Dicas e ideias para ter a sua horta em casa
Neste período de quarentena, muitos tem buscado uma forma alternativa de passar o tempo, começar algo novo, ler bons livros, buscar uma terapia alternativa. Que tal uma horta em casa?
Recebemos aqui no blog alguns e-mails sugerindo um artigo sobre ideias ou dicas para se ter um espaço orgânico em casa. Além de deixar o ambiente decorado, mais lindo e vivo, funciona muito bem com a integração com a natureza. Reafirmar e consolidar todos os cuidados necessários para o desenvolvimento da horta.
Onde colocar a horta?
A horta é importante estar localizada onde haja iluminação natural, dessa forma, normalmente os temperos e ervas preferem e se desenvolvem melhor em áreas ensolaradas.
Uma dica: Faça a sua horta em cachepots altos ou vasos, assim você consegue movimentar a planta conforme a necessidade. Geralmente hortas no chão (estáticas) por exemplo, funcionam melhor com a agricultura.
Para quem tem animais: é importante que os vasos estejam elevados, dessa forma evitam futuros problemas com os pets.
O que plantar na horta?
Normalmente hortaliças como o alface, são mais complicadas para o cuidado. Sugerimos para começar, as horas de temperos e chás. Além de serem mais fáceis, você não precisará de grandes espaços, ou seja, você consegue adequar a sua horta em pequenos espaços.
Utilizando um exemplo, podemos destacar o alecrim. O Alecrim é uma erva que adora o sol, e para a mesma erva você não precisa de grandes espaços, dessa forma ele cresce com muita facilidade sozinho e você não precisa regar com frequência.
O Manjericão além daquele aroma singular e delicioso também é muito fácil para ser plantado: Também é uma planta que adora o sol, e precisa ser regado apenas entre duas ou três vezes durante a semana.
Entre as outras variedades de plantios, temos a família dos chás, por exemplo: Capim limão (que apesar de parecer com um mato) possibilidade chás deliciosos, e a hortelã, que também se destaca pelo seu aroma e sabor incomparável.
Quanto às ervas de temperos, como a salsinha, cebolinha, prefira comprar pronto: Para quem está começando, elas não proporcionam certa facilidade no plantio e manuseio, prefira em uma segunda etapa quando já estiver compreendendo melhor toda a arte.
Quanto aos temperos fáceis de se plantar temos por exemplo o orégano, o tomilho, a sálvia. São fáceis de cuidar e de se desenvolver.
Qual o cuidado que a horta me exige?
Apesar de parecer super fácil, o cuidado da horta requer certa atenção:
- Deve ser adubada no período de pelo menos 03 meses.
- Importante que a horta seja orgânica, para que posteriormente você possa consumir.
- Adubar apenas com material orgânico (humus de minhoca ou adubo natural)
- Aproximar as plantas uma das outras, utilizar a luz e a sombra de cada uma delas em favor do desenvolvimento e proteção.
- Objeto de plantio (cachepots ou vasos) com pelo menos 15 a 20 centrímetros, (espaço apropriado para o plantio e desenvolvimento).
Nada como preparar os seus pratos ou suas refeições e ter disponíveis elementos e temperos naturais e orgânicos à sua disposição.
Cuidados:
Se o intuito da horta for o consumo dos produtos, recomendamos que não seja utilizado nenhum pesticida ou veneno que não seja o natural, o mesmo vale para os adubos. SEMPRE EVITE A QUIMICA.
Atualmente é possível notar a presença das hortas ou plantas funcionais em um formato mais estético dentro do paisagismo, assim é possível que você planeje uma horta, um pomar.
Enriqueça a estética da sua casa com hortas, valorize o seu jardim e nada de esconder as suas plantas. Apresente, dê destaque.
Entre as opções de cachepots, muitos são reaproveitáveis e oferecem um espaço considerável para o plantio: uma caixa de madeira, um pneu velho, garrafas pet, aqui a criatividade pode ganhar vida.
O mais importante é: O objeto deve ter pelo menos de 15 a 20 centímetros de tamanho (espaço para que possam crescer). Afinal, vasos ou cachepots muito pequenos não oferecem espaço para que as ervas ou temperos se desenvolvam.
A montagem do vaso ou cachepot:
- Espaço adequado.
- Drenagem adequada (fure os vasos),
- Para a drenagrem cubra o fundo com pedrinhas ou argila expandida.
- Coloque a terra com bastante matéria orgânica.
- Coloque a planta (tome o cuidado para não quebrar ou esfarelar principalmente aquele “torrão”, material terroso em volta da planta, ali está constituído as raízes e a vida da planta.
Tome nota: Para quem tem espaço e busca uma erva que possa se desenvolver e crescer, indicamos o alecrim.
O Alecrim é uma das mais resistentes ervas, não necessidade regar muito, e pode ser plantado direto no chão como se fosse um arbusto.
Ele pode crescer até 1 metro, destaca-se o seu aroma e perfume e com isso evita que alguns tipos de moscas e mosquitos apareçam próxima a residência.
Além da horta, existem várias maneiras de se ter uma casa bonita, sustentável e o melhor de tudo, gastando pouco! Confira aqui 13 maneiras incríveis
Tome nota!
Quer saber mais sobre sustentabilidade? Confira aqui 13 ideias incríveis para a sua casa.
Imagem: @user6713661