Carne branca ou vermelha. Qual a melhor? Saiba Mais – Sobre Varejo
Muita gente tem dúvidas quanto aos tipos de carne, seja por curiosidade, por uma dieta, etc. Afinal, carne branca ou vermelha?
Além disso algumas questões sobre os tipos de carne são recorrentes:
- Frango é carne vermelha?
- Porco é carne vermelha?
Pensando em emagrecer, muitos adotam as dietas de carne branca. Substituindo a carne vermelha pelas aves e peixes. Agora, será que é correto? Faz mal?
Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas curiosidades, particularidades e benefícios sobre essas duas carnes tão consumidos no nosso país.
Carne branca ou vermelha
Antes de mais nada, vale ressaltar principalmente em dietas, se o consumo ou a substituição desses tipos de carne não acarretará na falta de nutrientes.
O que mais podemos observar na carne vermelha é a forte presença do ferro, que ajuda:
- No transporte do oxigênio dentro da célula,
- Na formação da hemoglobina no sangue.
- No combate à anemia (a deficiência de ferro pode causar a anemia).
Entretanto, vale ressaltar que apesar das vantagens e seus benefícios não devemos apenas consumir a carne vermelha.
Afinal, a carne branca também oferece diversos benefícios:
- Menos gordura.
- Menos colesterol.
- O peixe (por exemplo) oferece muito ômega 3 (super benéfico ao coração).
Dessa forma, o ideal seria caso a pessoa não queira consumir sempre carne vermelha, uma variação entre: frango, peixe, carne vermelha… Com isso todos os nutrientes se fazem presente e há um equilíbrio.
Retirar a carne vermelha ajuda no emagrecimento?
Levando em consideração os nutrientes e calorias, são poucas as diferenças entre elas.
Por isso o ideal é variar para obter uma dieta mais nutritiva e variada.
O mais importante nessa questão não está necessariamente no tipo de carne mas na forma de preparo.
Por exemplo: Ao invés de carnes fritas prefira as grelhadas, assadas ou ensopadas.
Substituir a carne pelo ovo
Outra questão sempre levantando em programas de emagrecimento está na substituição do consumo da carne pelo ovo. Será que isso realmente é significativo?
Em termos de calorias a equivalência é praticamente a mesma, segundo a nutricionista Renata Rodrigues.
” Entretanto seria interessante variar para você ter a presença de outros nutrientes: carne, ovo, frango, peixes. Assim a sua dieta vai ficar sempre mais rica”.
Qual a quantidade ideal?
Para que não haja perda de nutrientes e ao mesmo tempo não haja um consumo excedente de calorias é indicado o consumo de duas porções diárias. Sempre junto de frutas e vegetais que também são fontes de ferro.
Por exemplo: Consumir uma carne branca (que não tem uma grande quantidade de ferro) aliada com vegetal verde escuro, feijão ou lentilha. Conseguimos equilibrar a presença desse tão importante nutriente, o ferro.
Consigo substituir a carne vermelha e manter a minha dieta?
Consegue, desde haja um equilíbrio no consumo e que você acrescente outras fontes dos principais nutrientes da carne vermelha como o ferro e a B12.
Com o ferro, além da carne vermelha as principais fontes são por exemplo: os vegetais verde escuro e leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e soja.
Já no caso da B12 também bastante presente na carne vermelha, podemos substituir por leites, cereais enriquecidos.
Outro ponto interessante é acrescentar em todo o consumo a vitamina C, afinal ela contribui e muito a absorção do ferro no organismo.
Assim, mesmo comendo uma carne branca ( que não possui uma grande quantidade de ferro) e tomando um suco de limão ou laranja por exemplo, já aumenta a absorção de ferro e contribui no equilíbrio.
Extras
Acima de tudo para se ter uma dieta completa, rica em nutrientes e um cardápio variado à sua proposta de vida e ao seu biotipo o mais importante antes de qualquer coisa são exames.
Só assim, com acompanhamento profissional e exames é possível entender se há falta de nutrientes. O que pode ser melhorado, quais alimentos preferir … Enfim, as melhores orientações embasadas no seu perfil.
Obter uma dieta adequada, uma vida cada dia mais saudável.
Ah, e as carnes vermelhas são: vaca, porco, vitela, carneiro, cavalo, coelho, avestruz, cordeiro, entre outros embutidos.
Enquanto as brancas são: Peixes, patos, ganso, peru, e finalmente o frango.
Por fim, esperamos que tenham gostado. Compartilhe e deixe o seu recado.
Um abraço.
Imagem: @alineofcolor