Associação de Supermercados – Como funciona? Sobre Varejo
Antes de mais nada, não é difícil encontrar na sua região uma associação de supermercados.
Essas parcerias estão cada dia mais comuns. Entre diversos benefícios: Contribui para o desenvolvimento de pequenas lojas e comércios.
Atualmente, no segmento varejista com o foco em supermercados, é comum a concorrência por preços e ofertas.
Dessa forma, este quesito torna-se um dos fatores primordiais na decisão de compra por parte dos consumidores (ou parte deles).
Com isso, como uma pequena empresa poderia praticar, por exemplo:
- Um preço competitivo com as grandes redes?
- Experiência de compra similar à deles?
- Publicidade e propaganda com grande alcance e investimento?
- Tecnologia, grandes parcerias e desenvolvimento comercial em conjunto?
Em tese, respondendo as perguntas acima surgiram as associações supermercadistas.
Como as associações supermercadistas funcionam?
Atualmente, parte do eminente crescimento dessas organizações e associações no segmento varejista, deve-se à sua organização.
Com isso, diversos critérios são estabelecidos e padronizados. Sempre que praticados, garantem o crescimento e a prosperidade de todos os associados parceiros.
O foco principal resume-se à negociações e parcerias. Propício para grandes oportunidades comerciais e desenvolvimento das empresas.
Do mesmo modo, o poder de negociação com os fornecedores aumenta gradativamente, conforme o número de associados parceiros.
Dessa forma, a finalidade na criação e desenvolvimento das associações é: consolidar o fluxo de compras e vendas, aumentar os volumes negociados, e gerir as empresas de forma padrão, buscando e garantindo o crescimento em conjunto.
Essas ações contribuem e fortalecem a cadeia entre lojas e fornecedores com: melhores, preços, práticas, logísticas, e oportunidades de negócios.
Posteriormente, essa transformação é repassada aos clientes. Através da área de vendas é garantida: Mais qualidade, variedade e sem dúvida: os melhores preços.
Outros pontos podem ser ressaltados na Associação de supermercados
- Primeiramente, é possível aplicar e implementar tecnologias de ponta e novas experiências nas lojas associadas. Dessa forma, o valor é sempre discutido, negociado e diluído entre os associados.
- Do mesmo modo, grandes ações publicitárias podem ser realizadas. Consequentemente, maior visibilidade, aumento do ticket e fluxo de compras nas lojas.
- Com isso, um alcance maior na comunicação e investimento em propaganda. Melhores materiais gráfico (como o tabloide de ofertas), mídias, além do refinamento publicitário e padronização de comunicação.
- Melhores condições e parcelas de preços, além de margens de negociações em parceria com fornecedores.
- Da mesma forma, garante um aumento no “Market Share” ou seja, uma melhor participação de mercado (segmento varejista), além do Share of Mind (lembrança e associação da marca pelos consumidores).
- Poder de negociação (em grupo) e grandes possibilidades de negócios com bancos, empreiteiras e operadores de crédito.
- Em conclusão: Um crescimento em conjunto, constante e sempre focado nas parcerias, fornecedores parceiros, desenvolvimento das lojas e melhor experiência de compras para o cliente final.
Por outro lado, ainda há as grandes associações de Supermercados:
Associação Brasileira de Supermercados
A (ABRAS) representa a associação Brasileira de supermercados, Atualmente, ela atua representando, desenvolvendo e integrando o segmento no país.
Com isso, esse órgão atua em conjunto e em participação com as outras 27 associações estaduais de supermercados. Dessa forma, todos buscam pela integração e evolução das lojas, além de parceria entre fornecedores, e grandes esforços no atendimento e à experiência de compra.
A princípio, juntos eles formam uma ampla rede de relacionamento supermercadista com a sociedade, governo, além de diversas instituições empresarias: nacionais e internacionais.
Conheça as redes estaduais de supermercados:
Região Norte
- Acre – Assoc. Acreana de Supermercados – ASAS
- Amapá – Assoc. Amapaense de Supermercados – AMAPS
- Amazonas – Assoc. Amazonense de Supermercados – AMASE
- Pará – Assoc. Paraense de Supermercados – ASPAS
- Rondônia – Assoc. de Supermercados de Rondônia – ASMERON
- Tocantins – Assoc. Tocantinense de Supermercados – ATOS
Região Nordeste
- Alagoas – Assoc. de Supermercados de Alagoas – ASA
- Bahia – Assoc. Baiana de Supermercados – EBASE
- Ceará – Assoc. Cearense de Supermercados – ACESU
- Maranhão – Assoc. Maranhense de Supermercados – AMASP
- Paraíba – Assoc. de Supermercados da Paraíba – ASPB
- Pernambuco – Assoc. Pernambucana de Supermercados – APES
- Piauí – Assoc. Piauiense de Supermercados – APISU
- Rio Grande do Norte – Assoc. de Supermercados do Rio Grande do Norte – ASSURN
- Sergipe – Assoc. Sergipana de Supermercados – ASES
Região Centro Oeste
- Distrito Federal – Associação de Supermercados de Brasília – ASBRA
- Goiás – Associação Goiana de Supermercados – AGOS
- Mato Grosso – Associação de Supermercados do Mato Grosso – ASMAT
- Mato Grosso do Sul – Associação Sul Mato-Grossense de Supermercados – AMAS
Região Sudeste
- Espírito Santo – Associação Capixaba de Supermercados – ACAPS
- Rio de Janeiro – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ
- Minas Gerais – Associação Mineira de Supermercados – AMIS
- São Paulo – Associação Paulista de Supermercados – APAS
Região Sul
- Paraná – Associação Paranaense de Supermercados – APRAS
- Rio Grande do Sul – Associação Gaúcha de Supermercados – AGAS
- Santa Catarina – Associação Catarinense de Supermercados – ACATS
Por fim, não é que a união faz mesmo a força? Esperamos que tenham gostado do artigo, comentem e compartilhem suas experiências com a gente também.
Um abraço.
Imagem: @minervastudio