A reinvenção do Varejo em época de Crise
Para todos os segmentos e setores econômicos do Brasil, estamos em um momento crítico. Para lojistas, supermercadistas e varejo, isso não é diferente, mais ainda assim se faz necessária a Reinvenção do Varejo.
Fato é que diferente dos outros setores comerciais que hoje precisam estar com as portas fechadas, o varejo ganha um respiro. Entretanto arca com as consequências e responsabilidades das normas mundiais de higiene e saúde.
Devido a pandemia do novo Covid-19 (Coronavírus), muitas regiões já começaram a implementar suas medidas de segurança e restrições, dessa forma o foco é no combate da propagação do novo vírus e seu contágio.
A Reinvenção do Varejo
Se tem uma coisa que o Brasileiro é bom, é: Utilizar a criatividade e encontrar meios para se encontrar e reinventar o seu negócio, mesmo que em meio à crise.
Portanto, essa é a hora! Aproveitar esse tempo para planejar seus novos passos, fazer deste problema uma oportunidade de expandir a sua empresa e comunicação. Minimizar os impactos negativos, pensar e encontrar novas formas e formatos para que sua empresa saia com o menor prejuízo possível.
Acredite, esse pode ser apenas o início de uma nova era!
Estreite o seu contato!
Se hoje temos a praticidade e facilidade de aplicativos e telefones sempre na palma da mão, porque não utilizar isso ao seu favor?
Disponibilize o seu telefone ou WhatsApp, aloque algum colaborador para fazer o atendimento e a lista de compras, faça as entregas, informe os preços. Pode dar um trabalho no começo, mas é uma ótima maneira de não estacionar as suas vendas.
Pode ser tornar inclusive, mais um ótimo canal de vendas. Outras sugestões de interações e que estão em alta, e no gosto popular são: Facebook e Instagram. Por que não?
Neste tempo, caso ainda não tenha um e-commerce estruturado para vendas, invista assim que possível, utilize a tecnologia ao ser favor. Se a ordem é o isolamento social, e a busca pela Reinvenção do Varejo, que a tecnologia nos socorra!
Aplicativos de Entrega na Reinvenção do Varejo
Hoje em dia, é comum encontrar pessoas que já tiveram excelentes experiências com pedidos em restaurantes e comidas através de aplicativos de entrega.
Eles vieram para contribuir e facilitar toda essa logística, por ele você tem acesso aos:
- Preços
- Cardápio ou menu
- Acompanha a preparação do seu pedido
- Assim como a entrega.
Com a crise, muitos dos aplicativos já se adaptaram para cadastros de supermercados, o iFood, por exemplo é um que já aceita.
Invista nesse processo, é mais simples do que a construção de um site de vendas (e-commerce) ou a criação de um aplicativo próprio. É sem dúvida mais barato do que qualquer das outras alternativas, e você pode começar já!
Fique em Casa!
E mais do que isso, divulgue as politicas construídas para facilitar essa prática.
Prepare e planeje os seus próximos passos conforme as dicas acima citadas, defina por qual caminho a sua empresa irá seguir.
Defina também os canais de contato e políticas de entrega. Com todos os processos alinhados com a sua equipe, Divulgue!
Dessa forma, mostre todo o cuidado depositado nessa nova fase, as soluções conscientes preparados pela sua empresa. Incentive as pessoas a ficarem em casa e coloque-se a disposição para atender aos seus clientes.
Preocupação com o cliente e responsabilidade social, falam muito alto em qualquer campanha de incentivo!
Priorize o essencial.
Atualmente, entendemos que estamos em um período do ano repleto de oportunidades (Outono, Páscoa, Chocolates, Bacalhau) mas isso nos anos comuns.
Excepcionalmente hoje em 2020, estamos em meio a uma pandemia, e um momento de oferecer o essencial.
Assim, priorize produtos de itens de primeira escala e essenciais. Foque os seus esforços para que nada falte aos seus clientes.
Sem dúvidas, neste momento os itens com maior procura serão categoria de alimentos, higiene e limpeza.
Se organize e, se necessário, defina quantidades limitadas, gerencie os seu estoque por você e por todos!
Atente-se ao seu fluxo de caixa.
Neste período de urgência e quarentena, foi liberado pelo Governo Federal e Estadual novas linhas de financiamentos para empresas com dificuldades financeiras devido à pandemia.
Sendo assim, atente-se ao seu fluxo de caixa, negocie melhores prazos com os seus fornecedores, busque por parcerias, ganhe fôlego, reinvente-se.
Nesse momento, todos (empresários, comerciantes, fornecedores) estão focados em minimizar os prejuízos e encontrar formas de negócios para esse aperto financeiro.
Entenda a sua situação e com calma pense nas melhores alternativas.
Contenha seus gastos.
Atualmente, em um contexto completo de incertezas é hora de reavaliar as despesas. Rever ações do dia a dia que podem contribuir para um consumo responsável e evitar o desperdício.
Por exemplo: Material de escritório (papel de impressão), copos plásticos, cafezinho, incentivar a utilização da internet para mensagens e conversas ao invés da telefonia, rever todos os planos e contratos ativos.
Diminuir também ou adequar a escala de horários dos seus colaboradores.
Esteja sempre de olho em seus contratos de prestação de serviços, assim: imobiliários e de financiamento. Tenha conhecimento em que posição a sua empresa opera, para planejar os próximos passos com bastante prudência!
Muita Higiene.
Como citado anteriormente, dentre todos os segmentos e estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar estão os: supermercados, varejos, farmácias e padarias desde que estejam sendo higienizadas conforme as recomendações e normas mundiais de higiene e saúde.
Sendo assim, diminua a carga horária e reforce a higienização. Deixe sempre disponível álcool em gel em diversos locais, principalmente no checkout.
Sempre que haja um grande número de pessoas, organize filas com pelo menos 1 metro de distância entre elas. Facilidade o caminho criando ambientes amplos, alocando produtos de primeira necessidade com fácil localização.
Informação sobre a Reinvenção do Varejo.
Neste momento qualquer forma de contribuição ajuda e muito, promova ações de conscientização e atendimento. Informe-se sobre as formas de contágio à Covid-19. Utilize estratégias online ou off-line, para divulgar as informações.
Utilize o seu espaço e influência para ajudar e conscientizar a sociedade. Ofereça formas e soluções para facilitar os seus clientes:
Por exmeplo: Entregas à domicilio, formatos drive-thru com atendimento e entrega dos pedidos no próprio carro, entregas de pedidos feitos online.
Por fim, seja criativo, e mais uma vez. Utilize essa dificuldade como uma oportunidade de conhecer melhor o seu cliente, estreitar os laços e começar o seu novo modelo de negócio.
Imagem: @ljeab