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Composto Mercadológico Varejista (6Ps) 

Atualmente, além das ferramentas tradicionais, existe o Composto Mercadológico 6 Ps. Este caracterizado por mais duas importantes variáveis para o marketing de varejo.


Segundo Parente (2000, p.124), “as variáveis e seus respectivos atributos, os quais compõem o mix varejista, ou composto mercadológico varejista, estão apresentados a seguir:”

Tabela – Composto Mercadológico Varejista

6 PS do Marketing e Varejo

Composto Mercadológico 6 Ps

Antes de mais nada, devemos observar a importância dos estudos e análises do segmento em questão. Anteriormente em outro contexto, os comerciantes agiam sem muito planejamento ou estudo, apenas o tato e o feeling do negócio junto aos seus clientes, norteava os próximos passos.

Entretanto, após e Revolução Industrial e a globalização consequentemente com crescimento das empresas, esse contato direto com o consumidor ficou em segundo plano.

Dessa forma, entender sua forma de pensar (Target), seu comportamento ou necessidades, tornou mais difícil de prevista.

Várias ferramentas foram lançadas e aprimoradas para reestabelecer esse elo perdido, medidas que poderiam nortear novamente as melhores práticas para compreensão e administração dos negócios e da relação com os consumidores.


No mercado varejista tradicional, há um 4Ps. Um estudo relevante e primordial, para estruturar e compreender o segmento e suas variáveis.

Especificamente no varejo, duas novas análises entram no estudo, são elas: Mix de produtos e apresentação.

 

Mix de produtos: Variedade – Amplitude e Profundidade | Qualidade de produtos | Exclusividade de estilo e design.

Apresentação: Layout, departamentalização e planograma | Decoração e atmosfera | Comunicação visual e sinalização| Conforto.

Preço: Preço dos produtos | Benefícios/custos do produto | Prazo e formas de pagamento.

Promoção: Propaganda | Promoções no ponto de venda | Programas de fidelização.

Pessoal: Rapidez no atendimento | Interesse e cortesia no atendimento | Qualificação técnica no atendimento | Serviços oferecidos.

Ponto e Localização: Proximidade | Facilidade de acesso | Complementaridade com outras lojas

 

Fonte: Parente (2000, p.124), “O mercado varejista vive em constantes mutações e através dessas outras duas variáveis, investe no verdadeiro e maior patrimônio de toda a organização, ou seja, nos próprios consumidores de seus produtos.”

 

Imagem: @ipopba


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