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Oportunidades para o varejo no fim do ano em nove passos.

Oportunidades para o varejo no fim do ano: Nove passos para preparar o varejo e aproveitar a Black Friday, Copa do Mundo e o Natal.


Executiva da Inwave destaca nove pontos importantes para que o seu empreendimento evite perda de tributos durante a Black Friday.

  • Otimistas, entidades do varejo acreditam que vendas devem aumentar em pelo menos 12%.

Oportunidades para o varejo no fim do ano

Oportunidades para o varejo no fim do ano

Outubro de 2022 – O fim de ano se aproxima e com ele, duas das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday e o Natal. Se tudo correr dentro do planejado, são dois momentos em que o varejo vende acima do normal. Neste ano, a Black Friday ainda coincide com a Copa do Mundo e de acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Varejo (ABV), as três datas comemorativas devem aumentar as vendas em 12% em comparação ao primeiro semestre deste ano gerando cerca de R$ 20 bilhões para a economia.

Para receber todo esse volume de consumidores, que aliás, estão mais criteriosos, uma vez que a inflação em alta tem impactado o poder de compra, uma boa estratégia é essencial.   “Evitar perdas, estar com a loja preparada e segura, o estoque em dia e o atendimento afinado são necessidades básicas do varejista que quer ir bem no final do ano”, explica Vanessa Urbieta, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Inwave. A executiva elencou algumas dicas para preparar o comércio visando a prevenção de perdas e o consequente aumento da lucratividade do negócio aproveitando essas três últimas grandes datas do ano.


  • Se necessário contratar uma equipe temporária para garantir as vendas deste período, é importante que seja montada com antecedência, para que possa estar inserida no dia a dia da loja, compreendendo quais são as práticas comuns da equipe fixa e suas estratégias tanto de venda, quanto de processos internos, especialmente os que envolvem a prevenção de perdas.
  • Para toda a equipe (fixa e temporária), o atendimento preventivo e prestativo deve ser reforçado. É importante que o cliente se sinta notado. Ter sempre um funcionário por perto para auxiliar no que for preciso, além de garantir um bom atendimento, previne a ocorrência de furtos.
  • Devido ao aumento do fluxo, o apoio da tecnologia se torna ainda mais importante. No caso de soluções conectadas IoT, o acompanhamento online do status de cada equipamento facilita esta gestão, garantindo que todas as tecnologias para segurança e prevenção de perdas estejam 100%. Caso a loja não conte com soluções conectadas, é recomendada uma revisão dos hardwares localmente.
  • É importante o varejista acompanhar se os itens PAR (Produtos de Alto Risco) estão sendo etiquetados e desativados no caixa, até levando-se em consideração a sazonalidade (produtos novos na lista, nesta época do ano).
  • Verificar o estoque de acessórios antifurtos utilizados em seu estabelecimento. Com o aumento da circulação de mercadorias, provavelmente será necessário o aumento dos itens de proteção de mercadorias como as etiquetas antifurtos.
  • Tecnologias como EASiGuard (EAS inteligente integrado ao CFTV da loja) e o EASiCash (monitoramento de frente de caixa) que fornecem dados integrados às imagens são de extrema relevância para mapear as possíveis vulnerabilidades que “colaboram” com os furtos e tratar rapidamente. A identificação das causas das perdas e a ação corretiva imediata é ponto fundamental na estratégia de redução de perdas.
  • No caso do EASiGuard, os clipes de vídeo vinculados aos alarmes das antenas permitem a compreensão do modo de operação dos furtantes. Além disso possibilita a auditoria dos profissionais que devem estar nas portas das lojas (fiscal, segurança muitas vezes terceirizados), analisando se existem períodos de ausência, acompanhando a sua atuação neste período de grande fluxo, para garantir que sigam os procedimentos estabelecidos pela rede.
  • No caso do EASiCash, o monitoramento da frente de caixa permite identificar a causa das perdas, seja por erros – dando subsídios para treinamento da equipe; seja por fraudes ou conluios – permitindo atuar na raiz do problema.
  • Outro ponto a destacar é que o uso da tecnologia, nesta época do ano (grande movimentação) promove também o melhor aproveitamento da hora-homem, ou seja, produtividade dos colaboradores, pois já direciona (pela imagem, pela hora exata) onde a equipe de prevenção de perdas deve “atacar”.

Sobre a Inwave

Empresa brasileira desenvolvedora de soluções em tecnologia para o varejo. Com clientes na América Latina e na Europa, as soluções são 100% conectadas e utilizam tecnologia IoT com o intuito de ampliar os resultados das lojas físicas através da redução de perdas, aumento das vendas e melhoria da experiência de compra do shopper. Entre as principais soluções estão as antenas antifurto inteligentes, câmeras de trilhos, monitoramento de frente de caixa e lockers inteligentes. Além de disponibilizar os equipamentos, especialistas da Inwave fazem um acompanhamento constante dos dados gerados pelas soluções auxiliando os varejistas com insights para melhorar o desempenho das lojas. Com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa é reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços por atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atendendo a Processo Produtivo Básico (PPB). Entre os clientes estão o Grupo SBF, Americanas, Atacadão, Carrefour, Dom Atacadista, Verona Supermercados, Riachuelo, Lacoste, Pernambucanas, Drogarias Tapajós, Drogarias Venâncio e Drogarias Globo.

Artigo por: Luane Shimamuku
Core Group.

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