O que é uma Startup? Aprenda tudo agora. Sobre Varejo
Fala pessoal, tudo bem? Hoje vamos conversar sobre: O que é uma Startup. Esse termo já muito utilizado e que a cada dia ganha mais espaço.
As startups vêm ganhando a cada dia mais relevância no Brasil desde 2010, atualmente é possível notar a quantidade de projetos já em prática e ainda em um crescimento exponencial. Podemos enquadrar inclusive como um novo modelo de negócio do século.
O que é uma Startup?
Muitas pessoas se referem a um modelo de negócio ou empresa de tecnologia em fase inicial. Ou seja, você ainda está desenvolvendo ou começando a desenhar e trazer maturidade à ideia.
Entretanto, não é necessariamente isso. A definição do termo é mais conceito onde um grupo de pessoas busca modelos de negócios repetível e escalável em um ambiente de extrema incerteza. Isso sim, podemos considerar enquanto uma startup.
Posteriormente é possível analisar acima de tudo o crescimento consolidado (scale-up), e o modelo de negócio validado.
Essa prática de negócio surgiu no Vale do Silício (USA) e teve como precursores, relevantes nomes como: Steve Blank, Erick Ries, Steve Jobs.
De forma prática podemos considerar um modelo tecnológico prático, atual e que vem de encontro com o formato atual de sociedade, por isso a atualidade conta tanto.
Seja para contribuir no dia a dia, facilitar alguma prática cotidiana, ou até mesmo para instaurar uma necessidade não existente e aparecer enquanto o software de solução.
Ficou complicado? Vamos explicar melhor:
Quais as características de um startup?
- Uma presença extremamente forte da tecnologia e inovação.
- A busca por escalabilidade de repetitividade. Por ser repetível é possível usar a tecnologia para oferecer esse software ou projeto de uma maneira muito mais ampla e acessível, apenas necessitando da internet.
- Utilização web, nuvem, praticidade e formatos intuitivos e responsivos. Ou seja, sem muita dificuldade e complexidade ao manusear. Oferecer uma boa e simples experiência ao usuário.
- Software oferecido como serviço, Market place, streaming (estilo Netflix), redes sociais (como o Facebook e instagram).
Então, são os maiores e principais modelos de negócios adotados nas práticas de startups. Sempre utilizando a tecnologia a internet para distribuir essa “contribuição” ou “facilidade” para o público alvo do projeto.
Além disso, as startups são flexíveis, inovadoras, afinal estão presentes em ambientes de extrema incerteza, muitas vêm com a proposta apenas de melhorias e atualizações de um projeto, enquanto outras vêm com o intuito de inovar.
Apresentar a solução para algum problema contemporâneo, ou simplesmente uma maneira mais simples e prática para resolver velhos problemas ou questões.
Esses projetos não se limitam a um formato de criador. Podem ser desenvolvidas individualmente, ou, através de um grupo de pessoas, a até mesmo por uma empresa.
Quais os tipos e exemplos de Startup?
- SaaS: Software as a Service (Programa como um serviço). Como exemplo temos: Evernote, Conta Azul, além de outras startups de tecnologia que oferecem seus serviços em nuvem para contratação das empresas ou consumidores finais.
- Marketplace: Enquanto exemplos desse tipo de negócio, temos: Mercado Livre, Ubber. Um canal de serviços ou produtos que conecta vendedores ou prestadores de serviços com clientes finais.
- Redes Sociais: Instagram, Facebook, Tik Tok, esses que normalmente se baseiam nas relações sociais e nos anúncios enquanto base de retorno financeiro. Atualmente é um dos modelos mais desafiadores tendo em vista a quantidade de adeptos aos mais tradicionais canais.
- Assinaturas: Uma plataforma de assinaturas mensais que te oferece pacotes de entretenimento. Pode ser áudio e vídeo, ou música. Como exemplos temos: Netflix, Spotify…
Por fim, esses são alguns modelos de negócios para você se inspirar ou simplesmente entender.
Em conclusão, esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.
Deixe as dúvidas ou sugestões para as próximos artigos.
Um abraço de toda a equipe!
Imagem: @rawpixel.com