O importante papel da Publicidade e Propaganda no Varejo
Como expressar todos os objetivos e valores da sua empresa personificados através de uma mídia? Como atingir seus objetivos de uma maneira consistente e profissional? Essas questões não parecem simples, tão pouco fáceis de realizar. Entretanto justifica a total importância da Publicidade e Propaganda no varejo.
Faz mesmo diferença a Publicidade e Propaganda no varejo?
Engana-se quem acredita que o público não se importa com a apresentação. Que a maior vantagem é sempre à cerca dos dos preços, ofertas e promoções.”Vamos colocar uma imagem qualquer, e está tudo bem”, oi?
Os profissionais de design e comunicadores sociais de publicidade e propaganda, são geralmente os responsáveis por esses estudos.
Sim, estudos. E por trás de uma simples peça publicitária (folder, folheto, cartaz, banner…) há diversas conceitos, estudos, horas de trabalho. Sempre pensando na melhor entrega, a combinação entre: imagem, redação, cores, fontes.
Antes de mais nada, quando nos referimos a um layout, saiba que nada ocupa o seu lugar por acaso. Dessa forma, todos os elementos se complementam.
A coerência entre eles é de suma importância e o objetivo é sempre atingir o melhor resultado daquela estratégia planejada.
Geralmente, são necessários vários exemplos até que alguma das opções, enfim traga a vida e o sentimento necessário para aquela peça. Um conjunto de estudo, objetivo e coerência pelo objetivo proposto.
Quais os melhores apelos?
As direções são abrangentes. Há um mundo de possibilidades.
Podemos desenvolver:
- Peças institucionais voltadas à família, educação e respeito.
- Peças promocionais com sensações de compre agora e oportunidades única.
- Lúdicas voltadas à reflexão e fantasia, memória afetiva, entre outras.
E quais são os benefícios da Publicidade e Propaganda no Varejo?
- Geração de fluxos de clientes: Muitas campanhas objetivam ampliar a demanda dos consumidores para visitas à loja.
- Venda de produtos: O mote publicitário pode ser direcionando à venda direta de produtos, nesses casos, as promoções. Venda de produtos selecionados, vendas casadas, promoções especiais, giro de estoque, liquidação, etc.
- Imagem da loja: A propaganda institucional resgata valores regionais/comuns e visa a divulgação de uma imagem positiva da sua empresa (Share of Mind). Aproxima os polos entre cliente e empresa e agrega valor à marca.
- Profissionalismo: As maneiras mais coesas e sólidas para se chegar ao objetivo, desenvolvimento e crescimento da loja através de pesquisas, estatísticas e ações. Além da apresentação um material publicidade fino, criativo. Sempre buscando as melhores saídas.
Como citado anteriormente, a forma como você se apresenta aos seu cliente, tem uma relação direta ao que ele te representa.
Dessa forma, quanto melhor, mais profissional e coerente for a sua comunicação, mais credibilidade e confiabilidade você ganha. Ainda que seja simplesmente um material impresso por exemplo, até uma propaganda de TV.
Atualmente, entre as principais e tradicionais mídias para o varejo temos:
Tabloide de ofertas, banner, flyer, folder, cartazes, mobiles, woobler, adesivo de frente de caixa, spot, jingle, VTs, além é claro das ações em redes sociais.
Essas mídias podem ser utilizadas individualmente ou, em conjunto, complementando-se.
Por fim, as ferramentas acima são: Possibilidades disponíveis para que o planejamento publicitário desenvolva o melhor caminho para se encontrar o público alvo. Ou seja, atingir o objetivo proposto.
Os conceitos e as ações de propaganda
A propaganda promocional (busca a venda direta). O foco deste mote (tema) gira em torno dos produtos comercializados pela empresa. Seus preços, novas coleções, estilos etc.
A propaganda institucional não visa à venda direta, mas à promoção da imagem da empresa e/ou seus produtos. Evidentemente, o objetivo é o de realizar vendas futuras, fazendo o cliente lembrar-se da empresa quando necessitar.
A propaganda cooperativa, se classifica quando os varejistas dividem as despesas da propaganda. Ou seja, quando algum atacadista patrocina uma parte da ação dividindo os custos de produção entre os demais anunciantes.
Kotler (2000) finaliza o assunto, expondo que os varejistas utilizam uma grande gama de ferramentas de comunicação para gerar tráfego e compras. Colocam anúncios, fazem liquidações, emitem cupons de descontos e promovem freqüentes programas de recompensa aos compradores, distribuem amostras de alimentos nas lojas e cupons nas prateleiras ou caixas. Cada varejista deve utilizar ferramentas de promoção que apóiem e reforcem o posicionamento de sua imagem.
Imagem: @luis_molinero