O que é Yuzu? Saiba tudo sobre essa fruta Oriental – Portal Sobre Varejo

Atualmente essa fruta com origem no leste da China vem ganhando cada dia mais espaço. Afinal: O que é Yuzu? Confira tudo abaixo.

Com a aparência de um limão ou uma laranja, as características dessa fruta também são bastante similares as frutas mencionadas: ácida (similar a tangerina/laranja), possui casca grossa e com bastante aroma.


O que é Yuzu

Notamos um enorme volume de pesquisas sobre essa fruta, e decidimos através desse artigo explicar um pouquinho dela para vocês: História, benefícios, terapias, entre outros. Vem com a gente?

 

A fruta Yuzu na cultura asiática

Os primeiros registros da origem do Yuzu, possuem mais de um milênio, quando naquele momento a fruta foi encontrada nas terras tibetanas e chinesas.

Logo em seguida, ela foi levada e comercializada ao Japão e à Coreia. Lá passou a ser utilizada enquanto um ingrediente culinário, farmacêutico, terapêutico e aromático (através dos banhos quentes).

Esse fruto é originário da família das laranjas, toranjas e limões. Ou seja, mesmo sendo uma fruta cítrica não possui muita dificuldade de cultivo em diversos ambientes climáticos (inclusive as regiões mais frias com invernos mais intensos).

Suas árvores são pequenas, quase arbustos… e o fruto apresenta uma casca áspera e diversa, não mantém uma padrão redondo (é irregular), sua coloração pode ser amarelo e verde (depende do tempo de colheita). Diferente dos limões e laranjas, com o Yuzu, a coloração que certifica a sua maturidade é inversa, ou seja: Amarela para o fruto verde e a coloração verde para o fruto maduro.

 

O sabor do Yuzu e seu aroma complexo

Comparado ao limão, ou seja, uma combinação ácida e azedinha (assim com outros exemplos: laranja, tangerina, uva), essa fruta no consumo asiático dificilmente é consumida sozinha. Dessa forma, parte da sua utilização é na composição de sabor, uma alquimia culinária que utiliza de suas propriedades para compor pratos e receitas tradicionais ou contemporâneas.

Entre exemplos de utilização temos:

  • Raspas finas da fruta para compor um xarope utilizando açúcar e mel.
  • Matéria prima para remédios naturais contra gripes e resfriados.
  • Bebidas alcoólicas como licores e vinhos.
  • Vinagres de Yuzu (especificamente no Japão).
  • Molho próprio e muito saborosa de frutas cítricas.
  • Molho de pimenta.
  • Sobremesas como bolos.
  • Entre outros…

Como podem notar a sua variedade é extensa e seu sabor apurado e destacado pode seguir em diversas linhas culinárias e terapeuticas.

A fruta Yuzu na América

Na cultura ocidental, a chegada da fruta aconteceu por volta dos anos 2000. Tudo se inicia pelos Estados Unidos, utilizando em algumas receitas a nota da fruta.

Funciona inclusive muito bem para tempero de carnes brancas, frutos do mar, molhos diversos, entre outros pratos.

Entre as bebidas oferece um sabor ácido e refrescante, um mix entre laranja e limão.

Já nas sobremesas traz todo o que toque e sabor que um bom bolo de limão e laranja já oferecem… Imagina consumir um com os dois sabores?

 

A fruta Yuzu na Europa

Outro momento importante para o conhecimento mundialmente, foi a sua chegada na Europa.

Lá a fruta passou a ser inserida na composição de bebidas, como por exemplo: cervejas, licores, refrigerantes, entre outros.

Outro ponto importante da fruta é a utilização da sua casca como decoração e enfeite em receitas. Geralmente utilizam a fruta cortada em tirinhas, seca ou natural, podem servir em um coquetel, ou em um acompanhamento de um prato, apresentando aquele toque cítrico especial.

Além disso, vale frisas a sua utilização enquanto terapia. Seja através de remédios e xaropes caseiros, seja através do seu poder aromático.

 

A utilização da fruta Yuzu enquanto terapia

Rica em antioxidantes, fibras e claro, vitamina C. Essa fruta pode exercer um grande papel no cuidado da sua saúde. Alinhada a uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis os ganhos são imensuráveis.

Voltando à cultura asiática, o óleo através de banhos termais é conhecido enquanto uma tradição milenar. Pode ser utilizado também para hidratar a pele.

O contato dessa fruta (pedaços) na água quente libera o seu perfume, pode ser colocado diretamente na água em ou bolsas ou sacos. O objetivo desses banhos é relaxamento e o bem estar, melhorar a circulação sanguínea, proteger o corpo contra gripes e resfriados, e por fim, o cuidado da pele.

Ficou curioso em conhecer essa poderosa fruta? Nós já testamos e aprovamos!

 

Esperamos que tenha gostado. Para ver outros conteúdos clique aqui. Comente e compartilhe.

Deixe também suas dúvidas ou sugestões.

Um abraço de toda a equipe!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *