Folheto de Ofertas – Tema Páscoa
Primeiramente, mês de Março chegando e com ele algumas surpresas no calendário comercial, por exemplo: mudança de estação (Verão – Outono), Dia da mulher, e na maioria das vezes o mote e o Tabloide de Páscoa bate por aqui!
Comemorado sempre 40 dias após o carnaval, essa data varia de ano após ano, contudo o que não varia é a exposição nas gôndolas dos supermercados. Aquele céu de ovos de Páscoa que cada vez mais cedo aparece para enfeitar o corretor de doces, chocolates, matinais e guloseimas. Com isso, uma variação de tamanho, cores e opções que mexem com a parte lúdica das crianças, fantasia e que na maioria das vezes, é um terror para os pais. (risos).
Material Publicitário
O artigo de hoje será a análise do Folheto de ofertas (tabloide/encarte). Dessa forma analisaremos a sua criação, diagramação e oportunidades únicas para se destacar frente aos seus concorrentes.
Conforme nossa introdução, o briefing veio com o tema: Páscoa. Uma ação promocional com apelo (mensagem) institucional que visa promover as ofertas regulares do supermercado, mas também os produtos específicos (mix Páscoa) para adultos e crianças.
Especificamente este ano (2020), a Páscoa no Brasil será em Abril, mas toda a preparação do material se inicia ainda em Março.
Entre os cristãos, a data comemora a ressurreição de Jesus Cristo e encerra a semana anterior, chamada de Semana Santa. No Brasil entretanto, as comemorações culturais são diferentes na maioria das regiões, nesta especificamente estaremos tratando os comportamentos, e estudos baseados na região Sudeste (interior de São Paulo).
O briefing: Tabloide de Páscoa
A princípio, entendendo um pouco sobre a nossa cultura e alguns comportamentos, vamos analisar agora o nosso público alvo: como ele interage, o que mais consome, como se comporta e como podemos oferecer algo relevante.
Dessa forma, com as informações em mãos e com base no briefing recebido, começamos a analisar a arquitetura das informações, cores, fontes, diagramação dos itens, e espaços de destaque (alguns itens que entrariam especificamente para esta promoção).
Redação Publicitária
Posteriormente, recebemos da redação, um brainstorm de frases para campanhas com o Tema Páscoa.
- Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Doces, chocolates, ofertas sem fim.
- Páscoa de ofertas… As melhores opções para rechear a sua Páscoa!
- Páscoa, recheadas de preços baixos, é aqui!
- Promoções para fazer da sua Páscoa, a mais recheada.
- Aproveite nossas ofertas, economia com o sabor da Páscoa!
- Especial Páscoa… A época mais saborosa do ano recheada da grandes ofertas!
- Delícia de Ofertas… Vem que tem especial Páscoa!
- As ofertas de Páscoa vieram para você ficar babando… Corra e Aproveite.
Mãos à Obra. O Tabloide de Páscoa!
Logo depois, com todas as informações integradas, o trabalho consiste na criação do conceito e diagramação do encarte de ofertas.
Como resultado na criação, foram sugeridas duas direções para o layout, uma mais lúdica com coelhos, crianças, ovos de páscoa e muita fantasia, quanto outra mais apelativa e sensitiva com chocolate, delícias e sabores que integram sensações em qualquer idade.
As cores predominantes trazem sensações, e entre as versões escolhidas as paletas variam entre laranja e azul, e o beje com o rosa. Ambos com suas respectivas cores complementares …
Ainda entre os elementos: chocolate, coelhos, orelhas de coelho, presentes, grama/campo, pegadas de coelho, flores, tudo o que possa remeter ou complementar a ideia inicial.
O resultado final:
A diagramação das ofertas foi composta por cerca de 130 produtos em um material de 04 páginas (separado por categorias), o plus desse material foi um box de ofertas especiais de Páscoa: Entre chocolates, ovos de Páscoa, Colomba Pascal, Bacalhau, entre outras sugestões.
O resultado final foi um material gráfico coerente, conectando empresa-ação-cliente. Por fim, a satisfação de um trabalho bem realizado.