Varejo digital – 6 serviços para você digitalizar a sua empresa.
Varejo digital: 6 serviços para você digitalizar a sua empresa
Instabanco irá participar da APAS Oeste 2022 e desmistificar alguns recursos para digitalizar empresas do varejo
No dia 9 de novembro, das 17h às 23h, acontece na Estação 840, em Osasco, região da Grande São Paulo, a APAS Oeste 2022, evento organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e que tem o objetivo de atualizar as empresas do varejos sobre as novidades do setor. Nessa edição, o Instabanco, integradora de soluções financeiras e BPO bancário, irá participar. O objetivo da empresa é mostrar para empresários do setor, soluções para fomentar os seus negócios e os deixá-los mais preparado para o mundo pós-pandêmico.
“Há muito tempo que a digitaização não é mais uma opção, é uma necessidade. A partir do momento que uma empresa otimiza os seus canais digitais, ela aumenta a sua credibilidade, o seu público, o engajamento do seu cliente e o seu faturamento. O varejo deve e está se tornando cada vez mais digital”, comenta Rafael Pires, cofundador do Instabanco e especialista em tecnologias bancárias.
Confira seis serviços que contribuem com a digitalização para o varejo digital.
Banco digital
Muito utilizado por grandes marcas, a criação de um banco digital é uma excelente maneira para aumentar o engajamento do seu consumidor. Ao criar um conta digital, o cliente está ligado à empresa. Na grande maioria das vezes, por meio da conta, o cliente ganha maiores descontos nos produtos e outros benefícios. Oferecer serviços bancários para os clientes é uma maneira de vinculá-los à empresa.
Pacote PIX
O pix se tornou muito popular. Empresas do varejo praticamente são obrigadas a ter um sistema de pagamento via pix. No mundo pós-pandêmico, é comum algumas pessoas andarem sem dinheiro físico e até mesmo sem cartão, mas sem celular é muito raro. Desde a sua criação, foram mais de 114 bilhões de transações via pix no Brasil, o que movimentou um total de R$ 7,5 trilhões – dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com o Instabanco, o ideal é que as empresas do varejo tenham um pacote pix, contendo também o pix parcelado, o pix saque e o pix troco. Com essa ação, é possível diminuir eventuais descontos que viriam de outra maneira, como o comissionamento para operadoras, no caso de pagamentos por cartão.
Cashback
O cashback é um conjunto de benefícios, seja crédito ou outros, nos quais o cliente, ao realizar um determinado valor de compra recebe de volta valores ou serviços, que vão desde recargas no celular, até seguros e atendimentos de telemedicina. Essa estratégia é interessante tanto para aumentar a fidelização do cliente como para incentivá-lo a criar uma conta digital, para melhor acompanhar a sua pontuação. Além disso, o cashback possibilita que empresas consolidem parcerias e ofereçam serviços totalmente diferentes do seu segmento, contribuindo com uma experiência de compra muito mais completa para o seu consumidor.
Crédito
Seguindo a linha de oferecer serviços bancários para empresas do varejo, o crédito é outro produto que cativa o consumidor. Na prática, a empresa do varejo oferece crédito, como se fosse uma empresa do setor bancário. Esse tipo de ação, acaba implementando outra opção de renda para o varejista e também contribui com o engajamento dos seus clientes. O varejista começa a ganhar por cada operação que ele faz. O serviço em si pode exponencializar a empresa, reduzir custos e aumentar a receita.
Canais de vendas no WhatsApp
Mais do que uma rede social ou aplicativo, o WhatsApp se tornou uma ferramenta na vida das pessoas. Ali, elas conversam, negociam e realizam transações financeiras. Com a implementação do open banking, essa canal de pagamento tende a aumentar. Otimizar os canais de vendas via WhatsApp, são ações que podem render um aumento no faturamento. Automatizar o atendimento via WhatsApp – com chatbots, por exemplo – pode oferecer ao cliente uma experiência de compra harmônica e rápida.
Marketplace
A criação de um marketplace é essencial para uma empresa do varejo que deseja realmente se digitalizar. Com um consumidor cada vez mais híbrido, estar presente no digital é uma maneira de não depender unicamente que ele esteja fisicamente em sua loja ou tenha o número do WhatsApp. Além disso, é possível também reduzir o investimento em estoque e vender produtos para pessoas de outros locais. Caso o empresário queira focar no cliente regional, é também interessante realizar parcerias com empresas de delivery e oferecer aos clientes uma experiência ainda mais confortável.
Endereço do APAS Oeste 2022: Av. Mal. Rondon, 840 – Centro, Osasco – SP
Stand do Instabanco: Stand 8
Artigo produzido pelo Instabanco.
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