O que é Marketing? Porque ele é tão importante? – Sobre Varejo
Por que é importante: o que é marketing?
Por quê explicar o que é marketing e como ele é usado?
Quando você ouve o termo “marketing”, o que vem à mente?
Com base no que você sabe sobre o assunto no momento, que palavra você usaria para descrevê-lo? Reserve um momento para anotar. Voltaremos a ele em breve.
O marketing é uma ferramenta usada por empresas, organizações e pessoas para moldar nossas percepções e nos persuadir a mudar nosso comportamento. Esse ação mais eficaz usa uma estratégia bem projetada e uma variedade de técnicas para alterar a maneira como as pessoas pensam e interagem com o objeto em questão. Quando menos eficaz faz com que as pessoas se desliguem, sintonizem ou nem percebam.
Por que você deveria se preocupar com marketing? Ele é uma força muito presente na sociedade moderna e pode funcionar incrivelmente bem para influenciar o que fazemos e por que o fazemos. Considere estes pontos:
O marketing vende produtos.
O marketing muda a forma como você pensa sobre as coisas.
O marketing muda o comportamento.
O marketing cria experiências memoráveis.
O marketing altera a história.
O marketing pode usar uma variedade de elementos para moldar percepções e comportamento: palavras, imagens, design, experiências, emoções, histórias, relacionamentos, humor, apelo sexual etc. E pode usar uma ampla variedade de táticas, desde publicidade e eventos até ações sociais, otimização de mídia e mecanismo de pesquisa. Freqüentemente, o objetivo é vender produtos, mas como você pode ver nos exemplos acima, o objetivo de qualquer esforço de marketing específico pode ter pouco a ver com dinheiro e muito mais a ver com o que você pensa e faz.
Quando estudar estes artigos, você terá um entendimento mais amplo de marketing além dos comerciais de TV e outdoors e daqueles anúncios pop-up irritantes nos sites que visita. Você aprenderá como ver o marketing pelo que ele é. Você aprenderá como ser um consumidor inteligente e um usuário inteligente de técnicas de marketing quando a necessidade delas surgir em sua vida.
Volte para a palavra que você anotou para descrever o marketing no topo da página. Agora que você teve um pouco mais de exposição ao conceito, que palavra lhe vem à mente para descrever “marketing”? É a mesma palavra que você escolheu antes ou você está começando a pensar de forma diferente?
Fique atento para mais!
Próximos artigos:
Definição e estratégias.
Identifique evidências de marketing na vida cotidiana.
Demonstrar uma compreensão clara do conceito de marketing.
Descreva o papel do marketing na construção e gestão de relacionamentos com clientes.
Descreva como diferentes tipos de organizações, como organizações sem fins lucrativos, empresas de produtos de consumo (B2C) e organizações business-to-business (B2B), usam o marketing.
Explique como o marketing cria valor para o consumidor, a empresa e a sociedade.
Contribuição:
CONTEÚDO LICENCIADO CC, ORIGINAL
Por que é importante: o que é marketing? . Fornecido por: Lumen Learning. Licença: CC BY: Atribuição
Captura de tela das recomendações do unicórnio da Amazônia. Fornecido por: Lumen Learning. Licença: CC BY: Atribuição.
CONTEÚDO LICENCIADO CC, ATRIBUIÇÃO ESPECÍFICA
Pessoas começam a poluição. Fornecido por: Ad Council. Localizado em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:People_Start_Pollution_-_1971_Ad.jpg#/media/File:People_Start_Pollution_-_1971_Ad.jpg.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS CONTEÚDO
IKEA Big Sleepover. Fornecido por: IKEA UK. Localizado em: https://youtu.be/YMJD53fxihU. Licença: Todos os direitos reservados. Termos da licença: licença padrão do YouTube.
Comercial – Anúncio da eleição de Reagan 1984 (Bear in the woods). Autoria de: jpspin2122. Localizado em: https://youtu.be/KQNBNiXGMiA. Licença: Todos os direitos reservados. Termos da licença: licença padrão do YouTube
Melhor Comercial de SEMPRE !. Autoria: loveallaroundyou. Localizado em: https://youtu.be/OAlyHUWjNjE. Licença: Todos os direitos reservados. Termos da licença: licença padrão do YouTube.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe.
Deixe também suas dúvidas ou sugestões.
Por fim, um abraço de toda a equipe!
Imagem: @rawpixel.com