Diferença entre Atacado e Varejo
A questão pode parecer simples, mas muitos ainda têm essa dúvida. Afinal, qual a Diferença entre Atacado e Varejo?
A diferença entre esses dois formatos de comércio se resume à grosso modo pelo público alvo destinado para cada um.
Enquanto o atacado se caracteriza pela venda de grandes quantidades de produtos para empresas , o varejo é o oposto. Nele, são pequenas quantidades (unidades) repassadas para o consumidor final.
Ambos são essenciais e constituem dois arranjos de distribuição na cadeia de suprimentos.
Hoje, vamos descrever as diferenças significativas entre atacado e varejo:
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Significado de Atacado
- Uma unidade de comércio em que se negocia produtos em alta escala (quantidade).
- Grande parte do seu objetivo é revender os produtos.
- Seu público alvo geralmente são empresas, e revendedores como por exemplo: Supermercados, depósitos, distribuidoras (PJ – Pessoa Jurídica), entre outros…
- Devido ao alto volume de compras, seus preços são mais baixos.
É um tipo de negócio em que as mercadorias são compradas dos produtores (fábricas) pelos atacadistas em grandes lotes. Posteriormente, o volume é dividido em lotes comparativamente menores.
Finalmente, eles são re-embalados e revendidos para outros canais de vendas (varejo).
Para iniciar um negócio (empresa) de atacado, existe um enorme requisito de capital, pois o tamanho da empresa (estrutura) assim como o seu capital é, na maioria das vezes grande!
Vale ressaltar também, que não há tantas flexibilizações quanto às formas de pagamento (diferente do varejo).
O preço do produto no atacado é menor (até 50% a menos que o varejo), assim como os impostos reduzidos no processo de compra e venda.
Os atacados podem ser: Os próprios supermercados (com bandeira atacado), hipermercados, cooperativas, associações, instituições, restaurantes, sistemas online, ou empresas que desenvolvem o sistema de afiliação caracterizando-se assim atacado.
Significado de Varejo
- Varejo ou comércio varejista significa: Uma unidade de comércio em que se comercializa produtos individuais ou em pequena escala (quantidade).
- Grande parte do seu objetivo é a venda dos produtos para o consumo, dessa forma ao cliente final.
- Seu público alvo são pessoas físicas, os clientes.
- Os preços dos produtos comprados individualmente ou em pequenos lotes são relativamente mais altos. (Entre 30 e 50% dos valores praticados no atacado).
O varejista é o intermediário entre atacadistas e o cliente. Eles compram os bens dos atacadistas e os revendem.
Os preços dos produtos comprados individualmente no varejo são mais altos por algumas razões:
- O custo pela inserção do produto em uma loja: Logística, controle de perdas, estoque, e até a publicidade como incentivo de vendas.
- Outros gastos referentes à estrutura física de onde o produto está inserido (loja): Aluguel das instalações, salário dos trabalhadores, gastos mensais da loja física …
- Sistema tributário que acresce diversos impostos sobre os produtos destinados aos consumidores finais.
Ainda assim, a margem de lucro dos produtos no varejo é relativamente alta, comparada ao valor de compra (através do canal atacado).
No varejo, o consumidor final tem uma flexibilização quanto às formas de pagamento. Com isso, e possível fracionar o pagamento, através do parcelamento com o cartão de crédito (prática não muito comum, nos atacados).
Os varejistas podem ser: Supermercados, padarias, lojas de conveniência, farmácias…
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Principais diferenças entre atacado e varejo
Confira abaixo alguns pontos que detalham as diferenças fundamentais entre o comércio atacadista e o varejista:
- Atacado significa: a venda de mercadorias em grande quantidade, menor preço (ou preço de fábrica) e menos impostos.
- A prática de vender mercadorias para consumidores finais em pequenos lotes (ou unidade) é conhecido como Varejo.
- O atacado cria um elo entre o fabricante e o varejista, enquanto o varejo cria um elo entre o atacadista e o consumidor final.
- Existem grandes diferenças entre o preço praticado no atacado e no varejo. Essa diferença pode chegar até a 50%.
- No varejo, os consumidores finais (clientes) pode escolher livremente os produtos, o que não é possível em grande parte no comércio atacadista, desde que se escolha por lotes variados.
- No atacado, o requisito de capital é maior do que no varejo. Isso de deve ao volume de compras.
- A localização da empresa é de extrema importância no varejo, já no atacado, não é o fator mais relevante. Ex: produtores rurais, associações online.
- Durante a venda dos produtos no varejo, a aparência da loja e a exibição dos itens expostos devem passar uma boa impressão, atraindo dessa forma cada vez mais clientes. Entretanto no atacado, não existe esse tipo de necessidade.
- Não há muita exigência de publicidade no atacado. Já no varejo, a publicidade se faz necessária e é muito bem aceita para atrair a atenção dos clientes e compartilhar a prática de preços e promoções.
- No atacado, há uma concorrência moderada.
- No varejo, há uma maior concorrência. Por isso, é muito importante a relação com o cliente, transformando o ato de comprar em uma grande e prazerosa experiência!
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Imagem: @Coffeekai