Diferença entre crédito e débito. Saiba mais – Sobre Varejo
Hoje o assunto abordado como a “curiosidade do dia” é a diferença entre crédito e débito. Mais especificamente:
Qual a diferença entre o cartão de crédito e o cartão de débito.
Parece bastante simples para quem utiliza as duas funções, entretanto acredite: Nem todo mundo tem acesso ao cartão de crédito, e com isso não sabem muito bem como funciona.
Enquanto isso, outras pessoas não sabem como funciona o cartão de débito.
Afinal, acredite se quiser: Em pleno contexto atual muitas pessoas não utilizam cartões, fazendo do tradicional “Cash”, o método mais utilizado para pagamento. Ou seja, dinheiro em espécie.
Com isso, vamos entender melhor as características de cada um:
Muito se fala sobre os cartões de crédito e débito, o fato é que essas ferramentas trazem inúmeros benefícios para o consumidor. Desde que seja utilizado de uma maneira correta, não é mesmo?
Vamos entender melhor as formas de pagamento:
Pergunta Clássica: Sempre quando vamos realizar um pagamento no estabelecimento, a pessoa (caixa) pergunta: “é no débito ou no crédito?”.
Débito
Basicamente, o pagamento realizado através do débito é descontado (debitado) diretamente da sua conta corrente. Ou seja, é um dinheiro que já está na sua conta e é descontado de maneira automática.
Funciona como se você estivesse entregando o dinheiro em espécie para a pessoa naquele momento. Passando o valor da compra diretamente da sua propriedade para o vendedor.
Ou seja, uma compra à vista.
Crédito
Do mesmo modo, quando você utiliza a função crédito a dinâmica funciona diferente:
Neste cenário você não necessariamente possui aquele dinheiro na sua conta. Com isso, é como se você estivesse “emprestando” do seu banco (ou financiadora) aquele valor, para que futuramente você o devolva.
Ou seja, é uma compra à prazo: Você não paga na hora, você paga posteriormente.
Na verdade, esse valor retorna à você através das faturas que compõem os gastos realizados no “período determinado”.
E atualmente com as possibilidades de parcelas e financiamentos com crédito, esses valores podem ser diluídos em longos períodos, ultrapassando anos.
Geralmente o que gera bastante confusão entre as pessoas, é que muitas vezes um único cartão (físico) tem as duas funções: crédito e débito, e muitos acreditam ser a mesma coisa. Mas não é!
Curiosidade sobre: o cartão de débito:
- O cartão de débito está sempre diretamente vinculado à sua conta corrente.
- Geralmente você necessita da sua senha pessoa para concluir as transações.
- Geralmente pode ser usado nos mesmos lugares onde os cartões de crédito são aceitos.
- A maioria das transações não possuem taxas extras, descontos ou acréscimos pela utilização do cartão.
- Pode ser considerado um compra à vista.
Curiosidade sobre: o cartão de débito:
- O cartão de crédito funciona como uma linha de crédito que pode ser utilizada para fazer compras com um prazo de pagamento futuro (posterior).
- Geralmente você precisa da senha para utilizar o seu cartão de crédito (assim como o débito) entretanto alguns estabelecimentos exigem que você ainda assine e nota da compra.
- Nas compras realizadas na função crédito é atribuído um juros pelo “empréstimo” disponibilizado para a realização da compra. Esse juros pode evoluir caso o pagamento não seja realizado na data do vencimento das faturas (através do boleto bancário).
- Os bancos e financiadoras estabelecem um limite de crédito pessoal mensal. Isso varia, e vai de acordo com o perfil de cada um.
- Uma facilidade que muitos bancos praticam é a possibilidade de ganhar dias extras para o pagamento da fatura do crédito (a maioria deles disponibiliza até 40 dias para o pagamento, lembrando que cada banco possui a sua dinâmica, assim como os melhores dias para as compras).
- Facilidades, promoções e campanhas movimentam a indústria financeira do “crédito”. Cada empresa investe e incentiva a prática cada dia mais.
Considerações Finais:
As duas maneiras de pagamento através do cartão são muito interessantes. Entretanto o cartão de crédito exige mais cuidado quanto ao controle e fluxo de gastos para que não se torne uma grande dívida e dor de cabeça.
Uma vez que o dinheiro não é exatamente seu, ou seja, você está “emprestando” de uma instituição financeira, vale todo um cuidado e planejamento.
Dica extra: Se você tem histórico de problemas financeiros ou com excesso de gastos, prefira somente o débito.
No entanto, se você tiver um controle financeiro, interessante e cuidadoso: Aproveite o crédito e todas as suas facilidades. Certamente ele facilitará e muito, as suas transações e o seu controle financeiro.
Deixe a sua dúvida, comente e compartilhe. Um abraço de toda a equipe!
Imagem: @wayhomestudio