Dicas varejo: O sucesso no comércio varejista – Sobre Varejo
Dicas varejo: Como atrair, converter e reter o cliente? Sobretudo nesse momento de desaceleração do consumo, em que o consumidor aumenta a sua busca por preços e promoção.
Atualmente o pequeno varejo se pergunta: O que fazer para contornar essa busca por preço e promoção já que eles não possuem tanto poder de compra e negociação. E agora?
Embora, com um menor poder de compra e negociação, os pequenos varejistas têm a favor fortalezas que são atributos relevantes na relação com o cliente.
A proximidade.
Esse é o atributo número um no ranking da escolha do canal. O pequeno varejo contribui e faz parte do dia a dia de seus consumidores, além disso possui também maior agilidade para a tomada de decisão.
Do mesmo modo, o proprietário na maioria das vezes está à frente na gestão do negócio, o que permite estabelecer um relacionamento sustentável, duradouro e personalizado.
Aliás é o atendimento, o principal fator de retenção do cliente. Então, o que fazer para atrair, engajar, converter e reter o cliente?
Com certeza a resposta não será a briga por preço e promoção.
Dessa forma, confira abaixo algumas dicas para que os pequenos varejistas tenham e alcancem sucesso em seus empreendimentos:
Dicas para ter sucesso no comércio varejista.
Tenha clareza na sua estratégia. Defina exatamente o que você quer entregar ao seu cliente. Esta será a sua promessa de valor, por exemplo: Será preço, será promoção, sortimento (variedade), serviços. Para que então, você possa entregar sua proposta de maneira consistente.
Conheça o seu cliente. Saiba o que ele deseja encontrar na sua loja, qual é a razão pelo qual ele escolheu você. Com isso você pode personalizar as suas ações.
Execute sua promessa de maneira ímpar. Ou seja, com excelência.
Inove, diversifique sua oferta de produtos e serviços. Nunca deixe faltar algo que seja relevante ao seu cliente, por exemplo:
Supomos que você tenha um perfil de cliente mais velho. O que fazer para engajar esse cliente no processo de compra?
- Ofereça produtos específicos voltados para a saúde,
- Para pele, cuidados e hábitos saudáveis e naturais, entre outros…
- Cuide sempre para facilitar o processo de compra do seu público. Neste caso por exemplo: Uma simples alteração com letras maiores nas etiquetas podem facilitar a leitura, o processo de compra e toda a experiência.
- Personalize o seu atendimento.
Mantenha sua loja organizada e sinalizada. Coloque os produtos alinhados e expostos de acordo com as necessidades do seu público, por exemplo:
Limpeza da casa, limpeza do banheiro, produtos para o café da manhã. Com isso, você estará oferecendo soluções específicas ao cliente além da chance de poder vender mais substancialmente através de compras casadas.
Dicas Extras para o sucesso no varejo.
Tenha uma comunicação simples, objetiva e direcionada. A objetividade e a simplicidade são primordiais e facilitam a engajar o cliente e o processo de decisão.
Ofereça um atendimento diferenciado e personalizado. Esse sim, será o seu grande diferencial, por exemplo:
- Ofereça serviços de entrega domiciliar.
- Ofereça apoio ao seu cliente para que ele tenha certeza da melhor compra.
- Estabeleça uma relação mais próxima, pessoal. Chame-o pelo nome sempre que possível.
- Apresente ao seu cliente produtos que você sabe que ele gosta, mas que não necessariamente ele está lembrando de comprar.
Desenvolva novas habilidades gerenciais. Para que com isso, você possa realmente ter um direcionamento e tomar decisões com maior assertividade.
Estabeleça controles mais efetivos. Controles esses: de vendas, do ticket-médio, das margens. Dessa forma, você garante resultados mais efetivos.
Pense grande. Não é porque você é um pequeno empresário que você não pode realmente crescer e buscar por diferenciar-se. Pense nisso, com certeza os resultados virão.
Esperamos que de alguma forma o nosso conteúdo possa ajudar e contribuir de alguma forma com você.
Por fim, deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.
Um abraço.
Imagem: @benzoix