Notícias

Dislexia. Um relato aberto e sincero – Sobre Varejo

Dislexia, até a própria palavra soa assustadora. Bem, foi assim comigo há muitos anos.


Eu sempre me perguntei por que eu tinha dificuldade em ler na escola e nunca quis ler em voz alta. Eu não tinha ideia de que era uma deficiência que realmente poderia ser tratada.

Dislexia

Como muitos de vocês, eu tinha ouvido a palavra dislexia, mas não tinha certeza do que significava. Então vamos começar com a definição:

Dislexia. O que é?

“A dislexia é uma condição que afeta de 15% a 20% da população, de acordo com a Associação Internacional de Dislexia. (1) É uma deficiência de aprendizagem baseada na linguagem que envolve muitos sintomas diferentes. Embora não possa ser curado, certamente pode ser tratado, e o tipo de tratamento que um indivíduo recebe depende do tipo de dislexia que está enfrentando”.
Isso também não me ajudou muito. Eu sabia por experiência própria que era uma dificuldade de aprendizagem, o que eu não sabia é que existem diferentes tipos de dislexia.

Dislexia. Minha história. por Cláudia Martins (editora).

Era meu último ano na faculdade quando um dos meus orientadores me perguntou se eu era disléxico. Eu disse a ele que não fazia ideia, mas com certeza explicaria muita coisa. Embora eu não tivesse problemas com números e fosse realmente muito proficiente em leitura de matemática e ortografia, sempre foi uma luta.


Eu soletraria a palavra foneticamente, o que seria bom se houvesse “verificação ortográfica” enquanto eu frequentava a escola. Em vez disso, tive que memorizar tudo. Eu lia as passagens várias vezes para ter certeza de que poderia pronunciar as palavras antes de ser chamado na aula. Na escola eu poderia me preparar principalmente, mas era na igreja que eu tinha uma ansiedade terrível. Eu não me voluntariava para ler as escrituras em voz alta e morria de medo quando perguntada. Eu tentava recusar educadamente, pelo menos até que alguém começasse e eu pudesse procurar o próximo verso.

Depois de ser perguntada pelo meu professor, fiz um teste e descobri que realmente era disléxico. A forma da minha dislexia é chamada de dislexia de superfície, que às vezes é chamada de dislexia visual porque os indivíduos com essa condição têm dificuldade em reconhecer palavras pela visão. É importante ter em mente, porém, que a dislexia geralmente não envolve um problema de visão – é causada por uma diferença na maneira como o cérebro de uma pessoa reconhece letras, números e palavras. É importante notar que a dislexia pode imitar problemas de visão. Qual é a razão pela qual eu não fui diagnosticada no ensino médio. Disseram-me que eu tinha problemas de visão mesmo depois de um exame de vista, porque eu misturava as letras. Sorte que eu não usei os óculos pois alterariam minha visão.

Conscientização

Então, por que tudo isso sobre a dislexia?

Ainda é uma das deficiências mais não diagnosticadas e agora tem o mês de outubro dedicado à conscientização.

Portanto, se você sempre teve dificuldade em ler ou misturar letras ou palavras, ou se tem filhos com esse problema. Por favor, não espere para ser testado. Quanto mais cedo você for diagnosticado, mais rápido poderá ser tratado.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.

Deixe também suas dúvidas ou sugestões.

Por fim, um abraço de toda a equipe!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *