Nescau ou Toddy. Qual o melhor Achocolatado? – Sobre Varejo
Assim como a briga de gigantes entre Biscoito e Bolacha. A batalha entre Nescau e Toddy está longe do fim.
Os achocolatados mais queridos do Brasil juntos correspondem a mais da metade de participação de mercado (market-share) no segmento de achocolatados em pó. Da mesma forma, esse embate é marcado por duas grandes Multinacionais: Nestlé e Pepsico.
Parte dessa discussão se deve pelo hábito cultural dos Brasileiros em consumir o achocolatado diariamente, em algumas ocasiões é consumido inclusive mais de uma vez.
Essa categoria tem uma alta penetração nos lares, é consumido pela maior parte da população e as opções e variações do produto abrangem várias marcas e classes sociais.
Culturalmente, muitas famílias aderem cedo ao produto. A princípio isso acontece, assim que os filhos dispensam a mamadeira. O intuito no entanto é: Incentivar o consumo do leite.
Enfim, seja pela consistência encorpada e cremosa do Nescau, ou pelas famosas “bolinhas de chocolate” do Toddy. Entre as famílias sempre há uma preferência. E você? Tem a sua?
O achocolatado Nescau
O “Nescau” é a marca Brasileira dos Achocolatados em pó da multinacionais Nestlé.
Mundialmente eles comercializam o achocolatado porém o nome utilizado é “Nesquik” (o que aqui reconhecemos como o achocolatado de morango).
O nome utilizado no Brasil representa a junção das palavras Nestlé e Cacau, por isso “Nescau”.
Foi lançada originalmente no Brasil em 1932 e até hoje é sucesso no segmento representando a maior e principal receita do setor.
O achocolatado da Nestlé caracteriza-se pelo sabor mais concentrado, e pela facilidade em ser dissolvido no leite.
A representação da sua força e marca é tão significativa no Brasil que a marca já ganhou diversas variedades, como por exemplo: Biscoito recheado, chocolate, cereal, barra de cereal, ovos de Páscoa e bebidas prontas. Além é claro das variações nas embalagens tradicionais, com as linhas: light, sem acúcar, power, entre outros…
O achocolatado Toddy
Se achávamos que depois da descrição acima ficaria fácil definir as preferências, surpreenda-se com o histórico não menos relevante do Toddy, da multinacional Pepsico.
O achocolatado foi fundado em 1930, e dessa forma chegou no Brasil em 1933. Sim, se imaginávamos que o tempo do Nescau era muito superior, o Toddy chegou no mercado Brasileiro apenas um ano após a entrada da sua maior concorrente.
Caracterizado pela suas tradicionais vacas, como mascote. Elas remetem à força da fazenda além da evidenciar o principal protagonista desse embate: O leite.
Mais acirrado ainda é o mix de produtos derivados também do achocolatado em pó: Toddy Protein, Bolinhos, cookies, e um dos principais carros chefe: O famoso Toddynho, a principal marca e referência de bebida pronta de chocolate no Brasil.
Atualmente o produto é comercializado em mais de 5 países diferentes, e uma das suas principais características é o sabor mais doce, e suas bolinhas de chocolate, formada na resistência à se misturar com o leite.
Nescau ou Toddy
Atualmente o segmento de achocolatado em pó alcança cerca de 88,7% dos consumidores no país. E se tem uma coisa que não por aqui, são as pesquisas e inovações para aprimoramento das duas marcas, para um mix cada dia mais variado e atento às novas tendências e necessidades.
Questões nutritivas, proteicas e esportivas são hoje em dia os melhores e maiores approachs entre ambos. Fato se deve principalmente ao resultados de pesquisas com o Target (público alvo): pais, crianças e jovens preocupados com a saúde e nutrição.
E se no gosto popular já existe essa “briga de gigantes” acompanhe abaixo uma relação com as últimas inovações e ações publicitárias praticadas pelas multinacionais, na busca de uma maior participação do mercado e lembrança da marca (market share e share of mind).
Nescau:
- Lançamento do Nescau Max Cereal. Achocolatado elaborado sem adição de açúcar ou adoçante, sabor oriundo de extrato de cereal, fonte de fibras minerais e vitaminas.
- Liga Nescau, uma ação que visa unir esporte e entretenimento para atletas e paratletas (10-16 anos) de ambos os gêneros.
- Achocolatado em pó Nescau tradicional, com 15% menos açúcar que a concorrência.
- Comunicação “Energy Spoon”, embalagem que contribui para que as famílias compreendam a relação de porção ideal para consumo das crianças.
- Nescau 3.0. Redução de 40% de açúcares em comparação com a concorrência.
Toddy:
- Comigo ninguém Toddy. Ação que visa encorajar os consumidores a se orgulharem de suas características pessoais.
- Toddy Protein, fortalecido com proteína, em ambas versões: Pronta para beber e em pó, em versões tradicionais e light.
- Toddy Cookie Malhado, com variação de sabores. Cookie chocolate e doce de leite.
- Pepsico lança o primeiro achocolatado com aveia (Quaker). Opção mais nutritiva e diretamente ligada a um público saudável e em constante expansão.
Em conclusão:
Diferenças e características à parte, particularmente nós do blog já tivemos experiências com as duas opções, assim como boa parte dos Brasileiros. Por fim, amamos as duas opções, e você?
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