Linha Fitness nas Gôndolas dos Supermercados
Atualmente no Brasil, é visível o aumento de lojas especializadas e a inclusão de suplementos alimentares (Linha Fitness) nas gôndolas de supermercados e farmácias.
O segmento cresce assim como novos hábito de alimentação. Setores e produtos de linha Health (saúde) ganham cada vez mais espaço.
Se o diferencial de um bom varejo é reunir todas as tendências e necessidades em um único canal de compra, porque esse segmento deveria ficar de fora?
O que são suplementos alimentares?
São produtos utilizados para suplementar a sua alimentação, que por diversos motivos pode e deve ser melhorada. Além dos próprios suplementos temos, as bebidas e os alimentos funcionais como alternativa conciliadora. Eles contribuem para uma vida mais saudável em meio ao ritmo frenético da sociedade moderna.
Eles podem ser ingeridos e acompanhados por uma imensa gama de pessoas, de acordo com o estudo, e a necessidade de cada paciente.
Não são só os jovens adultos que estão na mira das empresas de suplementação alimentar, afinal, já se foi a época em que suplementos eram dirigidos para esportistas e fisiculturistas.
Quem mais pode utilizar a suplementação?
Idosos, gestantes, alérgicos, portadores de necessidades especiais e muitos outros grupos, cujas demandas por produtos funcionais é parte de uma realidade diária. Já tem seu nicho em franco desenvolvimento, com opções cada vez mais qualificadas.
Os tipos mais comuns são aqueles para complementar a alimentação, como o whey protein, o cálcio e a vitamina D. Também há a linha de termogênicos, por exemplo.
Os canais de distribuição também são os mais variados: farmácias, lojas especializadas, supermercados e até mesmo o e-commerce.
Dados mais recentes mostram a tendência de continuidade, e esta perspectiva de crescimento chama a atenção de empresários e investidores.
Quem ganha com isso? Todos! Quem produz, quem revende e quem, por fim, consome.
Uma pesquisa feita em 2017 pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) mostrou que 54% dos brasileiros toma ou já tomou suplementos alimentares.
No Brasil, existem mais de 130 marcas de suplementos e em 2017 o setor movimentou R$ 1,9 bilhões.
Atualmente, existem suplementos para engordar, emagrecer, ganhar músculos, melhorar a pele e o cabelo… Os mais diferentes fins.
Entretanto, é importante lembrar que apesar de serem de venda livre, é preciso consultar com um médico antes de iniciar o consumo deste tipo de medicamentos.
Somente um profissional de saúde poderá lhe indicar qual o suplemento mais adequado.
Dessa forma, o uso da “Linha Fitness” precisa ser orientado
Segundo o nutricionista Leonardo Furtado. “Os principais tipos de suplemento, além da proteína, são os calóricos (massas), carboidratos (pré-treino), vitaminas e minerais, creatina e termogênicos. Eles são utilizados para complementar a dieta, seja para alcançar um objetivo estético ou regular o bom funcionamento do organismo, mas é preciso um planejamento que mostre essa necessidade. Muitas dietas já são suficientes para obter os resultados que a maioria espera”.
Por fim, o uso de suplemento sem um controle poderá trazer problemas diversos à saúde (e até gerar aumento de gordura corporal). Suplementos nutricionais não são “bombas”, mas podem fazer um “boom” na sua saúde.
Imagem: @picjumbo