Composto Mercadológico Varejista (6Ps)
Atualmente, além das ferramentas tradicionais, existe o Composto Mercadológico 6 Ps. Este caracterizado por mais duas importantes variáveis para o marketing de varejo.
Segundo Parente (2000, p.124), “as variáveis e seus respectivos atributos, os quais compõem o mix varejista, ou composto mercadológico varejista, estão apresentados a seguir:”
Tabela – Composto Mercadológico Varejista
Composto Mercadológico 6 Ps
Antes de mais nada, devemos observar a importância dos estudos e análises do segmento em questão. Anteriormente em outro contexto, os comerciantes agiam sem muito planejamento ou estudo, apenas o tato e o feeling do negócio junto aos seus clientes, norteava os próximos passos.
Entretanto, após e Revolução Industrial e a globalização consequentemente com crescimento das empresas, esse contato direto com o consumidor ficou em segundo plano.
Dessa forma, entender sua forma de pensar (Target), seu comportamento ou necessidades, tornou mais difícil de prevista.
Várias ferramentas foram lançadas e aprimoradas para reestabelecer esse elo perdido, medidas que poderiam nortear novamente as melhores práticas para compreensão e administração dos negócios e da relação com os consumidores.
No mercado varejista tradicional, há um 4Ps. Um estudo relevante e primordial, para estruturar e compreender o segmento e suas variáveis.
Especificamente no varejo, duas novas análises entram no estudo, são elas: Mix de produtos e apresentação.
Mix de produtos: Variedade – Amplitude e Profundidade | Qualidade de produtos | Exclusividade de estilo e design.
Apresentação: Layout, departamentalização e planograma | Decoração e atmosfera | Comunicação visual e sinalização| Conforto.
Preço: Preço dos produtos | Benefícios/custos do produto | Prazo e formas de pagamento.
Promoção: Propaganda | Promoções no ponto de venda | Programas de fidelização.
Pessoal: Rapidez no atendimento | Interesse e cortesia no atendimento | Qualificação técnica no atendimento | Serviços oferecidos.
Ponto e Localização: Proximidade | Facilidade de acesso | Complementaridade com outras lojas
Fonte: Parente (2000, p.124), “O mercado varejista vive em constantes mutações e através dessas outras duas variáveis, investe no verdadeiro e maior patrimônio de toda a organização, ou seja, nos próprios consumidores de seus produtos.”
Imagem: @ipopba