguns travesseiros ou bichos de pelúcia e incentive as crianças a “fingir” que administram sua própria biblioteca ou escola.

Se você possui um leitor independente, agora é uma boa hora para configurar uma área de leitura com seus livros de capítulos favoritos, novelas gráficas ou histórias em quadrinhos.

Tente ler algumas de suas histórias em quadrinhos ou contos depois que as crianças estiverem na cama. Não só pode ser divertido para você – mas também pode gerar conversas interessantes com seu filho!

 

Brincadeiras com as Crianças: Dê uma missão às crianças

As crianças adoram uma missão: desafie seus filhos a inventar seu próprio mundinho!

Peça que eles criem uma livraria, consultório veterinário, salão de beleza ou estação espacial no quarto. Faça orientações sobre quais materiais podem ser usados, é claro. Incentive o uso criativo de cobertores, bichos de pelúcia ou papel de construção.

Depois, peça para que você faça um tour pelo mundo que construíram!

Essa tarefa é melhor para crianças em idade pré-escolar e mais velhas, que podem planejar e realizar uma idéia por 30 minutos ou mais. Dessa forma, pode dar aos pais uma visão fascinante das preferências, pensamentos criativos, aspirações e até as preocupações de seus filhos. Observar o que está na mente do seu filho pode facilitar à calma, o controle da frustração ou a ensiná-lo a fazer as coisas sem a ajuda de um adulto.

 

Brincadeiras com as Crianças: Ocultar brinquedos pela casa

Encontre um grupo de brinquedos que seu filho adora – mini dinossauros, figuras de animais, bonecos de ação – e esconda-os em lugares engraçados pela casa (não no banheiro, por favor!).

Coloque-os em lugares e alturas que você acha que seu filho conseguirá encontrar com um pouco de esforço e mire em algumas configurações surpreendentes para provocar risadas (por exemplo: esconder insetos falsos em lugares propícios). Dê a seu filho um recipiente para recolhê-los e que tal oferecer uma prenda no final da tarefa?

 

Brincadeiras com as Crianças: Faça as tarefas divertidas

Trabalhando em casa, você provavelmente ainda precisará fazer algumas tarefas domésticas, como cozinhar ou lavar roupa.

Muitas crianças resistem em ajudar se usarmos a “linguagem de demanda” (“Está na hora de fazer isso…” “Você precisa fazer isso …”), e são mais receptivas se você o fizer de brincadeira. Por exemplo: Finja estar no seu programa de culinária favorito, falando sobre seus ingredientes ou a herança de sua família enquanto você cozinha.

Escreva a receita (mesmo para algo básico como sanduíches) e peça ao seu filho que pegue os ingredientes e decida o que virá depois “depois de lavar as mãos!” . Uma pequena bagunça é boa em troca do orgulho que seu filho sente por fazer algo.

Para o trabalho doméstico, use seu espírito competitivo (“Vamos ver quantas meias você pode combinar em 2 minutos!”ou: “Aposto que você não pode varrer todo aquele corredor!”) você pode estar está treinando-os… (“Vou lhe ensinar o segredo de arrumar as camas!”). Aceite a ajuda imperfeita e bagunçada do seu filho.

As crianças mais velhas podem gostar do desafio de fazer o almoço para toda a família, ela pode escrever um menu com o prato do dia e receber pedidos. Basta contudo, que vocês aceitem o produto final (almoço) seja ele, um pouco amador, desleixado e nem tanto saboroso, mas com muito amor!

Desenvolva o que absorve a atenção do seu filho

Algumas crianças adoram fingir varrer, outras adoram desmontar eletrônicos antigos, outras vão desenhar e rabiscar por uma hora.

Tente identificar quais tipos de atividades práticas mantêm a atenção de seu filho por 20 minutos ou mais. Dê a eles, oportunidades para fazer essas coisas próximas a você enquanto você trabalha.

“Para o meu filho mais novo, fizemos um “laptop” falso em uma pasta de papel pardo, para que ele pudesse “trabalhar” ao meu lado algumas vezes.” disse Martha Junqueira, 42 anos. BH

 

Definir limites de tempo de tecnologia realista

É claro que não é necessário proibir totalmente a tecnologia durante esses períodos em casa, mas estabelecer limites para a TV ou o videogame.

Por quanto tempo e o que eles poderão assistir?

Priorize tarefas ou programas escolares que ajudem a ensinar sobre emoções (por exemplo). Quando o tempo da tecnologia terminar, programe algo interessante logo após, para que assim eles tenham uma transição mais fácil.

Se eles puderem desligar a TV ou tablet sem reclamar, elogie-os pelo incrível autocontrole da tecnologia!

Por fim, escreva para a gente e relate se alguma das ideias funcionou, vamos adorar receber a sua mensagem e isso nos motiva a buscar cada dia mais novas fontes de inspiração e contribuição.

Imagem: @Freepik

 

 


One thought on “Dicas de Brincadeiras com as Crianças em Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *